Morro dos Cabritos - Teresópolis - RJ

Discussão em 'Teresópolis' iniciado por Rocha, 3/2/17.

  1. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Pedra dos Cabritos (ou Morro dos Cabritos), no Vale dos Frades, Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro.

    A via, Carpinteiro do Universo (5º VIIa E3), que tem entre 500 e 600 metros de extensão, foi conquistada em 4 investidas e concluída em outubro de 2006 pelos escaladores teresopolitanos Daniel Bonella, Josemar Sechin (Mazinho) e Marcio Torres (Preá), com a ajuda do Sucrilho e do Leonardo Popaye na última investida.

    Localizada entre O Céu é o Limite e a Via Normal, a Carpinteiro do Universo tem 8 enfiadas e termina na 22ª enfiada da Céu é o Limite, na grande horizontal depois da chaminé, faltando ainda 3 enfiadas bastante técnicas para o cume. Os escaladores abriram também uma variante da via na sexta enfiada, para a via tradicional, que chamaram de Estação Arco Verde, Estação Terminal, uma horizontal de 30 metros (III). A variante tem esse nome pois é a última opção de se sair da via facilmente em segundos, antes de uma tempestade, ou em caso de abandono.

    Equipamento:
    2 cordas de 50 m, 12 costuras, friends médios e pequenos (do Camalot 0,5 ao 3, repetindo o nº 2) e nuts médios.

    Como chegar:
    No Km 21 da estrada que liga Teresópolis à Friburgo, há uma estrada de terra situada à direita. Seguindo entre 7 e 8 km, logo abaixo do Morro dos Cabritos, tem uma casa à esquerda da estrada e um curral à direita. É possível estacionar o carro na frente da casa. A caminhada, de cerca de 30 minutos, tem início à esquerda do curral e passa por um longo pasto. Após o pasto a trilha segue em diagonal para esquerda e depois em zigue-zague. A base fica situada à esquerda do final da trilha, no topo do pasto. Para acessá-la é necessário margear a montanha entre a rocha e o pasto, e ao encontrar uma chapeleta encontra-se a via.

    Onde Ficar:
    Pode-se bivacar ou acampar na estrada, ao lado do rio. Existem bons lugares para dormir a cerca de 200m antes do início da caminhada, que começa no curral.

    Descida:
    O rapel pela via é possível, porém trabalhoso. Pode-se descer também pela via Normal (face oeste) com apenas uma corda. Também é possível descer andando, contornando a montanha pela face leste, porém a trilha não é bem definida.

    foto_34882_2006-10-25_grande.jpg foto_34883_2006-10-25_grande.jpg
     
    Editado por um moderador: 5/5/17

Compartilhe esta Página