Por que não devemos segurar na costura.

Discussão em 'Lesões e Acidentes' iniciado por Rocha, 3/9/16.

  1. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Uma foto macabra no instagram mostra um mosquetão enfiado na mão de uma pessoa. Basta dizer que era uma ferida feia e eu me vi pensando sobre isso e perguntando como um mosquetão pode entrar tão profundamente na mão de alguém e se essa pessoa conseguirá se recuperar totalmente. Então eu fui investigar mais a respeito.

    IMG_20160903_034539.jpg

    Em novembro de 2011, Giuseppe Beppe Villa, 59 anos, um guia de montanha de Courmayeur, Itália, estava a aproximadamente 30 metros em uma via 5.11d em Muzzerone, um calcário próximo a La Spezia. Ele estava um pouco acima da última ancoragem, escalando em uma seção delicada quando seu pé escorregou e ele caiu. A próxima reação foi perceber que estava com o mosquetão da última costura enfiado profundamente na mão esquerda. “talvez eu tenha tentado segurar a costura” comentou ele por e-mail.

    O Seu segue rapidamente pegou o peso e aliviou paraBeppe, uma vez que a corda também estava passando por esse mosquetão. Deu tempo dele se ancorar e retirar a costura da ancoragem, para o segue poder baixa-lo ainda com o mosquetão inferior enfiado na mão do Beppe. Ele escreveu: ” para uma pessoa pesada como eu, meu parceiro fez um ótimo trabalho bloqueando meu peso imediatamente, me salvando de rasgar a mão inteira”.

    Descobriu-se posteriormente que o mosquetão entrou entre a pele e o músculo. O médico limpou tudo e costurou, deixando-o sem sequelas. Em 15 dias “Beppe” estava guiando novamente.

    Análise:

    Jonathan Thesenga, gerente global de marketing esportivo da Black Diamond disse que vê fotos assim quase todo ano.

    Na Rock and Ice, eu também ouço histórias de pessoas mutiladas ao agarrarem suas costuras. Ante-braços, mãos e dedos costumam ser os mais prejudicados em situações como essas. “Beppe” não se lembra de ter agarrado a costura, mas todas as evidências sugerem que sim. Ele provavelmente escorregou e agarrou no centro da costura enquanto caia e a mão escorregava sendo puxada para baixo a medida que o corpo caia abrindo o gatilho do mosquetão e dirigindo o nariz do mosquetão através de sua pele.

    Nos casos em que os dedos são mutilados normalmente envolvem a corda. mas eventualmente um escalador consegue se machucar como o “Beppe”.

    Prevenção:

    Não segure na costura! Se a queda é limpa e seu equipamento é bom, leve a queda. Mantenha em mente que em uma escalada de dificuldade é comum ficar mais difícil segurar uma costura e costurar do que costurar segurando nas agarras.

    Aqui vão algumas dicas:

    1. Nunca agarre uma costura se você estiver fora de controle ou caindo.
    2. Antes de agarrar certifique-se que esta bem apoiado e sem risco de quedas.
    3. Se for extrema necessidade, mesmo sendo contra-indicado pegue no meio da costura, entre os mosquetões na parte do tecido.
    4. Se você esta malhando um lance tire sua daisy e costure-a na ancoragem, se ajeite e peça ao segue para retirar a folga.
    5. Não deixe virar um hábito segurar na costura! casos como o de Beppe mostram como somos suscetíveis em quedas.

    Publicado originalmente na Rock and Ice nº 211 (tradução livre)
     
    Última edição: 26/10/16

Compartilhe esta Página