Segurança no Loop ou nas alças da cadeirinha?

Discussão em 'Discussões Gerais' iniciado por Rocha, 5/6/17.

  1. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Eu trabalho em uma academia de escalada em Melbourne Florida USA, onde eu vejo as pessoas fazendo segurança com seu mosquetão em torno das alças da cadeirinha em vez de usar o loop "anel em tecido" da cadeirinha.

    Uma pessoa me disse que faz isso porque os loops de segurança da cadeirinha não suportam as cargas :confused:, mas geralmente me dizem que é para evitar que o mosquetão gire. A técnica que eles estão usando é segura? Dan Kelly

    HTC_belaying-4.jpg

    O loop da cadeirinha, foi projetado para você. Esta cadeirinha da foto vem com dois!

    :mad: As pessoas da velha escola me deixam louco. De volta à década de 1970, os escaladores colocavam o mosquetão nas alças das cadeirinhas porque não não existia o loop de segurança.
    loop2.jpg
    Agora que os loops de segurança são características padrão, estou deslumbrado por pessoas que se recusam a usá-las, ou forçam o resto de nós a não usá-los.

    Dois anos atrás, por exemplo, eu subi em uma academia onde eles não permitiam que você usasse o loop da cadeirinha. Quando perguntei por que, o gerente da academia citou "razões de segurança".

    Dizer que esses anéis de tecido são fracos é uma teoria da conspiração contra a cadeirinha de escalada. Em algum lugar ao longo da linha da década de 1970 para hoje, alguém postulou o mito de que os laços de segurança não são seguros, e isso se infiltrou no setor dos super seguros.

    O medo dos loops de segurança pode, em parte, ser provocado pela morte do grande Todd Skinner, cujo loop de segurança se rompeu enquanto rapelava em Yosemite. O trágico acidente de Skinner não se deveu a uma fraqueza do loop, seu loop de segurança foi simplesmente desgastado até o ponto em que nem sequer seguraria o peso corporal. Um loop de segurança que esteja em boa forma não quebrará. Inspecione o seu sempre que você escalar.

    "Algumas pessoas pensam que é melhor ter a redundância ao passar o mosquetão nas pernas e no cinto", diz Kolin Powick da Black Diamond, "mas os laços de segurança são BRUTOS e fortes. O requisito da CE é de 15 kN, mas a maioria é de cerca de 20 kN ... se você já viu uma carga como essa em seu arnês, a quebra de loop de segurança será a menor das suas preocupações ".


    "Você só deveria ter um mosquetão no seu loop de segurança", diz ele. Loops mantem tudo corretamente orientado, e torna mais fácil para você inspecionar visualmente o sistema. "Se você, em vez disso, clipar o mosquetão através de seus pontos de amarração", diz Powick, "então tudo é girado para um ângulo inapropriado e não ergonômico, o que dificulta a segurança e pode causar uma carga triaxial, onde um mosquetão é puxado Três direções ... não são boas ".
    dica_tecnica001.jpg

    É por isso que quase todos os fabricantes de mosquetões produzem um mosquetão especial de segurança / rappel com uma característica cativa que trava o mosquetão para que ele não possa girar para fora de sua orientação ideal.
    gridlock.jpg SIM-79811.jpg
    Vale a pena o investimento.


    Este artigo apareceu originalmente na edição 239 de Rock and Ice (janeiro de 2016).
    Fonte:
    Rock and ice
     
    Última edição: 5/6/17
  2. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    É no loop, viu?!
    Para que serve o loop da sua cadeirinha


    Um tempo atrás, um amigo iniciante na escalada me ligou para tirar uma dúvida. Ele queria saber se devia dar segurança com o mosquetão do freio no “loop” da cadeirinha ou passando pelas duas alças onde comumente se amarra a corda. Ele me disse que estava usando o mosquetão no “loop” e alguém havia dito que era mais seguro nas alças. De bate pronto eu avisei pra ele que o modo como ele estava usando era o correto e que não se preocupasse, mas não prestei muito mais informações sobre o porque.

    Hoje, olhando os emails da lista que assino, bati o olho em um e-mail muito interessante do David Marski falando justamente sobre o assunto, e explicando muito bem como usar o mosquetão do freio para rapelar ou dar seg, e porque o correto é no “loop”. Pensei então: porque não escrever sobre isso?

    Belay Loop
    Pra começar, o nome completo do “loop” da sua cadeirinha, é “belay loop“. Em bom portugûes, anel de segurança! Se você se deu ao trabalho de ler o manual da sua cadeirinha quando a comprou, vai estar lá bem explicado que o “loop” foi feito justamente para dar “seg” e para fazer rapel. Contudo, porém, todavia, algumas pessoas olham aquele anelzinho de fita e pensam: “esse negócio não aguenta é nada, muito mais seguro botar nas duas alças”. É uma lógica que faz sentido, até certo ponto. Mas quando você vai se informar mais, ou tem mais prática, vê que é uma lógica completamente furada.

    Por que no Loop?
    Como bem explica o Marski no e-mail dele, um dos motivos para não se usar o mosquetão nas duas alças da cadeirinha enquanto estiver dando seg, ou rapelando, é devido ao freio não ficar na posição correta. Como você vê pelas imagens abaixo, com o mosquetão nas alças, o freio fica completamente torto, dificultando o manuseio. Com ele no “loop”, o freio fica sempre bem alinhado.

    noloop.jpg
    Como fica o mosquetão de freio nas alças e no “loop” da cadeirinha.

    Outro motivo, e esse envolve realmente a questão da segurança, é que os mosquetões são projetados para receberem esforços em apenas duas direções, e ainda assim, dependendo de onde esses esforços são submetidos, a carga suportada é dramaticamente diferente. Basta dar uma olhadinha na lateral do seu mosquetão para ver as cargas suportadas de acordo com a orientação dos esforços.

    Olhando de novo para imagem do mosquetão nas alças, percebe-se que existem três pontos de solicitação nele, que podem gerar esforços para os quais seu mosquetão não foi projetado, nem testado. Portanto, eu não faço a menor ideia de quanto ele aguenta nessas condições. Não estou dizendo que ele vai romper se for usado assim, mas também não posso afirmar que não vai. Na dúvida, melhor usar do jeito recomendado pelo fabricante não é?

    Por: Neudson Aquino
    Fonte: Link
     
  3. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    BELAY LOOP – USE O ANEL DE SUA CADEIRINHA DA FORMA CORRETA!

    Qual é a forma correta de utilizar sua cadeirinha na hora de fazer o rapel e a segurança de seu parceiro, você sabe?

    Você deve clipar seu mosquetão no anel frontal da cadeirinha (Belay Loop), ou deve clipar seu mosquetão por ambas as fitas das pernas e cintura?

    Montanhista há 20 anos, confesso que aprendi e utilizei a técnica de passar meu mosquetão de trava, tanto pela alça das pernas como da cintura por mais de 10 anos.

    Depois de muito pesquisar na internet, sites de fabricantes e fóruns de discussão, aprendi que essa técnica ou hábito vem das primeiras cadeirinhas, que antigamente, não possuíam o tal BELAY LOOP. Desta forma o mosquetão era sempre clipado tanto na fita das pernas como na fita da cintura.

    Anos se passaram e hoje quase a totalidade das cadeirinhas no mercado possuem um anel de fita frontal, e apesar das recomendações dos fabricantes, boa parte dos montanhistas ainda utiliza o método antigo.

    Bom, respondendo a pergunta da primeira frase: A técnica “moderna” e absolutamente CORRETA de clipar seu mosquetão à cadeirinha é através do Belay Loop.

    Portanto, clipar seu mosquetão nas fitas da cintura e pernas É PERIGOSO e ESTÁ ERRADO!

    dica_tecnica001.jpg

    ERRADO – Dependendo do ângulo de trabalho do mosquetão, podem ocorrer cargas totalmente transversais ao seu eixo ideal ou sobre o gatilho.

    Vamos aos fatos…

    A grande parte dos montanhista que defendem e usam o método antigo, fundamentam-se em duas premissas principais:

    – A primeira é a de que ao clipar seu mosquetão nas fitas das pernas e cintura, você estará clipado em 2 pontos ao invés de um, o que seria em tese, mais seguro.

    – O segundo ponto é que ao utilizar o Belay Loop você está adicionando mais um elemento à cadeia de segurança, e fundamentalmente no montanhismo, quanto menos elementos nesta cadeia, melhor.

    Dito isso, vamos ver porquê você DEVE UTILIZAR o Belay Loop:

    – O primeiro ponto é de extrema relevância. Todos os fabricantes recomendam o rapel e segurança através do Belay Loop. Pra mim só isso já basta, afinal muito tempo e dinheiro são gastos pelos fabricantes no desenvolvimento e teste desses equipamentos, e eles não recomendariam essa prática se não fosse absolutamente segura. Isso sem contar que ao adicionar um Belay Loop, adiciona-se custo à cadeirinha, e você pode ter certeza que se não fosse extremamente relevante, ele não estaria lá!

    – O Belay Loop é feito de uma fita tubular enrolada sobre ela mesma por duas, as vezes até três camadas, e depois costurado. Este anel é sem dúvida o ponto mais forte de sua cadeirinha. Não há porquê duvidar da segurança desta peça da cadeirinha.

    – Ao contrário do que muitos dizem sobre adicionar um elemento na “cadeia de segurança”, ao utilizar o Belay Loop, você simplifica o “clipar-se” à cadeirinha. O procedimento torna-se mais fácil, rápido e visualmente claro de ser checado, tanto por você como por seu parceiro.

    Clipar-se ao Belay Loop basicamente é clipar-se a um único ponto ao invés de dois, diminuindo suas chances de erro.

    – E por fim o argumento tecnicamente mais relevante. Todos os mosquetões foram feitos para receber a carga em seu sentido longitudinal, o que só acontece de forma perfeita com o uso do Belay Loop. Quando o mosquetão é passado pelas pernas e cintura, ele acaba recebendo cargas multi-direcionais, e na pior das hipóteses pode ser carregado completamente na transversal de seu eixo.

    Se você prestar atenção na gravação feita na lateral do corpo de seu mosquetão, verá que a resistência que gira em torno de 22KN a 25KN cai tranquilamente para menos da metade (7KN a 9KN) se carregado na transversal.
    dica_tecnica002.jpg
    Se você ainda tem dúvidas sobre a resistência ou segurança de seu BELAY LOOP, ainda pode clipar seu mosquetão também pela alça do nó, como mostra a foto. Essa também é uma forma de educar o escalador e segurador a permanecerem sempre encordados independentemente de quem está guiando.

    Bom, como disse há pouco, eu mesmo utilizei essa técnica antiga por muitos anos, mas assim como a tecnologia evolui, as técnicas também passam por evoluções e mudanças ao longo dos anos.

    Hoje eu utilizo somente o Belay Loop para rapel e segurança. Recomendo e ensino desta forma os alunos na Casa de Pedra, seja no ginásio ou cursos de escalada em rocha.

    Mudar um hábito é algo que requer tempo e força de vontade, mas tenho certeza que você estará mais seguro, além de fazer a coisa certa.

    Uma última questão:

    Se você tem alguma dúvida sobre sua cadeirinha, acha que está gasta ou já na estrada há muitos anos, tá esperando o quê para trocá-la?

    O mesmo se aplica a cordas, fitas e cordins. Estes equipamentos serão sempre os mais sensíveis ao tempo, luz, calor e desgaste por abrasão. Fique esperto!

    Escale consciente, escale seguro!

    Alê Silva.
    Casa de Pedra
    Fonte: Link
     
  4. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    LOOP DA CADEIRINHA: O RAPEL E A SEGURANÇA DEVEM SER FEITAS NELE!

    Nesse último final de semana, enquanto escalava com um grupo de amigos no sul de MG, passei por uma situação bastante inusitada que descrevo a seguir...

    Logo que cheguei na base das vias do "campo escola" na Pedra do Pantano (Andradas - MG), acabei encontrando-me com um outro grupo, grupo este no qual havia umas 5 ou 6 pessoas, e imediatametne reparei que uma das pessoas desse grupo estava dando segurança de "top-rope" para outro escalador, com o mosquetão (que prendia o freio) passado de forma incorreta na cadeirinha. A pessoa passava o mosquestão do freio tanto na parte inferior da cadeirinha, como na parte superior, como a foto a seguir ilustra:

    loop01.jpg

    O escalador que estava "dando segurança" provavelmente era um iniciante - essa foi a minha conclusão - pois seus equipamentos eram todos novos e vistosos.

    E enquanto eu "esperava" o melhor momento (ele parar de dar a segurança para o escalador que estava no "top rope") e finalmente tentar explicar "porque" o mosquetão não deveria estar passado na cadeirinha daquele jeito, me dei conta que as demais pessoas do grupo também usavam o mosquetão dessa forma !

    As pessoas do grupo simplesmente ignoravam a presença do "belay loop" de suas respectivas cadeirinhas !!! E uma das pessoas inclusive usava uma cadeirinha específica para alta montanha (a Alpine Bod Harness da Black Diamond, que é uma cadeirinha que vem sem "belay loop", mas isso é outra história pois essa cadeirinha tem uma "outra geometria"...)

    E confesso que fiquei constrangido em "ir dar lição" para um grupo tão grande (e alguns deles inclusive são escaladores há bastante tempo), e agora, já na minha casa, minha "consciência pesada" me motivou a escrever este texto...

    Alguns podem estar se perguntando: "pô, mas qual é o problema em passar o mosquetão desse jeito na cadeirinha ? não é mais seguro pois está preso a dois pontos ao invés de estar preso apenas ao "loop" ?

    A resposta é: "não, não é mais seguro. Pelo contrário, pode até mesmo ser perigoso !"

    Então vamos por partes:

    a) Como todos estão cansados de saber, o mosquetão foi projetado para ser submetido a cargas bi-direcionais. Não foi projetado para receber forças multi-axiais (ou em três ou mais direções). Quando o mosquetão é colocado na cadeirinha da forma citada (ou ilustrada na primeira foto), ele pode acabar recebendo forças em três direções (e usando o "belay loop" isso dificilmente iria acontecer)

    loop04.jpg

    Ou alguém duvida que essa configuração é exatamente o que está acontecendo na imagem abaixo (que é exatamente a configuração da primeira foto!) ?

    loop05.jpg

    b) O "loop" das cadeirinhas foi projetado justamente para ser o ponto de conexão tanto para o rapel, quanto para "o segue" do escalador que irá guiar.
    E se você não confia mais no seu loop, já seria hora de trocar de cadeirinha, não ?. O nome desse anel não é "belay loop" (anel de segurança) a toa...
    Para quem "duvida" da segurança do seu "belay loop" sugiro a leitura do artigo da Black Diamond: http://www.blackdiamondequipment.com/en-us/journal/climb/all/qc-lab-strength-of-worn-belay-loops

    c) Por último, mas não menos importante, o freio não fica de forma "linear" quando montado nessa posição ! É só comparar a primeira foto com essa (com o mosquestão preso ao "belay loop"):

    loop02.jpg

    Por falar em dar segurança ou realizar o rapel (com o mosquetão preso no "belay loop" ou em um anel da "daisy chain" ou no nó do seu "auto-seguro"), a última edição (maio/2012) da revista Climbing Magazine ilustra bem o jeitão "moderno" e recomendado por praticamente todas as escolas de escalada ao redor do mundo:

    1) freio afastado do corpo do escalador, uns 40 ou 50cm (a imagem ilustra melhor do que eu consigo escrever)
    2) fita de auto-seguro (ou daisy-chain, se usada como tal) presa usando um "boca-de-lobo" em ambas as partes da cadeirinha (vide ilustração)
    3) nó auto-blocante de backup para o rapel *abaixo* do freio (outro assunto largamente discutido e é consenso mundial que é melhor colocar-se o nó auto-blocante de backup abaixo do freio do que acima...)
    4) se o freio for um freio linear do tipo "tubo", e se o freio tiver sulcos para uma maior frenagem da corda, deve-se avaliar se o escalador deseja usar essa configuração (de maior frenagem) para o rapel (com cordas finas ou corda simples isso geralmente é o desejável) ou se "prefere" que a corda tenha um menor atrito (como seria com um "atc" convencional), principalmente no caso de pessoas muito leves, cordas muito grossas, cordas molhadas e pesadas, etc..

    por Davi Marski, em maio/2012
     
  5. Paulo Avila

    Paulo Avila Member

    Pelo amor de Deus: colocar o mosquetão nas alças do arnês para dar seg ou rapelar! É como usar a cueca por cima da calça. Até pode, mas está muito errado.
     
  6. William Moya

    William Moya Active Member

    Paulo, você não sabe como isso é comum...rsrs No domingo fui com a Leila para Maria Antônia iniciar dois adolescentes na escalada, no fim da tarde um casal começou a fazer um rapel e o que nós vimos nos deixou apreensivos :confused: ambos não estavam usando o loop da cadeirinha e sim o mosquetão passando pelas alças, e estavam adotando um procedimento que nunca vi que foi de rapelar sem mear a corda e sem tirar o oito da cadeirinha, e por ultimo sem backup com cordelete, eram tantos procedimentos conflitantes e na minha opinião errados que fiquei sem palavras.

    Pediram para rapelar na minha corda, quando chegaram na base estão tão felizes e aliviados que não tive coragem de conversar a respeito.
     
  7. Bernardo

    Bernardo New Member

    Interessante o tema. Tenho pesquisado quanto aos aspectos e variantes entorno dos dois métodos de executar esse procedimento e cada um tem suas próprias particularidades. Executados de forma correta os dois podem ser usados com total segurança.
    As fotos colocadas na maioria das publicações são tendenciosas e não devem ser levadas totalmente como referência.
    Existe uma série de pros e contras de cada uma das maneiras de proceder, seja usando o loop ou as alças as variantes são inúmeras. Claro, quando se fala em padronização as argumentações predominam para que o uso do loop seja mais adequado, porém não é correto afirmar que o uso das alças está errado. Ambos oferecem riscos que devem ser avaliados. Pouco se fala sobre a possibilidade de carga lateral do mosquetão no uso do loop (inúmeros casos) pela liberdade de movimentação do mosquetão enquanto não está sob tensão.
    É um tema bastante debatido mas pouco investigado pelos escaladores. Existe muito disse me disse e não podemos deixar de considerar as alterações em equipamentos por questões comerciais (além é claro das estabelecidas pelas normas de segurança), já que vivemos em um mundo extremamente capitalista e consumista.
     
  8. João Luiz

    João Luiz Member

    No inicio eu não confiava no loop e usava um mosquetão grande pegando as duas alças e ignorava o loop, quando um parça me aconselhou a usar as orientações do fabricante no manual da cadeirinha. Bom, agora eu apenas uso o loop, mas com um cordelete de back-up kkkkkkkkk
    347395_23110_L.jpg
     
  9. Paulo Avila

    Paulo Avila Member

    Nem tudo é o que parece. Acredite mais nas especificações e certificações do fabricante do que em sua intuição ou comentários de desconhecidos.
     
  10. DMCLIMBING

    DMCLIMBING New Member

    Pessoal, boa tarde!

    Em uma escalada nesse final de semana vi alguns escaladores fazendo seg e presos em uma corda que abraçava uma arvore e o loop atras da cadeirinha.
    Modelo da cadeirinha: Black Diamond

    Dúvida: Essa alça traseira que parece um loop é um loop com as mesma caracteristicas do loop dianteiro que deve suporta pela UIAA de 15KN a 22 KN ou não é só uma alça para pendurar o MAG?

    Desde já agradeço a todos, e se caso tiverem um material especifico que demonstra o uso correto por var se puderem me enviar.
     
  11. William Moya

    William Moya Active Member

    Essa alça localizada na parte de trás do arnês, se chama Haul Loop que é um laço de tela costurada é usado para prender uma segunda corda ou linha de transporte. Aviso: Não se destina a ser de carga ou preso em uma peça de proteção. Da mesma forma, nunca use esse loop para tentar um rapel de estilo australiano ou avançado.

    Anatomy of a climbing harness.jpg
    https://www.blackdiamondequipment.com/en_US/qc-lab-full-strength-haul-loops.html

    https://www.rei.com/learn/expert-advice/climbing-harness.html
     
  12. Flavio

    Flavio New Member

    Quando comecei a escalar, aprendi no curso que tudo ia preso nas alças, o loop era só para unir as duas alças.. corda fita e mosquetão do freio, tudo ao mesmo tempo nas alças... ficava bem lotado, mas na quela epoca, cadeirinha tipo loop nem certificação UIAA tinha.
    Mas tinha técnica, o mosquetão por exemplo, diferente do que se vê nesses exemplos, sempre deveria estar com o portão virado para dentro. Parece pouco, mas isso(apesar de dificultar um pouco a clipagem) diminui um pouco o risco de força em 3 pontos.
    mas hoje, já é outra história, o ponto certificado mais forte é justamente o loop..
     
    William Moya curtiu isso.

Compartilhe esta Página