Dando Segue a um Escalador mais Pesado

Discussão em 'Discussões Gerais' iniciado por Rocha, 25/10/16.

  1. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Escaladores que seus parceiros são 15 kg mais pesados ou mais normalmente são jogados quando o escalador guia leva uma queda. No entanto este fenômeno é desconcertante a primeira vista, porém pode ser perfeitamente seguro com algumas precauções simples – e pode permitir uma queda suave para o escalador.
    983_34_73-wall-and-mount-climbing.jpg
    Alguns escaladores recomendam ancorar um segue mais leve ao chão, mas isso pode causar uma experiência dura ao cair. Na maioria dos casos, permitindo a um segue de escalada esportiva a mover-se para reduzir as chances de uma lesão para o guia e para o segue, e também reduz a força aplicada ao sistema.
    a2.jpg
    a1.jpg

    Posição: Quando dando segue, fique diretamente abaixo da primeira chapa/grampo. Se o guia cair, isso assegurará que você será jogado imediatamente para cima e não arrastado pelo chão ou ser arrastado pela pedra.

    Tênis para cima: Use tênis com solado resistente, fechado nos dedos: não use sandálias! Como você estará com as duas mãos na corda, então serão seus pés que te manterão afastados da rocha. Em uma queda forte as forças podem ser violentas, então luvas para rapel podem ser bem vindas – e se você não for descolado demais – um capacete pode ser interessante.

    Folga: Se a primeira chapa/grampo for muito próximo do chão, considere desclipa-la após ter a segunda chapa protegida; isso irá prevenir que o segue seja jogado de encontro a primeira costura. Ou use uma “stick clip” para “isolar” a primeira chapa/grampo, eliminando a descida pra desclipar ou a desclipagem acidental.

    Terreno: Analise a area abaixo da primeir ae segunda chapa/grampo, seguindo seu caminho provável ou a trajetória acima. Há algum bico de pedra ou rocha pontuda para ficar ciente? ou a rocha é suave e tranquila? Perceba onde você provavelmente cairá – tomara que os pés primeiro! – a 1, 3 ou 5 metros acima. Se houver uma chance de ser arrastado para alguma coisa pontuda, ache outro via ou um segue mais pesado.

    Esteja Pronto: Quando o guia cair da via, segure-se e trave o corpo inteiro para evitar ser catapultado. Não pule! Se o guia estiver baixo na escalada, considere abaixar-se em um joelho. Isso irá aumentar a distância entre o segue e o guia em um ou dois metros, o que deverá ser suficiente para evitar que os dois se choquem. Se o choque for inevitável, vire sua cabeça, mantenha a boca fechada para proteger sua mandíbula e não largue a mão da corda em hipótese alguma.

    Esteja Alerta: A medida que você for puxado, mantenha seus pés abaixo de você – o movimento vai parecer um tipo rápido de rapel reverso. Sua meta é deixar o chão com equilíbrio.

    Comunique-se: Agarras de descanso, bixos que podem sair de buracos, um bom segue deve estar preparado para uma queda a qualquer momento. Ainda assim, o guia pode ajudar. Quando uma queda parece ser uma possibilidade distinta, grite: “fique de olho” “se liga” deixe o segue em alerta máximo.

    publicado em climbing.com por Dave Sheldon
     
    Última edição: 2/6/17
    Johano Enhiko curtiu isso.

Compartilhe esta Página