Como cair na escalada

Discussão em 'Discussões Gerais' iniciado por Rocha, 24/10/16.

  1. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Escale mais forte ao aprender a cair com confiança

    Cair é essencial para evoluir como um escalador. O Ditado já avisa, se você não esta caindo, não esta tentando duro o suficiente. Para evoluir, você precisa tentar movimentos que estão no auge da sua habilidade, quando você tenta duro o suficiente, você vai cair. Quedas de Top Rope são as mais seguras. Mas cair também pode ser bem seguro e protegido em quedas de guiada, desde que você tenha uma boa técnica e um bom segue. Antes de escalar em uma situação onde você pode vir a cair, pense nos perigos: em rochas de baixo angulo, se há uma borda ou quina abaixo que você pode vir a bater. Do Contrário, se coloque mais acima ou a baixo em um lugar mais seguro para levar um tranco.
    person-falling-from-cliff.jpg
    Faça:

    • Avise ao seu segue se achar que pode cair. Grite “Se ligue”
    • Grite “Caindo!!!” ao se sentir escorregando. Não grite pegue, se você já começou a cair. Um bom segue de esportiva vai reagir diferentemente quando ouvir Caindo! ou Pegue!. Em ambos os casos, ele irá travar o freio, no entanto ao escutar pegue, provavelmente dara um passo atrás e travará a corda mais fortemente, para evitar que o guia se mecha, possivelmente criando uma queda acelerada
    • Olhe para baixo para ver onde vai cair e se há obstaculos. Isso te leva a uma melhor posicionamento de corpo, em caso de queda.
    • Respire fundo para ajudar o corpo a relaxar. Contando em voz alta, apesar de que você poderá perder alguns pontos no estilo
    • Relaxe suas pernas. Mantenha braços e pernas levemente curvados, com os joelhos moles e prontos para absorver qualquer impacto. Pense: Cair como um gato.
    • Mantenha as mãos para cima, para a frente e um pouco para o lado, para melhor equilibrio e evitar raspa-los sobre a rocha ou prender na corda. Deixe suas pernas abosreverm o impacto quando você balançar na parede.
    Não Faça:
    • Cair com a corda entre seus pés ou pernas. Isso pode te dar uma queimadura ou até mesmo te virar de cabeça para baixo. Ao escalar, mantenha-se alerta de como a corda está se desenrolando; o Segue deve alertar caso você esteja esacalando com a corda atrás da perna. Mantenha-a na frente das suas pernas e pés, ou entre eles, especialmente proximo ao inicio de uma via, quando puxar após uma salicenta, e quando costurar. Se você esta atravessando, tente não pisar para que seu corpo fique entre a corda e a parede, ao invés disso o pé atras da corda. Assim ela permanece na sua frente. Se a cordar terminar entrando entre suas pernas ou tornoze-los, tome o tempo para se reposicionar.
    • Empurrar a rocha ao cair, a menos que você seja um especialista e saiba que se empurrar vai te livrar de uma borda ou outro obstaculo. Empurrar para fora apenas joga seu corpo para fora do equilibrio e coloca-o em posição para bater de volta para a parede quando a corda é esticada.
    • Agarrar qualquer coisa para tentar parar a si mesmo. Agarrando uma costura, proteção ou a corda é uma receita para queimar corda ou um dedo gravemente (Muitos alpnistias perderam dedos desta forma) Deixe a corda e o segue fazerem seus trabalhos.
    Treinando Queda:

    Cair é uma habilidade e a prática te faz fazer melhor. Praticar quedas diminui a tensão antes de uma escalada pesada, ou cura um período longo de medo.

    • Escolha uma escalada esportiva (in door ou outdoor) em uma face negativa ou levemente negativa
    • Escolha um segue experiente. Você quer ter confiança e quem tem experiência em pegar quedas.
    • Escolha um lugar com 12 a 15 metros, então há mais folga no sistema para absorver o impacto e não há chance de cair no chão.
    • Inicie com algumas quedas no Top Rope (simulando que você esta guiando, mas você teria clipado a ancoragem abaixo do seu baudrier. então caia com o nó a alguns centimetros da ancoragem, então um pé ou dois pés. Foque nos itens a fazer de uma boa técnica de quedas.
    • Prátique frequentemente para criar memória muscular e mental.
    Por
    Dougald MadDonald – publicado na Climbing.com
    Traduzido por Allysson Laurentino em 16 de Fevereiro de 2016.

     
    Última edição: 24/10/16
    Johano Enhiko curtiu isso.

Compartilhe esta Página