Excelentes razões para não colocar o dedo dentro de uma chapeleta

Discussão em 'Lesões e Acidentes' iniciado por William Moya, 29/6/17.

  1. William Moya

    William Moya Active Member

    Certamente qualquer pessoa que escala, principalmente em vias esportivas, já teve a tentação de colocar o dedo dentro do olhal de um grampo "P" ou de uma chapeleta para se equilibrar ou no momento de um "sufoco".

    Essa é uma péssima idéia, que pode apresentar consequências trágicas: se você cair enquanto o dedo está dentro do olhal da chapeleta (ou até mesmo do grampo "P") você pode sofrer uma "avulsão" do dedo (veja a ilustração ao lado).

    O mesmo resultado pode ser obtido quando se utiliza anel, aliança (ou anéis) nos dedos, e por algum motivo este acaba ficando "preso" em algum cristal (mais comum no granito) e subitamente se perde os apoios para os pés (uma agarrinha quebrando, por exemplo).

    Se você precisar "artificializar" um lance em uma escalada, não faça isso colocando o dedo dentro da chapeleta/grampo "P": prefira colocar uma costura e se "puxar" na fita expressa... (ou até mesmo utilize uma fita mais longa para isso).

    E quanto ao anel/aliança... se você for casado(a), noivo(a), converse com seu parceiro(a) e considere bem se vale a pena correr o risco de esquecer de tirar o anel quando for escalar... (muita gente que escala costuma usar o anel/aliança pendurado no pescoço, com uma correntinha...)

    Ou seja: nunca coloque o dedo dentro de uma chapeleta, principalmente para "se puxar" e lembre-se sempre de remover anéis e alianças quando for escalar !

    As imagens abaixo mostram avulsões anelares... que é quando o anel/aliança/dedo fica preso em alguma coisa... exatamente como pode acontecer se você colocar o dedo dentro do olhar da chapeleta... (são imagens fortes, visualize por sua conta e risco) creio que convencem qualquer um...

    Boas escaladas seguras !

    dedo01.jpg dedo00.jpg dedo02.jpg dedo03.jpg dedo04.JPG dedo05.jpg dedo06.JPG

    por Davi Marski, agosto de 2013
     
  2. Ana Carolina G

    Ana Carolina G New Member

    CA-RA-CA!
     
    Rocha curtiu isso.
  3. João Luiz

    João Luiz Member

    Ao praticar esportes, não o faça com anéis.
    Em caso de acidente, olhem o que pode ser feito

     

Compartilhe esta Página