Desclipagem acidental

Discussão em 'Discussões Gerais' iniciado por Rocha, 27/10/16.

  1. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Em agosto de 2014, o escalador Wayne Crill caiu 25 metros enquanto tentava uma primeira ascensão no Canion Eldorado, no Colorado. Embora ele estava usando capacete, ele sofreu um grave ferimento na cabeça e ainda enfrenta um longo caminho na recuperação. De acordo com o relatório do acidente, Crill colocou nove peças de proteção antes de cair 3 metros acima da última peça e havia colocado um nut e um micronut para minimizar o impacto nas peças. Quando ele caiu as duas últimas peças quebraram, o que era de se esperar, apenas os cabos ficaram no lugar, as próximas proteções ficaram no lugar, no entanto já havia folga o suficiente para ele bater no chão. Os dois mosquetões do lado da corda de alguma forma tinham se desclipado. O Escalador aparentemente fez tudo certo, então vamos analisar o que deu errado e descrever como impedir que isso aconteça contigo.

    Análise

    1-1.jpg
    Figura 01
    2-1.jpg
    Figura 02
    Crill tinha estendido seu equipamento com costuras alpinas (dois mosquetões e uma fita longa) para clipar sua proteção. Investigadores do acidente consideraram a vibração do gatilho (quando o gatilho do mosquetão se abre devido ao impacto com a rocha ou algum outro obstaculo), mas todos os mosquetões eram de gatilho wiregates, que tornaram esse cenário improvável. Os mosquetões wiregates também sofrem pressão no gatilho, no entanto o gatilho não se abre, tornando a opção de a fita ter se desclipado ainda mais remota. Os investigadores definiram que a explicação mais provável é que, quando as partes superiores saíram da parede, causou uma chicotada violenta da corda, isso então levou a corda a andar lateralmente nos mosquetões nas próximas duas peças virando de cabeça para baixo (figura 1) e pousando com a porta no topo da fita, uma situação semelhante a clipada por trás. Neste ponto, a força da queda provocou a desclipada da fita (figura dois). Muitos da comunidade de escalada tem negado o acidente, mas a verdade é que isso aconteceu duas vezes em uma só queda. Nós conversamos com o Guia Joey Thompson, que testemunhou a desclipada dos mosquetões, para aprender como escaladores podem evitar esse tipo de acidente.

    O Problema dos nós

    Este acidente provocou discussão saudável através das mídias sociais, e uma sugestão feita por muitos escaladores foi os anéis de borracha (O-Rings) usadas para prender as fitas da costura aos mosquetões, particularmente em fitas de Dyneema, porque elas enfraquecem a fita no local onde ela se prende, significando que pode falhar sob pressões muito menores do que as projetadas. O-Rings podem reduzir a resistência total das costuras e Thompson comenta ” como um guia de montanha, eu uso equipamentos baseado nas orientações dos fabricantes, e até eu pegar algumas para testar as configurações de O-Rings, eu não recomendo usar”

    Opções de Prevenção

    • Use dois mosquetões na corda em posições opostas. Se você estiver estendendo com uma costura alpina, você já terá um mosquetão extra no equipamento, apenas realoque para o final da fita.
    • Use cordas gêmeas, o que adiciona uma camada extra de segurança ao reduzir os vetores força e tenha um backup independente, caso uma das cordas falhe.
    • Quando colocando seu equipo, certifique-se que as fitas estão esticadas, sem nada torcido.
    • Clipe a corda lateralmente de forma que o gatilho vai direcionar a corda no sentido que você esta a empurrar. Isso ajuda a garantir que apenas o mosquetão e a corda vão sofrer o impacto de uma queda, e não o gatilho.
    • Tente um mosquetão de rosca para colocações em pontos críticos, mas certifique-se que será fácil manusear tudo com apenas uma mão. Pratique sacar e clipar no chão para ficar tão acostumado quanto possível. Nós gostamos do Black Diamond Magnetron e o Edelrido Strike Slider por sua fácil manuseabilidade.
    • Estenda a fita apropriadamente para que a corda não faça zigzag, o que aumenta a força aplicada no equipamento em caso de quedas e se torna mais fácil que algo dê errado. Uma corda com um zigzag é mais provável que ela chicoteie de forma imprevisível como a corda do acidente relatado.
    Nota.: Em 2013 a AMGA reconheceu Joey Thompson como o guia do ano e também no verão de 2014, tom se tornou a 92º pessoa a se tornar um americano reconhecido como guia pela IFMGA.
     
    Johano Enhiko curtiu isso.
  2. Johano Enhiko

    Johano Enhiko Member

    Bem o interessante, Rocha, esse relato. Eu tenho uma dúvida com relação a costura longa a qual nunca consegui resolver. Nas expressas, não vejo esse problema por serem curtas, já nas longas, com fita de 1,20 metros, o mosquetão da corda fica mt "frouxo" balançando mt conforme se vai escalando. As vezes olho p baixo e vejo q a fica está toda enrolada. Fico bem preocupado pq pode o mosquetão parar dobrado e numa queda, desculpar da corda ou da fita. Cm resolver isso? Há como?! Abraço.
     
    Rocha curtiu isso.
  3. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

  4. Johano Enhiko

    Johano Enhiko Member

    Show!!!! Mas vc coloca os o-rings nós dois mosquetões? Tanto no do grampo cm no da corda? Eu tenho essas borrachinhas somente nos mosquetões do grampo e mesmo assim vejo o mosquetão da corta ficar todo bagunçado. Vc sugere colocar no mosquetão da corda?
     
  5. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Johano Enhiko curtiu isso.
  6. Johano Enhiko

    Johano Enhiko Member

    Puuuuutz. Essa regra só vale para as costuras longas né? Pq eu comprei um jogo de expressa da Black Dimond é o String estas no mosquetão do grampo. Cara, tô aprendendo muito aqui c vcs. São detalhes q passam despercebidos nos cursos e depois eh difícil perguntar a alguem...
     
  7. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Curtas e longas seria o mesmo esquema "String no mosquetão da corda", mas se o fabricante colocou String nos dois mosquetões ou apenas em um e ele está orientando no manual a usar esse mosquetão com string no grampo, você deve seguir a orientação do fabricante. Depois se puder mande a foto de sua costura.
    positionnement-degaine-1.jpg positionnement-degaine-2.jpg
     
  8. Johano Enhiko

    Johano Enhiko Member

    Rocha, me perdoe!!!! Falei besteira. Está, sim, no mosquetão curvo, q vá na corda. Confundi. Vc tem razão. Eu q vi errado msm. E faz todo sentido ser no mosquetão da corda. Mas msm assim qnd eu escalo ele fica todo bagunçado conforme a corda se movimenta. Mas isso deve ser normal né, pelo fato de ser uma fita de 1,20mts.
     
    William Moya curtiu isso.
  9. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

     
    Johano Enhiko curtiu isso.
  10. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

     
    Johano Enhiko curtiu isso.
  11. Flavio

    Flavio New Member

    Ressuscitando um tópico, não se usa sling no mosquetão do grampo, justamente para evitar de ele desclipar, se ele estiver muito preso na fita, e a corda tencionar, puxa a costura para cima, faz com que o gatilho vá em direção à volta do grampo ou da chapa, abrindo-o. por isso o mosquetão do grampo é sempre solto na fita.
     
    William Moya curtiu isso.

Compartilhe esta Página