Resgate na Rocha

Discussão em 'Discussões Gerais' iniciado por Rocha, 14/6/17.

  1. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

  2. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    MONTANDO UM SISTEMA DE RESGATE 5:1

    Imagine o seguinte cenário: você está escalando em rocha (guiando) e o seu parceiro se machucou (pois uma pedra caiu e quebrou a mão dele, por exemplo) e é impossível simplesmente descer o seu parceiro até o chão da posição em que ele está... (a linha de rapel está do outro lado, por exemplo).

    Ou então, você está escalando no gelo/alta montanha, e um parceiro caiu dentro de uma greta e não consegue fazer o próprio auto-resgate... e agora ?!

    Pois bem... é bem possível que seja necessário que você traga o parceiro de escalada/cordada até a "parada" ou para fora da greta. Isso poderia ser feito utilizando-se de um sistema de redução de forças (usando polias / vantagem mecânica) básico do tipo 2:1, mas nem sempre a teoria de um sistema 2:1 é realmente eficaz... e pode ser necessário que você faça um sistema de redução 3:1 ou até mesmo um 5:1.

    Vejam o esboço abaixo, o triângulo é o escalador que precisa ser resgatado, o ponto "a" é a ancoragem e o ponto no final da corda é onde você irá "puxar" o escalador para cima... exercendo uma força *teórica" de apenas 1/5 da força peso do escaldor. Ou seja, se o sistema inteiro estive com um peso de 100Kg (80kg do escalador, mais a mochila, equipamentos, atrito, etc...) você irá fazer "apenas' 20Kg de força para puxar o seu parceiro.

    000.JPG

    Esse sistema é fácil de ser feito, basta possuir uns cordeletes para montar um nó auto-blocante (prussik francês/marchard por exemplo):

    002.JPG

    Se você for um guia ou um escalador mais experiente, é provável que carregue em seu rack de equipamentos umas duas ou três polias (quem sabe até uma polia Petzl Minitraxion ?), e talvez até mesmo um par de blocantes mecânicos (Tibloc, Ropeman, etc..), desta forma, você conseguiria montar o sistema de uma forma mais eficiente:

    003.JPG

    e se tiver as polias, tudo fica mais fácil ainda:

    004.JPG

    Ou seja, em resumo - se você tiver uma polia blocante como a MiniTraxion e um blocante mecânico (como o tibloc ou ropeman), o cenário é:

    polia51_01.jpg polia51_02.jpg


    Davi Marski
     

Compartilhe esta Página