Quando as proteções não protegem

Discussão em 'Discussões Gerais' iniciado por Rocha, 24/10/16.

  1. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Bolts enferrujam, e especialistas preocupam-se que isso se transforme em mais acidentes, machucados e mortes.

    Aproximadamente um terço das vias esportivas dos Estados Unidos, foram abertas nos anos 80 e 90, e os bolts destas vias estão se aproximando ao final da vida util.

    Um dia no último março, Scott Sederstrom, 44 anos, estava escalando no Rio Owens Gorge, uma área popular de escalada esportiva no lado externo do Mammoth, Califórnia, usando uma técnica avançada chamada de Escalada Solo com Corda, que envolve clipar cada ancoragem acima com um Clipstick, e posteriormente retirar a ancoragem abaixo. Aproximadamente 12 metros do chão, quando clipou a terceira ancora, Sederstrom estava escalando uma aresta quando a ancoragem se desmanchou em duas e caiu da rocha. Sederstrom caiu e bateu no chão, vindo a óbito, provavelmente por trauma craniano (ele não estava usando capacete).

    O Corpo de Sederstrom foi achado pelo sistema de busca e resgate do Condado de Inyo, na manhã seguinte, após sua noiva ter se preocupado e se dirigido à montanha, onde ela encontrou a van e o cachorro no estacionamento. Após uma inspeção, foi descoberto que a ancoragem falhou, era um velho 3/8 Buttonhead. Provavelmente foi instalado 20 anos atrás, havia corrosão escondida abaixo da superfície, e pode ter se fraturado parcialmente antes de Sedestron ter sequer clipado nele.

    A forma como Sederstrom estava escalando solo com corda, que o deixou seguro apenas em uma ancora ao invés de várias ancoragens, e muito mais arriscado que a escalada tradicional. Mas sua presunção é assumida por todos os escaladores na montanha: Ancoragens são seguras. As modernas, tipicamente feitas de Aço Inoxidável, são projetadas para suportar até 3300 libras de carga para saída e 5600 libras para um impacto para baixo. Mas ancoragens vão se desgastando com o uso e enferrujam com o tempo, e até mesmo as mais bem fixadas eventualmente precisam ser substituídas;

    Há aproximadamente 60.000 vias esportivas nos Estados Unidos, aproximadamente um terço das quais foram instaladas entre o final dos anos 80 e o início dos anos 90, de acordo com Nick Wilder, co fundador do “Mountain Project”. As ancoragens nestas vias estão se aproximando ao final da vida útil – aproximadamente 20 anos – e podem ou não serem seguras para escalar. De fato, e bem provável que centenas das milhares de ancoragens precisarão ser substituídas num futuro próximo, de acordo com Brady Robinson, Diretor Executivo do Access Fund, que trabalha para abrir áreas ao público, áreas de escalada pelo pais. Para acabar com esse problema, o Fundo e o American Alpine Club anunciou no último mês uma captação de 10.000 USD através de um programa chamado Anchor Replacement Fund. Dezessete organizações pelo pais tem recebido uma parcela do dinheiro para reposição de ancoragens.

    “Algumas dessas ancoragens são verdadeiras bomba relógio”, afirma Ian Kirk, fundador do Red River Gorge Fixed Gear Initiative, que capta dinheiro para esforços de substituição de ancoragens e que recebeu uma parcela desse dinheiro. O Red River Gorge, destino internacional de escalada no Kentucky com mais de 2000 vias esportivas, representa uma micro parte da escalada que vem se tornando popular. A expansão das vias “tem ocorrido de forma exponencial nas ultimas duas décadas”, de acordo com o website do group de Kirk, e mais escaladores estão se ancorando, caindo e forçando-as. “esta se tornando um jogo de probabilidades” com ancoragens antigas, diz Kirk. “ você simplesmente não sabe se elas são boas ou ruins.”

    Os 10.000 USD do Access Fund é uma gota d’água no oceano, o que se torna uma questão mais de consciência do que de solução. Robinson estima que custaria milhões de dólares para substituir todas as ancoragens que estão se aproximando ao fim da vida util. “Dada a quantidade de escaladores que estão migrando para as montanhas ao redor do pais, é assustador pensar que o problema de ancoragens ruins está acelerando assim como o número de pessoas usando-as também aumenta”, diz Dale Remsberg, diretor técnico da American Mountain Guide Association. “Nos estamos no ponto em que as ancoragens são valhas o suficiente e a escalada e popular o suficiente para que acidentes comecem a acontecer frequentemente”.

    Os tipos de bolts e ancoragens que os escaladores instalam em novas vias hoje em dia, os que você se clipou na maioria dos lugares que você escalou, não estão sendo produzidos há muito tempo, pelo menos no esquema dos últimos 60 anos da escalada nos Estados Unidos. Nenhuma empresa no país fabricou bolts especialmente produzidos para a escalada em rocha até a Metolius iniciar a fabricação de boltes no final dos anos 80. Os bols de escalada modernos, ancoragens e argolas vendidos pela Metolius, Fixe Hardware, Climbtech, Petzl e outras companhias agora são feitos sobre especificações padronizadas de segurança estabelecidas pela Federação Internacional de Montanhismo e Escalada (UIAA).

    Anteriormente, lá por volta dos anos 50, quando a escalada estava na sua infância, as ferramentas do esporte eram rudimentares. Escaladores, inclusive a lenda de Yosemite, Warren Harding, optaram por parafusos de expansão e fixadores projetados para uso em cimento, tijolo e projetos de construção em rocha. Um dos bolts mais comuns era o Star Dryvin, um prego de aço dentro de uma MANGA, que era chumbado com batedor manual no buraco, na face da rocha simplesmente batendo no local. (hoje em dia, escaladores em sua maioria usam furadeiras a bateria, então um martelo num bolt de expansão, para depois dar o torque no aperto do parafuso.) Um Star Dryvin era adicionado a ancoragem, uma peça de metal nivelado a rocha que cliparia a corda durante a ascensão. Algumas ancoragens até eram feitas a mão. Estas configurações iniciais era muito mais fracas que os bolts atuais – escaladores desconfiam tanto deles que muitas vezes preferiam fixar Pitons a correr o risco de cair de um deles.

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    Bolts bons. Photo: safeclimbing.org

    Dos anos 60 até o início dos 80, a escolha do bolt era de ¼ de polegada RAWL DRIVE (“Buttonhead”), um bolt de construção que os escaladores habilidosamente usavam com furadeiras de mão enquanto conquistavam. Os bolts costumavam ser associados a estilos antigos (o que hoje são considerados ser) pouquíssimo confiáveis, como os LEEPER HANGER. O fabricante de bolt, Ed Leeper fez um recall de todas as suas ancoragens em 2004 e pediu aos escaladores que removessem qualquer ancoragem sua remanescente nas rochas por todo o pais, por serem vulneráveis a corrosão química e estresse mecânico que pode quebrar ao meio devido ao estresse da queda de um escalador. No final dos anos 80, escaladores estavam usando bolts mais grossos e resistentes de 3/8 e de ½ polegada de diâmetro.

    Os mais resistentes e duráveis bolts disponíveis hoje são os de Titânio, mas eles são tão caros que geralmente só são usados em montanhas próximas ao mar, onde a maresia pode causar uma corrosão particularmente rápida aos bolts tradicionais de aço. Fora o titânio, bolts de ½ polegada de aço inoxidável ou ancoragens são considerados o padrão de ouro contemporâneo, apesar de que os primeiros conquistadores optam por bolts de aço mais baratos. Quanto bolts de aço são substituídos por aço inoxidável, eles estão sujeitos a um processo chamado galvanização corrosiva, que ocorre quando dois tipos diferentes de materiais trocam ions e degradam-se.

    “Simplesmente não e realístico esperar que o metal continue funcionando em 20, 30, 40 anos” diz Kevin Daniels, fundador da Fixe Hardware. “pessoas precisam estar conscientes e pensarem, se esse bolt falha, o que vai acontecer? Ate mesmo se trocarmos todos os bolts que existirem, essa e a questão que deve estar na mente de todos”.

    Especialistas avisaram que acidentes como a queda de Sederstrom poderiam se tornar comuns no esporte, mas surpreendentemente tem havido poucos acidentes devido a falha dos bolts nos últimos anos. Os dois mais recentes acidentes relacionados a fatalidades com Bolts ocorreram em 2012 e 2010, na região do Meadow River, na Virgina do oeste e no Index em Washington, respectivamente, de acordo com uma pesquisa da organização Accidents in North American Mountaineering data base. Mas pergunte por ai e você escutara histórias de escaladores experientes sobre perdas próximas relacionadas a bolts. Robinson, por exemplo, se lembra de escalar uma via nos anos 90 no Catedral Spires no interior da Dakota do Sul. “eu clipei numa ancoragem e a ancoragem saiu da parede” disse ele. “Eu olhei em volta e vi que não havia mais nada, então eu botei de volta e continue escalando”. Na falta de uma proteção melhor próximo dele, ele apenas continuou escalando, arriscando uma queda ainda mais perigosa.

    Além do risco que escaladores individuais enfrentam quando estão usando essas ancoragens, há uma outra razão para que o Acess Fund queira substitui-los: assim áreas de escaladas não são fechadas. Quando uma menina de 12 anos de idade sofre um ferimento crítico devido a uma queda durante uma caminhada em Mokuleia Wall no Havai em 2012, o departamento de estado havaiano de terras e recursos naturais (DNLR) fechou a parecer para escalada indefinidamente e instalou avisos de “não ultrapasse” que ameaça com multas de 2.000 USD. A proibição então se expandiu por Mokuleia e incluiu todas as falésias e montanhas administradas pela DNLR até a legislação ter sido regulamentada provendo imunidade ao estado quanto a responsabilidade. Apenas em janeiro deste ano que a Mokuleia e suas rotas de escaladas com mais de 70 anos foram reabertas aos escaladores.

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    Bolts estragados. Photo: safeclimbing.org


    Carpenter – 4 de Novembro de 2015 outsideonline.com,
    Traduzido por Allysson Laurentino em 24 de Novembro de 2015.
     
    Última edição: 13/3/17
  2. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    O Acess Fund quer se certificar que outras áreas não sofrerão o mesmo destino. Mas substituir todos os bolts antigos das vias não acontecera da noite pro dia. Fora a falta de fundos, há também uma falta de mão de obra, pois apenas algumas pessoas tem conhecimentos especializados para substitui-los, e menos ainda tem o tempo pra fazer isso regularmente. “e muito difícil conseguir pessoas com conhecimento suficiente que dediquem seu tempo para faze-lo” diz Kirk. Ele pessoalmente substitui centenas de bolts a cada ano no Red River Gorge, que usualmente envolve usar uma barra quebradora para extrair bolts antigos e furar novos buracos para colar bolts, que contam com uma cola química forte que os mantem no local e normalmente duram mais que os de bolts de expansão mecânica os quais estão sendo substituídos.
    Mas não é o suficiente.
    Nós precisamos de mais pessoas substituindo as ancoragens e mais pessoas financiando a troca. “está se tornando uma tarefa enorme para nos mantermos alertas e substitui-los” diz Kirk. “Está se tornando uma crescente epidemia”.

    COMO IDENTIFICAR ANCORAGENS RUINS

    Existem alguns sinais que nos mostram uma ancoragem suspeita, que o escalador pode estar atento. Buttonheads (que parecem botões de casaco) e Star Dryvins (que tem uma estrela estampada) não são confiáveis. Se uma ancoragem em um bolt qualquer esta folgado e se meche, isso significa que esta saindo da rocha mais do que deveria e não deve ter resistência máxima; a ancoragem pode não necessariamente precisar ser substituído, mas precisa ser reapertado para obter a tensão apropriada conforme recomendação do fabricante.

    Ferrugem no bolt ou na ancoragem indica fraqueza. Mas nem todos os bolts e ancoragens ruins tem sinais visíveis de corrosão, caso a corrosão aconteça no interior do furo ou do bolt propriamente dito.

    Fora os bolts, também e importante analisar as ancoragens. Qualquer ancoragem da Leeper e suspeita, e são identificáveis por suas arestas afiadas e formas trapezoidais. A velha ancoragem SMC pode ser identificado por quão finas são – tão finas quanto um quarto de polegada. Bolts e ancoragens perigosos podem ser reportados no Badbolts.com, um cadastro online para rastrear bolts que precisam ser substituídos e provem informações quanto a prospecção de pessoas para substitui-los.

    Escaladores devem estar especialmente conscientes das áreas em que muitas vias esportivas foram abertas a mais de 20 anos, de acordo com Remsber da American Mountain Guide Association incluindo o Red Rock Canyon próximo a Las Vegas, Eldorado Canyon no Colorado e o Red River Gorge, que tem uma alta porcentagem de bolts de zinco instalados em condições de umidade.


    Carpenter – 4 de Novembro de 2015 outsideonline.com,
    Traduzido por Allysson Laurentino em 24de Novembro de 2015.
     
  3. Paulo Avila

    Paulo Avila Member

    a palavra correta é ascensão e não ascenção.
     
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  4. Robert Wullstein

    Robert Wullstein Moderator Moderador

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  5. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Excelente artigo, também me sinto mais seguro caindo no "P" do que na Chapeleta, visualmente ele parece dar mais credibilidade.

     
  6. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

  7. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

  8. Robert Wullstein

    Robert Wullstein Moderator Moderador

    Ótima videoaula ! Porem, sugiro mudar um pequeno detalhe : O video mostra o procedimento num ambiente ideal. Uma parede reta e lisa e o operador no chão firme. Na montanha estamos muitas vezes numa posição desconcortavel e a parede ondulada. Nessas condições, nem sempre acertamos a cabeça do parabolt; batendo as vezes no lateral. Recomendo bater o bolt com a porca colocada, assim corremos menos risco de danificar a rosca !
     
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