Procedimentos para um rapel seguro

Discussão em 'Discussões Gerais' iniciado por Rocha, 27/10/16.

  1. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Siga essas orientações para aumentar a segurança no rapel

    Desde 1951, Acidentes no Montanhismo Norte-Americano tem alcançado narram centenas de acidentes em mortes no rapel, tanto nos Estados Unidos como no Canadá. Embora os riscos associados com o rapel e escalada nunca poderão ser totalmente eliminados, há atitudes que podem ser tomadas para mitigar os riscos. Enquanto muitos acidentes de escalada podem deixar algumas lesões, quase todos os acidentes de rapel deixam o praticante morto, então não há espaço para erros ai. Enquanto diretor de operações e guia para o instituto American Alpine,eu compilei uma lista de cinco passos fáceis que todos escalador pode usar para minimizar as chances de um acidente com rapel. Não é rapelar uma ou duas vezes que é perigoso. É o rapel como um todo que leva ao e perigo real.

    #1 Saia Andando
    Se for possível sair andando com segurança do cume, saia. Pode ser mais longo e requerer mais energia, mas caminhar enquanto se esta cansado é muito menos perigoso do que fazer um rapel usando corda e sistemas de ancoragens e backups postos em prática quando se esta cansado que torna o rapel perigoso. Limitar a quantidade de tempo gasto no rapel é certamente uma forma de limitar a exposição a potenciais erros.

    #2 Feche o Sistema
    Sempre feche o sistema. Costumeiramente fazer nós de arremate nas pontas das cordas é o jeito mais simples e mais seguro, e o pescador triplo é um nó “limpo” que não vai passar por nenhum sistema de segurança. Esse é um método simples que é normalmente ignorado, mas fechar o sistema deveria ser uma tática padrão. As pessoas raramente pensam sobre amarrar nós nas extremidades da corda em vias de uma única cordada, mas, ironicamente, é onde a maioria das pessoas geralmente se acidentam. Nós na corda vai evitar esse tipo de acidente e é um problema de fácil solução.

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    Se você esta com medo de sua corda ficar presa quando você a estiver puxando – por causa da vegetação ou área quebradiça, terreno arenoso ou se tiverem outros escaladores abaixo – considere amarrar as pontas da corda e clipar-las a um mosquetão no seu baudrier, então rapele com alforjes. Em um cenário de rapel em múltiplas cordadas, isso diminui a probabilidade da corda ficar presa e fornece a segurança de um sistema fechado.

    #3 Monte o sistema corretamente
    Um dos erros mais comuns é não pegar as duas pontas da corda no freio. Quando corretamente montado com as duas pontas da corda, as forças são distribuídas igualmente entre as duas pontas da corda, o que evita que a corda escorregue pela ancoragem. Se você só usar uma ponta da corda pelo sistema de freio, a corda vai escorregar mais rápido pela ancoragem, e é muito provável que você leve uma grande queda até o chão. Confira e re-confira todo o seu próprio sistema, tanto quanto o de seu parceiro se possível.

    #4 Monte um back up
    Montar um back up no rapel vai lhe assegurar que se ocorrerem erros você não cairá no chão. Adicionando um Auto-block / Prussik / Marchand acima ou abaixo do seu sistema de rapel é o melhor back up. Se você perder uma das pontas e você tiver um auto-block/ Prussik / Marchand, ele irá evitar que você leve uma queda. O Auto-block / Prussik / Marchand também é recomendado no caso de o escalador acidentalmente perder o controle e soltar as mãos da corda enquanto estiver descendo, inclusive se o escalador ficar inconsciente em uma queda ou outras razões que o façam soltar a corda.

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    As duas opções são um Auto-block / Prussik / Marchand abaixo do equipamento de rapel ou colocando um Auto-block / Prussik / Marchand nas duas pontas da corda Acima ou Abaixo do equipamento. A maior desvantagem nesse sistema é que ele gasta mais tempo para ser montado. Rapelar com um nó abaixo do freio tem entrado um pouco fora de uso, mas ainda há pessoas que o fazem. A maioria dos escaladores usam o nó Auto-block / Prussik / Marchand com um mosquetão de rosca preso a perna da cadeirinha. Isso permite que se use as duas mãos abaixo do equipamento produzindo mais redundância (backup) no rapel.

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    Lembre-se, que um nó Auto-block / Prussik / Marchand será desativado se ficar preso contra o freio, o que pode acontecer facilmente se o nó é muito grande e o escalador torce de uma certa maneira. Se o escalador precisa para desenrolar as cordas emaranhadas ou qualquer outra coisa, enquanto estiver pendurado no freio ele deve fazer um outro nó abaixo do freio. Isso irá garantir que se algo acontecer o escalador não vai cair no chão.

    Além disso, ter o cuidado de sempre fechar as fivelas ajustáveis comuns nas pernas. O problema com este tipo de cadeirinha é que um mosquetão clipado a um backup do rapel pode eventualmente prender-se na fivela da perna e folga-lo ou mesmo soltar-lo. No entanto pode-se clipar um mosquetão de rosca na parte interna da coxa onde não se tem fivelas (ao invés de por acima onde pode haver fivelas)

    #5 Estenda o rapel
    Muitos escaladores e a maioria dos guias preferem rapel longo, significando que o rapel fica acima do baudrier na fita da solteira. Há um número de vantagens desse sistema. Muitas pessoas podem podem montar seus rapeis simultaneamente, o que pode reduzir o tempo total gasto na descida. Ele também permite que tanto ambos escaladores confiram o sistema do outro antes de iniciar a descida. E é possível de por o nó auto-block/Prussik de back up diretamente no loop do baudrier, aumentando a segurança e reduzindo a probabilidade de o nó bater no freio e destrava-lo.

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    FREIOS
    Antes de rapelar você deveria conferir todos os aspectos do seu sistema. O Acrônimo para os sistemas de rapel é o FREIO, desenvolvido por Cyril Shokoples, 10 anos atrás e agora largamente usado pelos escaladores mundo a fora, podem ser facilmente montados e conferidos como um checklist. É uma boa ideia de conferir todo o sistema em voz alta tocando no equipamento a medida que se confere, confirmando que está tudo montado adequadamente e que irão funcionar bem.

    F – Fivelas: Confira as fivelas do seu baudrier. Certifique-se que todas as fivelas estão fechadas apropriadamente.

    R – Equipamento de Rapel/Cordas: Confira os mosquetões do seu sistema, se estão fechados, as duas pontas da corda corretamente conectados ao sistema e a corda passando corretamente no sistema.

    E – Equalização/Ancoragem: Confirme que a ancoragem é boa. Se for uma arvore, certifique-se que ela esta viva, e que é larga o suficiente para suportar seu peso, e que tem uma boa base de raízes. Se for um boulder, certifique-se que não vai se mexer. Se estiver rapelando em proteções fixas certifique-se que elas são fortes o suficiente. Confira e reconfira que nenhuma fita, cordelete ou corda estão danificadas ou muito velhas.

    I – Nós gerais e de União de Cordas: Confira todos os nós do sistema. Certifique-se que os nós de união das cordas estão corretamente apertados e com sobra o suficiente.

    O- Nó nas pontas da corda: Certifique-se que as pontas da corda estão com nós para evitar que passem pelo freio caso cheguem ao final antes de você estar preso à próxima ancoragem. Confirme que as duas pontas da corda estão com nós.

    S – Segurança de Back Up: Use um autoblock / Prussik de back up e certifique-se que você não estará rapelando bordas afiadas.

    Publicado originalmente em climbing.com por Jason D.Martin (tradução livre)
     
    Última edição: 2/6/17
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  2. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

  3. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Rappel - Um procedimento simples que mata
    Estatisticamente, o rappel é o procedimento que mais acidentes fatais registra em escaladas.
    Teoricamente, é somente uma descida em corda, usando equipamentos que foram projetados para tal. Não há impactos como na escalada, nem pressão em demasia como no canyoning. Então por que tantos acidentes fatais ?
    Vamos ver a situação dos escaladores:
    1. Quando o escalador rapela, normalmente está cansado, após terminar uma via.
    2. A adrenalina da escalada e a euforia de terminar a via podem causar desatenção.
    3. Muitas vezes se rapela com pressa, ao final do dia ou antes de uma chuva.
    É pouco comum ouvir falar de algum acidente em que o equipamento tenha falhado. O mais provável é que o escalador tenha se esquecido de algum ítem como o nó no final da corda, passado a corda de forma errada no dispositivo de bloqueio, ou que o mosquetão principal tenha aberto durante a descida.
    No caso de não haver grampos de descida, equipamentos de abandono podem sair da rocha, se mal instalados. Fitas em pontas de rocha idem.
    O fato é que nós quase sempre relegamos a atenção ao rappel em segundo plano, tomando o máximo de cuidado na subida e prestando pouca atenção ao rappel que nossos companheiros estão fazendo ou até mesmo esquecendo de reconferir tudo antes de ficar na corda.
    Existem alguns procedimentos que facilitam a visualização de nossos equipamentos, e que permitem saber facilmente se o rappel está sendo feito corretamente:
    1. Usar fitas de auto seguro (solteira) finas, diminuindo o volume de coisas penduradas na cadeirinha.
    2. Deixar pontos distintos para o auto seguro e para a corda nos sistemas de rappel.
    3. Posicionar a conexão do auto seguro de modo a facilitar sua retirada ao ficar na corda.
    4. Usar mosquetão grande como o principal da cadeirinha. O ideal é usar o modelo pera.
    Podem parecer banais, mas ajudam muito num momento de cansaço. Já vi muita gente tendo que largar a corda para poder retirar o auto seguro, e com os braços cansados pela subida. Outra coisa comum é esquecer de desconectar o auto seguro. Estes são momentos potencialmente perigosos, pois a pessoa não está concentrada no rappel.
    Rapelar é um procedimento simples, mas nem por isso seguro. Vamos nos divertir, sem esquecer de dar a devida atenção ao que fazemos. Aliás seguro mesmo você estará somente quando voltar para casa. Ou será que não ? Há mais gente quebrando a perna tropeçando em escadarias do que na rocha...
     
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  4. Paulo Avila

    Paulo Avila Member

    Quando monto o meu backup com um cordelete de 7mm acho que ele não fica bom. Qual a espessura e o comprimento ideal para o cordelete de backup? É possível usar uma fita de 60 ou 80 com para montar o backup?
     
  5. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

  6. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Com fita eu nunca vi, sempre usam cordeletes e a espessura tem que ser menor que a da corda, eu uso 6mm e 7mm, às vezes 5mm, com relação ao comprimento você tem que testar vários tamanhos e achar o mais adequado aos seu sistema, no meu caso é de dois palmos de mão já fechado com nó de pescador.

    viva a escalada
     
    Última edição: 2/6/17
  7. Paulo Avila

    Paulo Avila Member

    Recentemente comprei uma solteira multi-chain.
    Melhorou muito o rapel.
    Dá pra estender o freio e montar o backup no loop da cadeirinha com rapidez e facilidade.
    Uma importante dica para o backup é comprimento do cordelete.
    Uso um loop de 40cm com cordelete de 6mmm.
     
  8. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Paulo, você usa o reverso?

    Segue um vídeo.
     
  9. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

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  10. Paulo Avila

    Paulo Avila Member

    Na minha opinião o ponto mais importante do Rapel é conhecer a via na qual se esta rapelando.
    De nada adianta observar N procedimentos de segurança se você chegar em um ponto da via no qual você não consegue mais descer, por não ter encontrado nenhuma proteção, por exemplo, nem subir, uma via em móvel quando você não levou móveis, por exemplo. E mais, se estiver rapelando no escuro, mais vale uma lanterna de cabeça do que um back up.

    Para mim, vale a pena unir cordas sim. Basta usar um nó simples.

    Vale a pena fazer rapel simultâneo muitas vezes também.
     
    Última edição: 27/7/17
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  11. João Luiz

    João Luiz Member

    Interessante procedimento para rapelar em um único ponto de ancoragem.

     
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  12. Paulo Avila

    Paulo Avila Member

    É um backup pra descer de cadeirinha,
    Agora levar uma malha rápida, isso eu sempre faço. Não precisa ser o de 8mm (22 kn). Dois de 6mm (5kn) são mais e ainda mais seguros.
     
  13. Johano Enhiko

    Johano Enhiko Member

    MT interessante msm esse procedimento.
     
  14. Johano Enhiko

    Johano Enhiko Member

    Paulo, djx
     
  15. William Moya

    William Moya Active Member

    Importante esse lembrete dos cabelos longos estarem presos para evitar travar no freio.

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  16. Johano Enhiko

    Johano Enhiko Member

    MT bem lembrado!!!!!
     

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