Ética na escalada

Discussão em 'Discussões Gerais' iniciado por Roman, 20/2/17.

  1. Roman

    Roman Member

    Este código de ética foi discutido no 1º Seminário Paranaense em Março de 1993, e levado para discussão no 1º Congresso Brasileiro de Montanhismo realizado em Curitiba em Julho do mesmo ano

    Dos Pontos De Segurança (Grampos Fixos ou Chapeletas)

    Durante uma conquista deve ser observado o posicionamento dos pontos de segurança, de modo que em hipótese alguma de queda, o escalador toque o solo, arestas ou saliências, representando perigo à sua própria integridade;
    É proibida a adição de pontos de segurança em escaladas já conquistadas, sem autorização dos conquistadores;
    Em caso de regrampeação os escaladores não possuem poder algum para descaracterizar qualquer rota, transferindo a original proteção dos pontos de segurança, de acordo com o artigo primeiro anterior;
    A utilização de dupla proteção nos pontos de parada é um fator que diminui a ocorrência de acidentes e deve ser sempre observada;
    Sempre que possível os pontos de rapel devem ser comuns à varias escaladas;
    Os pontos de segurança estão sujeitos às intempéries e devem merecer constantes observações todo início de uma escalada;
    Um ponto de segurança visivelmente mal colocado, deve ser evitado e informado à União Local de Escaladores para a sua substituição de acordo com o artigo segundo deste;

    Do Meio Ambiente:

    Nenhuma escalada deve transgredir as leis de proteção ambiental. Todas assituações à parte devem ser discutidas pela União Local de Escaladores e decidido através de votação por maioria absoluta (50% mais um voto);
    Todo escalador é responsável pelo seu material e lixos;
    Todo escalador tem a obrigação de divulgar e conscientizar a proteção ao meio ambiente;

    Do Material Móvel:

    Deverá ser utilizado material móvel sempre que possível, evitando-se o uso de pontos fixos ao lado de fissuras, fendas, rachaduras às quais seria óbvio o uso de materiais móveis;

    Ética e Estilo:

    Ética e estilo nunca devem ser confundidos, sendo que ética são regras que definem uma atitude ou postura diante do esporte e ao meio e é flexível de uma região para outra. O estilo faz parte das características de cada escalador, ilimitado e autojustificado na relação de movimentos ao realizar uma escalada;
    Corda de cima, Hang Dog, Pink Point, Red Point e Solo, ficam classificados como estilo reservado de cada escalador que saberá definir seus limites, sendo porém mundialmente conhecido como melhor estilo o On Sight guiando;

    Da Conquista:

    Nenhum escalador possui o direito de reservar para si qualquer rota ou pedaço de pedra, somente se estiver colocando evidentes esforços para efetuação de seus objetivos, seja aproximação, ou colocação de grampos; Em caso da modificação das intenções o escalador tem a responsabilidade de expressá-las à comunidade local, deixando-a aberta a todos;
    Toda conquista deverá ser divulgada no catálogo que deve ser editado anualmente;

    Da Graduação

    Todo grau de escalada deve ser considerado On Sight;
    As graduações de artificiais devem estar dentro dos padrões, fator H e segurança ; expostos no catálogo local;

    Da Moral:

    Todo escalador deve utilizar de sua liberdade, usufruindo de seu espaço respeitando o próximo;
    É considerado imoral marcar com magnésio rotas ou boulders, com intuito único de legitimar uma ascensão não executada;
    Todo escalador tem a obrigação de prestar auxílio em caso de eminente perigo;
    Todo escalador tem o dever moral de transmitir uma boa atitude em relação à montanha e à prática do esporte;

    Do Equipamento, do Resgate ou Acidente:

    Todo escalador tem a obrigação de prestar auxílio técnico ou de primeiros socorros, quando assim lhe for pedido;
    Todo escalador é responsável pelo seu equipamento e manutenção do mesmo;

    Conclusão Sobre o Código

    Este código pode e deve ser alterado sempre que necessário e em consenso da União Local de Escaladores. Deverá ser respeitado por toda a comunidade e visitantes.
     
  2. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Download estudo sobre ética: download

    RESUMO O pensamento complexo entende a ética não apenas pelo respeito moral ao outro e ao meio. Ele a enxerga como uma construção entre os antagonismos da natureza humana. O objetivo dessa pesquisa concentrou-se na verificação de como ocorre na prática da escalada escolar a relação com o outro. O método baseado na Epistemologia Qualitativa permitiu confrontar estudantes do Ensino Fundamental com a ética da escalada. Os resultados da pesquisa apontam para o desenvolvimento de um senso de responsabilidade com a vida, pouco comum nas práticas educativas tradicionais. Os valores da dignidade humana, solidariedade e assunção dos riscos na aventura foram assimilados pelos alunos pela ligação ao outro por uma corda, sentindo a fragilidade da vida em suas mãos. Essa experiência aponta para novos caminhos para uma educação cidadã, pautada na ética humana. Palavras-chave: Complexidade. Ética. Montanhismo.
     
  3. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Práticas e Ética na Escalada Esportiva (Pode isso Arnaldo?)

    Uma vez eu fui num médico por causa de minhas lesões nos dedos devido à escalada. Quando eu expliquei a ele o que eu fazia, ele me perguntou porque eu não subia pela escada. WTF???!?!!??Pra quem está de fora, nosso universo da escalada é um mundo a parte, e até mesmo quem já está a algum tempo nessa ainda não entende algumas “regrinhas” subliminares (nóias) que temos, e muitas vezes surge alguma cadena polêmica, que fulano diz que mandou a via a vista, o outro diz que não foi a vista, e um terceiro diz que nem cadena foi. Para orientar os escaladores, o site 8a.nu criou uma tabela de “regrinhas” que todo mundo sabe, segue, mas não está escrita em lugar nenhum. É basicamente o bom senso passado pro “papel”. Esse site 8a.nu pra quem não conhece, oferece um perfil para você cadastrar suas cadenas, e pra cada uma ele te da uma pontuação, dependendo do grau, se foi a vista, flash, etc… e com isso vc entra no ranking nacional ou mundial pra saber seu nível. A maioria das pessoas que eu conheço não liga pra isso, mas eu gosto porque fica um registro histórico das vias que eu escalei, os comentários sobre o que eu senti na época e um gráfico da evolução. Da uma olhada no meu por exemplo. Aí como tem um ranking, os playboy termina as vias pegando na costura da parada, sai com a quinta clipada, segura o pêndulo do bote no meio da via pelo esticar da corda, tem a via inteirinha “beteada”, enfim, aí vai lá e coloca que mandou a vista no 8a.nu pra ganhar mais pontos e ficar na frente dos amiguinhos. Ou como diria o Bruno Marcondes, neguinho já entrou na via n vezes, mas aí vai lá e coloca que foi a vista. E aí os outros playboy fica putinho e eles ficam tretando pela internet dizendo que mandou ou não mandou (acho que até aqui vc não sabe se eu gosto ou não desse site né? kkk) e o bagulho fica engraçado.

    Pra você que está começando e não está entendendo nada, a brincadeira é a seguinte: Toda essa galera que você conhece que já escala e faz essa tal de escalada esportiva joga um jogo cujas regras são as seguintes mais ou menos: escalar guiando as vias inteiras sem cair, sem se apoiar em pontos artificiais como as chapeletas, galhos de árvore nem sentar na corda pra descansar nenhuma vez. Só quando isso acontece podemos dizer que “MANDAMOS” uma via. Pra conseguir algumas pessoas escalam a via primeiro de TopRope, mas a maioria entra guiando mesmo e caindo nos pontos mais duros das vias que estão acima de seus limites, ensaia os movimentos até tê-los decorados e então entra pra “Mandar”. Então, se eu entro guiando numa via, caio 1x no crux mas chego até o final, eu não mandei, a menos que eu entre novamente desde o chão, guiando, e faça sem nenhuma queda, logrando assim a famigerada cadena da via! Encadenei a via, mandei a cadena são sinônimos. Mas como ensaiar uma via ou “Fleshar” – entrar sabendo todos os betas – é mais facil que mandar uma via de primeira sem saber nada sobre ela, a tal da escalada à vista é tida como o estilo mais puro e que mais traduz seu nível atual na escalada, pois mostra realmente qual grau você está mandando por si só. Aí conforme você pode ter lido no post passado, nós alternamos entre mandar vias abaixo do nosso limite para aquecer, nos divertir, aprender um pouco de técnica, os movimentos, e mandar vias no limite e acima dele para nos desafiar e melhorar, ficar mais forte/técnico e consequentemente ter mais vias pra gente escalar abaixo do nosso limite depois que nosso limite é elevado.

    Aí, pra não ter dúvida sobre como são essas regrinhas, não do site mas da maioria das pessoas de bom senso sobre o que você “pode” ou “não pode” fazer pra falar que mandou sua via, traduzi e adaptei uns 10% pra realidade brasileira novamente a tabela do 8a.nu sobre as regras de ética na escalada.



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    Eis aí algumas regrinhas que seguimos inconscientemente!

    Tem algumas tipo desescalar que eu nunca tinha ouvido falar… também pudera né, acho que temos mais bom senso que os gringos hehe nunca vi ninguém guiando até a quinta chapa de uma via, depois desescalando até o chão pra depois entrar pra cadena e falar que valeu. Mas enfim, cada um cada um! E claro, tava incompleto o tópico sobre não chapeletar fendas, então adicionei um pouco do que tenho visto pelo Brasil afora, principalmente Minas e SP nesse quesito.

    Tem um ponto que eu adicionei que não tem mto lá fora, (tem também, mas menos) sobre “VALE AQUELA AGARRA” ou não vale. Reza a lenda que quando o Chris Sharma mandou a via La Rambla, 9a+Fr (12aBR), o cara que tinha mandado pela primeira vez, o espanhol Ramonet, falou que o Chris Sharma usou uma agarra que não vale kkkkk Aparentemente não mudou o grau do crux (mas o ramonet falou que fica mais fácil com ela), era uma agarra aparentemente 30cm pra direita, e depois todo mundo que mandou usou também.

    E aí, alguma polêmica? Acha que tem que mudar alguma coisa? Agora alguma cadena sua passou para a categoria “Curintcha”? (ou seja, vc colocou que mandou à vista mas tinha tentado a saída 5x e depois que saiu do chão não caiu mais?)

    Origem: site
     
  4. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    ÉTICA NA ESCALADA
    Para respeitarmos os conquistadores, os escaladores e o meio ambiente, é necessário tomarmos alguns cuidados, entre eles:

    • Manter trilhas e montanhas limpas, trazendo sempre seu lixo de volta.

    • Não molestar e nem alimentar os animais silvestres.

    • Respeite outros visitantes.

    • Já existem acessos a todas as áreas de escalada, portanto não abra novas trilhas. Na caminhada não utilize atalhos – evite provocar erosão, não arranque galhos, folhas ou flores.

    • Não promova e nem participe de escaladas com um grande número de pessoas. Estas excursões causam grande impacto nas trilhas e nas vias. Aprecie o aspecto reflexivo e contemplativo do esporte, que só é possível longe da multidão.

    • Durante a escalada e o rapel faça o possível para reduzir os danos à vegetação. Quando houver opção, escolha sempre a descida por caminhada, pois o rapel é bastante impactante.

    • Lembre-se que a principal regra é o mínimo impacto e escalar montanhas de forma justa. Não coloque grampos exageradamente e privilegie as proteções móveis e naturais.

    • Resolva os lances naturais oferecidos pela pedra, não coloque e não cave agarras artificiais em rocha. Deixe para criar lances e vias artificiais somente em muros de escalada.

    • Minimize seu impacto no meio ambiente. Use magnésio controladamente e limpe seu excesso.

    • Fezes: enterre-as sempre que não houver banheiros. Não faça seu buraco perto de base de vias, trilhas e corpos d’água. Traga o papel higiênico de volta.

    • Não altere o padrão de proteção das vias de escalada sem a autorização dos conquistadores. Se uma via foi conquistada com muitos grampos, ou com uma grampeação longa, ou ainda com proteções móveis, devemos respeitar estes estilos. Se uma via não tem segurança suficiente para o seu gosto, significa que é demasiada difícil para você. É válido lembrar que o escalador deve se preparar física, técnica e psicologicamente para as escaladas que deseja realizar.

    • Observe que algumas paredes apresentam um histórico de distribuição de vias (distância entre as vias na parede), evite o adensamento de vias não abrindo vias muito próximas das já existentes.

    Fonte: http://www.companhiadaescalada.com.br/pt/mais/artigos/etica-na-escalada/
     
  5. Francisco

    Francisco New Member

    Mesmo sem entender todos os termos, percebo que a escalada é algo realmente sério e não é feito por negligentes e que o respeito ao meio ambiente e ao esporte tem uma certa regulamentação. Parabéns pelas orientações, assim o esporte é a sociedade ganham.
     

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