Freio Grigri 2

Discussão em 'Equipamentos' iniciado por Rocha, 25/10/16.

?

Qual a sua avaliação do produto?

  1. Excelente

  2. Bom

  3. Ruim

  4. Péssimo

Results are only viewable after voting.
  1. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Nos 20 anos desde que o Petzl Grigri foi inventado, nenhum outro “freio assistido” tem conseguido competir com sua ergonomia, confiabilidade e performance. Até agora.
    1342436536.jpg
    O Petz Grigri 2 é uma grande evolução do que já era um grande equipamento. Essa versão é menor e mais leve, funciona melhor nas cordas finas modernas, freia melhor do que antes e dá melhor controle quando descendo.

    Eu testo muito equipamento, mas eu nunca vi algo criar tanto barulho entre escaladores na montanha e no ginásio. Em uma ocasião, o Grigri 2 foi na realidade roubado do meu pacote (“você sabe que é você seu holandes bastardo”). Após oito meses de testes eu posso dar minha opnião.

    Petz recomenda usar o Grigri 2 com cordas de 8.9mm a 11mm; virtualmente qualquer corda simples disponível no mercado hoje em dia. Essa marca é a mais significativa melhoria sobre o Grigri anterior, que oficialmente deveria funcionar com cordas de 10 a 11 mm. Cordas tem afinado nas últimas duas década, e desde os dias de Clinton e do Rock Grunge, nenhum escalador de respeito que eu conheça usa uma corda mais grossa que 9.8mm, ainda assim a maioria continuou a usar o Grigri. Eu confesso que usei cordas tão finas quanto 9.1mm no Grigri antigo – e o equipamento travava bem em quedas, descer poderia ser dificil, trabalhoso e arriscado.

    Eu coloquei o Grigri 2 sob um teste moderno: Usando uma corda escorregadia nova, 8.9mm, corda simples. Eu fiquei surpreso quão bem o Grigri 2 funcionou bem com essa corda desconcesrtantemente fina. Ele pegou quedas sem problemas, e até meu parceiro, que é mais pesado que eu 20kg, foi capaz de me baixar na corda 8.9 com total controle. Em comparação, eu testei meu antigo Grigri e não consegui fazer ele travar de forma alguma! Então esta confirmado: O Grigri 2 de fato funciona melhor com cordas finas.

    Isto dito, a 8.9mm estava quase fina demais, para ser usada no Grigri2. Funciona, mas eu senti como se eu precisasse tomar cuidado com a corda escorregadias como eu fiz quando dei segurança com meu Grigri antigo e usei cordas novas e finas. Eu recomendo usar o Petz Freino – o mosquetão que permite redirecionar o final do freio e baixar com mais controle.

    Ao contrário do espectro, eu testei o Grigri 2 com minha corda grossa e antiga de 10.2mm e ela passou pelo equipamento sem problemas. WOW isso é uma grande variação para um equipamento de freio assistido, sob qualquer perspectiva.

    Com aproximadamente 170 gramas (5,9 onças), o Grigri 2 é 20% mais leve e 25% menor que seu antecessor. Parte da redução de peso vem do tamanho menor, mas a Petz também redesenhou a alavanca. Essa mudança é onde as duas peças se diferenciam. O Grigri antigo projetava a alavanca pra cima e pra fora quando se conectava o mosquetão; ele se projetava tanto que permitia que você o liberasse ao empurrar o peso sobre ele para baixo (sem precisar mover a alavanca). Anteriormente, era assim que eu liberaria corda para meu parceiro de escalada quando ele voltasse a escalar liberando o peso da corda. No entanto, a nova alavanca, mais magra não se projeta, não permitindo assim a alavancagem. Isto resulta em maior dificuldade para liberar sem abrir e puxar a alavanca para trás. Eu vejo isso como uma grande melhoria na segurança, pois fica mais dificil de liberar seu parceiro acidentalmente.

    Esse novo design mais ergonomico, encaixa melhor sua mão e funciona melhor com a “nova técnica de segurança” para dar corda, agora recomendado pela Petzl.

    Em comparação com o antigo Grigri, descer m escalador de baldinho com o Grigri 2 é como dirigir um carro com controle de tração e outro sem. O Grigri 2 lhe dar maior controle, graças a algo que a Petz chama de “descensão progressiva controlada”. Esse mecanismo foi descrito para mim como o oposto a um “arco composto” – no qual você o puxa para tras na linha e as polias do arco te ajudam a fazer força. O Grigri 2 é o reverso disto, a cada 3 graus que você o puxa de volta no processo de descida, as polias internas apenas abrem 1 grau. O resultado é uma descensão muito mais suave e controlada – algo que eu apreciei bastante enquanto rapelando ou descendo na minha corda de 8.9mm.

    Escaladores de Tradicional, de muitas enfiadas e big-wall descobriram que o Grigri 2 cabe no baudrier melhor do que o seu antecessor.

    Por: Rock and Ice (versão web) – Andrew Bisharat
    Traduzido por Allysson Laurentino em 10 de Maio de 2016.
     
  2. Paulo Avila

    Paulo Avila Member

    O grigri é um equipamento muito mais seguro que o ATC. Eu só uso o ATC para descer rapelando com corda dupla.
     
    Roman curtiu isso.
  3. Roman

    Roman Member

    O grigri é recomendado apenas para escalada esportiva, e nunca para tradicional com segue por cima, pois existe a possibilidade de ele destravar na queda do escalador que está de top.
    Esse recomendação é do próprio fabricante.;)
     
  4. Paulo Avila

    Paulo Avila Member

    Colega,

    Com todo respeito, mas onde você leu/ouviu que não se usa grigri por cima ou que deve ser usado só em esportiva? Confirme você mesmo no endereço oficial da Petzl (https://www.petzl.com/US/en/Sport/Belay-devices--descenders/GRIGRI-2#.WNkpG_nyuUk). Se estiver dando segue de cima não se esqueça de usar uma costura redirecionadora ou passar a corda pelo mestre se ele estiver em uma posição acima de seu grigri.

    upload_2017-3-27_12-26-16.png
     
    Administrador e Francisco curtiram isso.
  5. Roman

    Roman Member

    Paulo,
    Recebi essa orientação de um amigo, o qual disse que essa informação estava no manual da petzl, agora com seu anexo, percebo que repassei a informação sem verifica a fonte. Quando tiver a oportunidade vou conversar com ele.

    Obrigado pelo esclarecimento.
     

Compartilhe esta Página