Técnica de respiração para escalada

Discussão em 'Treino / Exercícios / Técnica' iniciado por Rocha, 25/10/16.

  1. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Publicado original em climbing.com por Dave Sheldon

    Utilize a respiração relaxante para aprimorar a performance na escalada.

    É estranhamente fácil esquecer-se de algo que você faz 20.000 vezes ao dia, mas tirar um minuto para focar em maximizar a absorção de oxigênio enquanto escala-se pode permitir um aumento considerável na performance. O Técnico e escalador mundialmente renomado Justen Sjong, desenvolveu um estilo de respiração que dá suporte a um corpo e mente relaxados, mesmo quando você esta escalando no seu limite fisico. Manter a respiração suave e natural (não controlada nem forçada) afeta positivamente a sua movimentação e nível de estresse, ajudando-o a escalar mais eficientemente e fluido além de deixa-lo com mais energia e força para passar os Crux. “Se seu corpo esta recebendo muito oxigênio, você vai manter uma clareza mental para ler a rocha e movimentar-se na forma mais efetiva possível, além de maximizar os descansos” Comenta Sjong. Pratique o método a seguir tanto quanto você puder de forma que venha a tornar-se natural na rocha, e você perceberá que sua performance em qualquer escalada melhorará;

    Comece Aqui

    Ache um lugar calmo na montanha. Fique em pé com as mãos ao lado do corpo, solte os músculos do seu rosto, franza ligeiramente os seus lábios, e lentamente inale pela boca. Mantenha a inspiração por uma fração de segundo, e depois expire pela boca, mantendo um rosto suave e os lábios franzidos. Ao expirar, ouça e sinta o ar deixando seus pulmões, deixe-o descomprimir-se todo o corpo (soltar ombros, rosto e suavizar ainda mais a CORE, aquietar a mente…) Repita esse ciclo de inspirar e expirar três ou quatro vezes. Cada respiração subsequente deve ter uma camada mais profunda de estresse para fora do corpo até chegar a um descanso total – tanto mental quanto fisico. A meta é achar sua “respiração relaxante”, ou um momento em que você se sentir completamente à vontade e confortável e sua mente esteja tranquila.

    Um profissional qualificado pode pegar um agarrão e entrar em estado de descanso profundo na sua primeira respirada; Ele também pode dominar a coordenação e a distribuição de peso para o ponto em que uma respiração relaxante pode ser encaixada no meio de uma sequência desafiadora de agarras enquanto se segura em pequenas agarras. Quando confrontados com movimentações difíceis, que tendem a ficar com o corpo tenso, respiramos rapidamente e agarramos com mais força do que o necessário e isso não apenas nos faz expelir oxigênio desnecessariamente como também faz seu cérebro parar de pensar com clareza. Se você alcançar essa respiração relaxante, você manterá a mente limpa o suficiente para fazer movimentos produtivos.

    Depois que ficar confortável achar sua própria respiração relaxante, escolha uma via ou um boulder que já tenha mandado e que considera fácil. Isso é importante pois você não quer se distrair caindo, descobrindo por onde vai a via, etc. Enquanto estiver completando as primeiras etapas, seu único foco devera ser trabalhar a respiração. É Crucial para evoluir.

    Passo 1

    Respire antes e depois de qualquer escalada de forma que se torne um hábito.

    Antes de se equipar e se amarrar a corda, fique em pé na base da via e encontre sua respiração. Escale até o topo. Enquanto estiver sendo baixado, volte sua atenção à respiração. Se estiver fazendo boulder, espere até estar de volta ao chão ou no topo. Esse passo deverá ser adicionado a todos os passos seguintes.

    Passo 2

    Respire enquanto estiver se movimentando na rocha

    Comece no passo 1, mas a sequência de movimentos, pare e preste atenção na sua respiração. Posicionamento do corpo é importante assim como descansar o braços ou os braços precisam estar esticados e relaxados. Suas pernas devem estar em qualquer lugar que permita usar o mínimo possível de energia nos braços, independente de estarem logo abaixo de você ou ao lado. Mantenha sua core suave. Olhe para baixo e para o lado com um olhar suave. Encontre algo neutro para olhar. Não fique olhando pra cima e para baixo da via.

    Passo 3

    Aumente a dificuldade da escalada; reencontre sua respiração durante a escalada

    Hora de aumentar o nível de estresse. Vá do Top Rope para a guiada, ou de uma via fácil para uma díficil – alguma via que esteja no limiar da sua zona de comforto. Qualquer via que você não vá cair a menos que você seja descuidado. Repita o passo 2.

    Passo 4

    Se esforce-se mais e encontre sua respiração em cada ponto de descanso

    Escolha alguma via próxima ao seu limite máximo e encontre sua respiração em qualquer lugar que você possa parar um pouco. Sinta como isso afeta seu descanso e a tomada de decisão enquanto guia. Quando você conseguir respirar corretamente, a recuperação durante a escalada será mais rápida, agarras serão mais fáceis de encontrar e ler a sequencia de agarras se torna mais natural. Uma vez que você conseguir fazer isso consistentemente, se jogue em mais projetos.

    Passo 5

    Diminua o ritmo se recomponha e dê uma boa respirada quando estiver perdendo o controle

    O excelência pode ser encontrada aqui: Encontrar sua respiração em meio a sequências dificeis. A meta é parar – independentemente do quão pequenas possam ser as agarras, de uma respirada relaxante e siga em frente. Essas mini-paradas liberta a mente do esforço e clareza para a mente manter o foco intenso na próxima série de movimentos.

    Passo 6

    Use essa respiração relaxante em sua vida diária

    A Maioria das pessoas respondem ao estresse na vida delas da mesma forma como respondem ao estresse na escalada: Respiração superficial, suores, confusão mental e uma onda de calor passando por cima de você. Este exercicio de respiração pode reduzir o estresse e focar a sua mente na vida diárias, também.
     

Compartilhe esta Página