Vamos começar a escalar? 5 Benefícios da Escalada

Discussão em 'Iniciantes' iniciado por William Moya, 7/6/17.

  1. William Moya

    William Moya Active Member

    Segue 5 benefícios que fazem com que a escalada seja tão completa.

    1. Força
    O aumento da força é um dos primeiros benefícios fisiológicos que ganhamos quando iniciamos na escalada. Isso acontece porque nosso corpo passa a recrutar fibras que estavam inativas fazendo com que a força aumente rapidamente. De maneira geral, a escalada trabalha o corpo todo, porém com ênfase nos músculos do antebraço, costas e pernas.

    2. Resistência
    Essa é uma valência muito trabalhada na escalada, seja ela indoor ou outdoor. O ganho da resistência acontece porque temos vias (caminhos) de várias intensidades e tamanhos, exigindo um bom condicionamento muscular. Porém, não podemos confundir o ganho de resistência de um escalador com o de um corredor. Na corrida, devido a demanda, as adaptações acontecem predominantemente no coração e pulmão. Já na escalada, a resistência é muscular, acontecendo diretamente no músculo atuante.

    3. Flexibilidade
    Devido à natureza do esporte, buscar um bom posicionamento corporal para executarmos corretamente alguns movimentos é uma realidade durante a escalada. Partindo do princípio que a flexibilidade é a capacidade do músculo em alongar-se, resultando num grande alcance de movimento, essa variável é de extrema importância na escalada. Durante a prática, um leve aumento da flexibilidade ocorrerá devido à exigência de alguns movimentos, porém de forma modesta. Por isso, é fundamental acrescentarmos um programa de treinamento de flexibilidade em sua rotina.

    4. Convívio social
    Além de trabalhar corpo e mente, a escalada proporciona experiências incríveis em grupo. Ao iniciarmos no esporte, faremos parte de uma comunidade sempre disposta a ajudar. Dificilmente você encontrará algum escalador mais experiente indisposto a trocar experiências. Além disso, viagens a lugares incríveis são rotina para toda a comunidade.

    5. Força mental
    Como citamos no artigo “não é só força, a cabeça também limita”, Fitz (1897) afirma que a prática esportiva é um meio de se preparar para a vida, por promover a capacidade de julgamento, habilidade de perceber as condições corretamente e a habilidade de reagir rapidamente a um ambiente mutável. Neste sentido, os desafios da escalada proporcionam ao praticante uma experiência única de desafio e enfrentamento de seus medos, levando-o a um nível superior de autoconhecimento e confiança.

    E AGORA QUE VOCÊ CONHECE OS 5 BENEFÍCIOS DA ESCALADA, O QUE FALTA PARA COMEÇAR A ESCALAR?

    12.png
    Publicado por True Climbing Brasil
     

Compartilhe esta Página