Parceiros para escalar (para escalar mais)

Discussão em 'Parceiros para escalar' iniciado por Rocha, 30/5/17.

  1. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Escolhendo Parcerias (para escalar mais)

    por fabricio

    Conseguir parceria as vezes não é tão fácil. Tem aqueles que parecem ter parceiros saindo pelos cotovelos, enquanto que pra outros achar alguém pra escalar é mais difícil que encontrar agulha no palheiro.
    Nossas parcerias normalmente acontecem por “seleção natural”. Nos juntamos com aqueles que estão no mesmo nível e, talvez por isso, com interesses e objetivos parecidos. Queremos escalar as mesmas vias, mais ou menos o mesmo grau, nos mesmos lugares etc. Isso é bom pra todos, certo?

    Nem sempre. As pessoas com quem escalamos podem ser o fator principal e determinante do quão bem estamos escalando e progredindo, ou do quanto estamos estagnados e sem perspectiva.

    Se todos ao seu redor estão buscando seus limites, tem a mesma “gana”, disposição e vontade de progredir, o benefício é mútuo. Se por outro lado seus parceiros são menos ambiciosos, tem outros objetivos na escalada (como fuga de stress) e escalam as mesmas vias há anos, as chances são de que você vai “relaxar”, se adaptar a essa realidade e seguir no mesmo ritmo, sem nem mesmo perceber.

    Querendo ou não, somos influenciados, afetados por aqueles com quem convivemos, e na escalada isso não poderia ser mais verdadeiro.

    Se seu parceiro ou grupo escalam 7c, por exemplo, logo você vai estar escalando 7c. Se todos escalam nono grau, você vai entrar na mesma vibe, se esforçar mais, adquirir hábitos do grupo, talvez começar a treinar, se arriscar mais e em pouco tempo aquele grau que antes parecia inalcançável vai deixar de ser algo tão distante.

    Bons parceiros tem boa atitude, são encorajadores e são seguros.

    Contudo, escalar determinado grau ou mandar vias difíceis não transforma ninguém em um bom parceiro(a). Se alguém se acha melhor do que você porque escala melhor, esse alguém não vai lhe trazer muito de positivo, seja na escalada ou em qualquer outro aspecto. Da mesma forma com que talvez outro escalador, ainda que menos experiente, pode enxergar potencial em você e com um pouco de incentivo lhe encorajar a experimentar(e provavelmente conseguir) algo que antes você nem sequer cogitaria.

    Encontrar esse parceiro ideal nem sempre é fácil. Enquanto muitos já têm seus parceiros fixos, outros têm horários que não batem, tem a família, o trabalho, compromissos etc. Mas pra tudo isso dá-se um jeito, e fazer aquele sacrifício extra pode gerar dividendos pro seu desenvolvimento na escalada.

    Como encontrar esses parceiros? Lembra da seleção natural? Pois bem, a dica é focar em você. Buscar ser você um parceiro ideal. Seja honesto e faça uma auto-análise. Você é uma pessoa tranquila, positiva? É atento na escalada, conhece e pratica as técnicas de segurança? incentiva os outros? é organizado, confiável, não fura nos compromissos? Tornar-se um parceiro ideal é mais que meio caminho andado na hora de encontrar o seu.

    … escalar determinado grau ou mandar vias difíceis não transforma ninguém em um bom parceiro(a).

    Bons parceiros têm boa atitude, são encorajadores e são seguros. Isso por si só já deve lhe ajudar a melhorar e progredir no seu nível de escalada. Se tiver a oportunidade de se juntar com alguém mais experiente que você, não só vai aprender mais, através da convivência e aprimoramento de sua técnica e postura mental, como também a sua percepção do que é possível, do que é difícil, e daquilo que você considera dentro dos seus limites físicos e mentais, também irão naturalmente se adaptar, e isso passará a ser a sua nova realidade.

    É claro que, querer é preciso. Nada disso terá efeito algum se suas metas e objetivos na escalada são menos ambiciosos, ou se você não estiver disposto a fazer aquele esforço extra para alcança-los. Se essa vontade não estiver em você, não tem parceiro no mundo que o fará chegar lá.

    Como disse George Eliot:

    “It will never rain roses: when we want to have more roses, we must plant more roses.”

    Obviamente estamos falando da influência das parcerias para aqueles que querem aumentar o seu grau na escalada, seja para se manter motivado, para aumentar suas opções de vias ou por qualquer outro motivo. Não há nada de errado em manter-se no seu nível atual ou até mesmo diminuir o grau em que você se encontra.

    Ter metas e objetivos não é nada ruim, pelo contrário. Para a maioria de nós o importante é o pacote todo, estar ao ar livre, com os amigos (e fazendo novos), conhecer novos lugares, e não apenas atingindo metas. Até porque se sua motivação está em cadenas ou em chegar no topo de montanhas, bem prepare-se, porque a escalada também esta repleta de quedas (muitas, muitas quedas) e muitas derrotas.

    DSCN3521.jpg
    Jomi, João e Fabrício. Chuva no meio da Pedra Branca. Parceria até na hora de abortar a missão.

    Fonte: http://www.escaladaemrocha.com.br/uncategorized/parcerias
     
    c3po, Alex, Ana Carolina G e 1 outra pessoa curtiram isso.
  2. André

    André New Member

    Arrumar um parceiro de escalada com experiência, desejo, sintonia, condição financeira e disponibilidade para escalar uma rota desafiadora certamente é difícil.
    Ao longo dos anos que escalo tive grandes amigos e fizemos grandes parcerias, porém com o tempo as prioridades de cada um foram mudando, inclusive as minhas. Ao contrário de muitos sempre continuei a escalar as rotas que sonhei, apenas sigo com uma intensidade menor.
    Tive que formar novas parcerias e entender que muitas vezes não conseguimos desenvolver e treinar nossos amigos para realizar nosso projetos, pois cada pessoa escala por um motivo diferente (metas, aspirações, ritmo..).
    Cada dia estou mais certo que não podemos esperar, temos que correr atrás dos nossos sonhos e criar nossas oportunidades.
     
    Matt Carmody, c3po e Alex curtiram isso.

Compartilhe esta Página