Vocabulário da escalada

Discussão em 'Discussões Gerais' iniciado por Rocha, 1/12/16.

  1. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Abaulado - É um tipo de pega. Arredondada, geralmente grande, onde não se consegue fechar a pegada, obrigando o escalador a usar a mão aberta e confiar no atrito da mão com a rocha. É o segundo tipo de pega mais odiado pelos escaladores, logo depois da pinça. Em inglês é chamado de “sloper”.

    Academia de escalada - Lugar onde há muros artificiais de escalada. Em inglês, climb gym.

    Aderência - Escalada sobre rocha lisa, sem agarras, usando apenas a aderência entre a sapatilha e a rocha e entre as mãos e a rocha.

    Agarra - Saliência na rocha; pode-se segurar ou pisar nela.

    Alma - É a parte central de uma corda de escalada, a que recebe a carga (ou seja, a parte que você não quer quer rompa.). Fica envolta pela capa, que tem apenas função de proteção.

    Alumahead - Veja head

    Ancoragem - Fixação a prova de bomba utilizada para instalar um rapel ou um sistema de segurança. Pode ser feita em grampo, nut, chapeleta, friend, em locais fixos, como uma árvore ou uma pedra. Necessita de dois pontos de fixação potencialmente seguros, além do back up. "+" Qualquer um dos dispositivos usados para prender o sistema de segurança, o escalador ou a corda de rapel à rocha

    Ancoragem fixa - Aquela que é instalada pelo conquistador (na escalada tradicional) ou pela pessoa que equipou a via (na escalada esportiva) e não mais retirada. Em geral, é feita com grampos ou pitons.

    Ancoragem móvel - Aquela que é colocada por um dos escaladores e retirada pelo outro. Em geral, é feita com entaladores.

    Ancoragem natural - Ancoragem montada apenas com uma fita, atada a uma árvore ou a um bico de pedra, por exemplo.

    Angle - Piton feito com uma chapa metálica dobrada em U.

    Anorak - Capa de chuva ou casaco, feita de material sintético, usado para abrigar das chuvas e, principalmente, do vento. Há ainda os calçoraks, que são vestimentas análogas ao Anorak, porém para as pernas.

    Aproximação - Deslocamento do escalador até o início da escalada.

    Aresta - Canto da rocha onde duas faces se encontram apontando para fora da parede. Em inglês se chama “arete” sendo o oposto do Diedro.

    Arnês - Outro nome para a famosa cadeirinha. É conhecida por esse nome nos países de língua espanhola (arnés) e em Portugal.

    Artificial - Modalidade da escalada onde o escalador progride na parede apoiando-se diretamente no equipamento, cabos de aço e/ou proteções. "+" Estilo de escalada que utiliza de equipamentos para auxiliar na subida e não somente para proteção. É o oposto de escalada em livre.

    Ascenção - Técnica usada para subir por uma corda. "+" Diz-se do ato de chegar no topo, seja da montanha, da via ou do boulder. Contudo, o que é chamado de ascensão difere um pouco de uma modalidade para outra. Na escalada clássica, basta chegar no topo, não importa o estilo. Na esportiva e no boulder somente se a escalada for em livre e sem quedas para ser considerado uma ascensão.

    Ascensor - Dispositivo que, quando engatado na corda, permite que ela deslize através dele apenas em uma direção. Serve para deslocamento em corda fixa, para içamento de cargas e para auto-segurança.

    Assegurador - Aquele que dá segurança.

    ATC - Air Traffic Control, descensor e dispositivo para segurança "Freio".

    Auto-resgate - Conjunto de técnicas que permitem, a uma equipe de escaladores, abandonar a via numa situação de dificuldade anormal - chuva, neve, uma pessoa ferida, desabamento, perda de material etc. É conhecimento obrigatório para todos os que praticam a escalada de vias longas.

    Auto-segurança - Técnica de segurança que não depende de uma segunda pessoa para manejar a corda. Usada na escalada em solo.

    Auto-seguro - É a solteira. Equipamento de escalada comumente formado por uma fita e um mosquetão, utilizado para ligar o escalador a uma ancoragem na rocha, geralmente nas paradas entre uma cordada e outra. Faz parte do equipamento básico do escalador.

    Azelha - Nó simples feito com uma volta a menos que o oito duplo. É utilizado tanto para unir duas cordas como para arrematar a ponta da corda como backup no rapel. Também conhecido como “nó cego”.

    Baby Angle - Angle pequeno.

    Backtie - Em situações de movimentação em corda fixa (típicas da modalidade big wall), é o nó de backup que prende o escalador à corda para segurá-lo caso os ascensores se soltem.

    Backup - Ponto de ancoragem adicional que só recebe carga se um dos outros pontos se soltar.

    Balcão - Movimento feito para “montar” em cima da agarra quando não há nenhuma agarra boa acima para se puxar. É muito utilizado em dominadas de boulders, em vias de aderência, e pra pular o muro de casa quando você esquece a chave. Em inglês é conhecido como “mantle”.

    Baldinho - Modalidade de descida onde a pessoa responsável pela segurança efetua a descida do escalador.

    Ball Nut - modelo de SLWD comercializado pela Lowe.

    Bandoleira - Dispositivo feito com fitas e usado para carregar o material de escalada pendurado nos ombros. Em inglês, rack.

    Batedor - Equipamento de escalada utilizado para fazer furos na rocha para fixar proteções, como grampos ou chapeletas. Consiste basicamente de uma broca com um cabo, no qual o escalador bate com uma marreta e gira até fazer o furo. É mais utilizado para abrir vias clássicas, onde tem que se levar menos peso. Resumindo, é uma furadeira manual.

    Batente - Tipo de agarra plana, geralmente grande, onde o escalador não consegue fechar a pegada. Em paredes verticais, também pode ser chamada de “mamãe”. Em negativos a lista de xingamentos é grande demais para caber aqui.

    Baudrier - No Rio de Janeiro, é como é chamada a cadeirinha de escalada comum. Em outros lugares, designa um tipo de cadeirinha que prende o escalador pelas coxas e também pelo peito. Equipamento vestido na altura da cintura que serve, primordialmente, para ligar o montanhista à corda.

    Belay monkey - Na escalada esportiva, é a pessoa que não escala - só dá segurança para o escalador que está trabalhando a via.

    Beta - Dicas sobre uma via. Running beta é quando alguém vai dando dicas à medida que o escalador sobe. "+" É o famoso macete, ou jeitinho de fazer um lance de uma via ou boulder. Quando você ainda não encontrou, diz-se que você está procurando o beta. Quando você já encontrou, você fica doido pra dizer o beta pra quem está entrando, o que é algo que nem todo mundo gosta. A etiqueta da escalada diz para você sempre perguntar se o cara quer ou não beta. Ou seja, na dúvida fique calado.

    Bidedo - Tipo de pega onde se usa apenas dois dedos da mão, que podem ser tanto o indicador e o médio, quanto o médio e o anelar. Está na lista negra de pegas mais odiadas pelos escaladores, junto com a pinça e o abaulado. Em inglês é chamado de “two finger pocket”.

    Big wall - Modalidade de escalada praticada em grandes paredões verticais, com uso intenso de progressão em artificial e pernoite na parede. "+" Escalada de grandes paredes, com vias que passam dos 500 metros de extensão, requerendo às vezes dias para serem completadas. Podem ser escaladas tanto em livre como em artificial, ou uma mistura dos dois.

    Bigbro - Dispositivo de ancoragem de formato tubular, para uso em off-width.

    Birdbeak - Micropiton cujo desenho lembra a cabeça de um pássaro. A Black Diamond fabrica um modelo equivalente chamado Pecker.

    Bivaque - Em escalada, é o pernoite na parede, seja num patamar ou em um Portaledge.

    Blob - o mesmo que head

    Blocar - Movimento no qual o escalador mantém um dos braços completamente flexionado, trazendo o corpo para bem próximo da agarra, ganhando assim mais alcance. Também se usa o termo travar!

    Bombar - É quando o antebraço do escalador, depois de muito esforço, fica duro como pedra, e ele já não consegue abrir uma garrafa de água, quanto mais segurar numa agarra. Sinónimo de tijolar, pedrar.

    Bong - Angle enorme, hoje totalmente em desuso

    Bonier - Famosa marca nacional de chapeletas. O termo bonier também é usado como sinónimo da chapeleta dupla, desenvolvida pela empresa, que tem abas simétricas e acabamento arredondado que permite a corda passa por elas sem risco de danos, possibilitando o rapel diretamente nas chapas.

    Bote - Movimento dinâmico onde o escalador salta de uma agarra para a outra, geralmente grande e de pega fácil, perdendo completamente o contato dos pés com a rocha. Diz-se na boca pequena que escalador que faz tudo no bote, não tem técnica. Mas pode ser só inveja de quem não tem força para fazer tudo no bote, sei lá.

    Boulder - Bloco de pedra com alguns poucos metros de altura. Modalidade de escalada praticada sem corda e sempre perto do chão. Escalada de pequenos blocos de pedra que privilegiam a dificuldade técnica. Há quem a faça sem o uso de corda e baudrier.

    Bugaboo - Knifeblade grande.

    BWP - Body Weight Placement, ancoragem que não suporta choque, apenas o peso do escalador; é usada apenas em escalada artificial.
     
  2. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Cadeirinha - "Baudrier" Dispositivo feito com fitas que prende o escalador pelas coxas e pela cintura. É na cadeirinha que é presa a corda de segurança.

    Cam - Veja SLCD.

    Camalot - Modelo de SLCD.

    Cam-Hook - Dispositivo de ancoragem para fendas estreitas e rasas (BWP). Mantém-se no lugar graças ao esforço de torção provocado pelo peso do escalador.

    Chaminé - Fenda larga o bastante para que o escalador entre inteiro dentro dela. A escalada é feita pressionando-se as duas paredes da chaminé simultaneamente em direções opostas. Parte da via de escalada onde o escalador sobe utilizando duas paredes opostas da rocha de maneira similar a uma chaminé.

    Chapeleta - Peça metálica que vai presa ao grampo de expansão. Possui um orifício para engate de um mosquetão. Uma chapa (anel) de metal presa na rocha através de um pino de aço para proteção em uma via de escalada.

    Chockstone - Pedra entalada numa fenda. Dependendo da situação, a chockstone pode ser usada como ancoragem natural.

    Circlehead - Veja head.

    Clif - Peça de metal em forma de anzol utilizada pelo escalador como apoio para progressão na escalada em artificial e/ou conquista de novas vias.

    Conquista - Estabelecimento de uma nova via de baixo para cima, com segurança dada por baixo. Denomina-se conquista quando um escalador ou um grupo de escaladores define pela primeira vez o traçado de uma via de escalada através da colocação de grampos ou chapeletas e/ou indicação da necessidade de proteções móveis.

    Copperhead - Veja head.

    Corda dinâmica "elasticidade" - Corda de grande capacidade de absorção de impacto

    Cordada - Equipe de escaladores (geralmente dois ou três) unidos entre si por uma ou mais cordas.

    Costura - Cada um dos pontos de proteção intermediários por onde passa a corda. É também o nome de um conjunto de uma fita e dois mosquetões empregado para ligar a corda ao ponto de ancoragem, às vezes chamado de costura expressa (em inglês, quick draw).

    Crashpad - é uma palavra de origem inglesa que pode ser traduzida por colchão ou almofada de queda. Trata-se de um “colchão” que é colocado no chão, no lugar onde é previsível que o escalador possa cair, amortecendo sua queda, protegendo-o. Utilizado em boulders.

    Croqui - Diagrama que representa a via. Um bom croqui deve indicar claramente o caminho a seguir na parede, o tipo de proteção a ser usado, o grau de dificuldade de cada trecho, os pontos de parada, eventuais patamares para bivaque e as possíveis vias de descida. Nos Estados Unidos, se diz topo.

    Crux - Lance-chave, o lance mais difícil da via.

    Descensor - Dispositivo usado para descer deslizando pela corda, em rapel. Alguns servem também para segurança.

    Diedro - Parte côncava da rocha ou parede de escalada, semelhante em formato à uma fenda, porém de maior dimensão. Em ângulo ele formado pelo encontro de duas Rochas sendo seu inverso a Aresta.

    Dinâmico - Movimento rápido onde o escalador pega na agarra, geralmente grande e de pega fácil, mas mantendo os pontos de apoio com a rocha, diferente do Bote.

    Drilled Angle - Angle martelado num buraco aberto com broca, geralmente em arenito. É uma má opção de ancoragem, mas mesmo assim, é comum no Sudoeste dos Estados Unidos.

    Encadenar – Na escalada esportiva, é quando o escalador consegue subir uma via inteira, com segurança por baixo, sem cair, sem se apoiar nas ancoragens para descansar e sem ter ensaiado a via previamente. Em inglês: flash.

    Enfiada de corda - Em vias mais longas do que o comprimento da corda, o guia escala até um determinado ponto e, então monta uma parada e passa a dar segurança para o participante, até que ele também chegue nesse ponto. Esse processo é repetido quantas vezes for necessário, até o final da via. Cada um dos trechos entre duas paradas é uma enfiada de corda. No Rio de Janeiro, chama-se esticão.

    Entalada - Técnica que consiste em escalar entalando os dedos, as mãos, o punho ou os pés em fendas.

    Entalador - Dispositivo de ancoragem que é instalado em fendas sem o uso de martelo. Há uma enorme variedade de desenhos e marcas de entaladores como, por exemplo, nuts, friends, tri-cams, hexcentrics, bigbros etc.

    Entalamento - Técnica utilizada pelo escalador para segurar-se as fendas ou chaminés, na qual o escalador entala e desentala da rocha, partes do seu corpo, como mãos e pés e meio corpo.

    Entrar na corda - Quando escalador que está guiando para de escalar e pede para o segurador pegar.

    Equalização - Técnica que consiste em associar vários pontos de ancoragem de modo que a carga se distribua entre eles.

    Equipar - instalar ancoragens (fixas ou móveis)

    Escalada alpina - Modalidade praticada em montanha, sempre em vias longas e com eventual presença de gelo.

    Escalada artificial - Técnica em que o escalador se apoia no equipamento para progredir. Veja também escalada livre.

    Escalada limpa - Escalada com o uso apenas de proteção móvel.

    Escalada livre - Técnica em que o escalador se apoia apenas nas saliências naturais da rocha para progredir. Veja também escalada artificial.

    Escalada mista - Modalidade praticada em paredes rochosas parcialmente cobertas de gelo. A via inteira, incluindo os trechos de rocha, é escalada com equipamento para gelo.

    Esticão - No Rio, significa enfiada de corda. Em Minas Gerais, significa um trecho sem proteção na via (runout). Em São Paulo significa uma grande distância da última proteção. Termo usado para designar espaço entre dois pontos de parada consecutivos em uma via de escalada. Diz-se que uma via tem, por exemplo, 4 esticões.

    Estribo - Escadinha, geralmente feita de fitas, em que o escalador apoia os pés na escalada artificial.

    FCU - Four-Cam Unit, modelo de SLCD fabricado pela Metolius.

    Fendas, Fissuras e Frestas - Rachaduras na rocha característica de grandes paredes. As fendas permitem ao escalador a colocação de proteções móveis e realizar o entalamento para progressão na parede.

    Fita - Cinta de tecido resistente. É bastante versátil e de tamanhos variados. As utilizações mais comuns são feitas em associação à mosquetões.

    Fita expressa - Vide costura.

    Fita solteira - Fita e um mosquetão preso à ela. A fita é presa ao baudrier do escalador através de um nó (boca de lobo) e o mosquetão ligado à fita pode ser ligado à um grampo.

    Flash - Na escalada esportiva, é quando o escalador consegue subir uma via inteira, com segurança por baixo, sem cair, sem se apoiar nas ancoragens para descansar e sem ter ensaiado a via previamente.

    Free solo - Escalada feita sem a corda de segurança em situações em que uma queda levaria provavelmente à morte do escalador.

    Friend - Modelo de SLCD fabricado pela Wild Country. Friends são equipamentos de segurança móvel. Funcionam através do seu entalamento em uma fenda ou fissura, onde então se expandem, criando um ponto de segurança.
     
    Última edição: 1/12/16
    Johano Enhiko curtiu isso.
  3. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Grampear - Instalar um grampo na rocha.

    Grampo - Dispositivo de ancoragem permanente que é instalado num furo aberto com broca na rocha. Artefato de metal, em formato de “P”, que é fixado na rocha após a realização de um furo (talhado a mão ou feito por uma furadeira própria), que é utilizado para a segurança dos montanhistas, juntamente com fitas, mosquetões e cordas. Grampo de fabricação artesanal, em forma de P, encontrado apenas no Brasil. É muito usado por ser barato, resistente e ainda permitir a passagem direta da corda pelo olhal para descida em rapel. Mesmo assim, seu uso não é recomendável por dois motivos: 1- sendo um produto artesanal, não passa por nenhum controle de qualidade, o que significa que pode haver falhas no material, especialmente na solda; 2- seu olhal para engate é largo demais, o que pode provocar a abertura acidental do mosquetão durante uma queda do escalador. Quando se prende uma costura expressa num grampo P, é obrigatório inverter o mosquetão superior para evitar esse problema.

    Grampo de expansão - O modelo mais usado no mundo. É formado por uma bucha metálica que se expande durante a instalação, prendendo-se fortemente à rocha. Existe em vários tamanhos, adequados a diferentes tipos de rocha. Os melhores são de aço inoxidável.

    Grampo de fixação por resina - É o melhor modelo hoje disponível, especialmente para uso em arenito, rocha em que os grampos de expansão não funcionam bem. O grampo, de aço inoxidável, é colado na rocha com uma resina especial.

    Grigri - Dispositivo para segurança com corda fabricado pela Petzl. Permite, ao assegurador, soltar as mãos da corda sem comprometer a segurança do escalador.

    Guia de cordada - é o escalador que vai à frente levando a ponta da corda e montando o sistema de segurança. Geralmente é o mais experiente, pois é o que corre maior risco. É quem escala primeiro, montando o sistema de segurança.

    Gym - Academia de escalada, lugar onde há muros artificiais.

    Hangdog - Na escalada esportiva, é o ato de ensaiar a via com segurança por baixo, caindo seguidas vezes. Quando o escalador tem muita dificuldade para ascender uma determinada rota, costuma-se trabalhar cada movimento isoladamente para depois encadeá-los. Essa forma de escalada fragmentada é denominada de Hang-Dog. Também é chamado de isolar uma via.

    Hardware - Todo o material metálico usado na escalada.

    Haulbag - Saco usado para içar material em big wall.

    Hauling - Içamento de material. Puxar para cima.

    Head - Dispositivo de ancoragem (BWP) para escalada artificial, também chamado de blob.
    Possui uma cabeça de metal maleável presa a um cabo de aço com uma alça na ponta para engate de mosquetão. A cabeça é martelada e molda-se ao relevo da rocha, fixando-se a ela. Quando a cabeça é de alumínio, chama-se alumahead. Quando é de cobre, copperhead. Quando o cabo é circular - para uso em tetos - chama-se circlehead.

    Heading - Escalada artificial com colocação de heads.

    Headlamp - Lanterna de testa, equipamento obrigatório em vias longas.

    Hex - Veja Hexcentric.

    Hexcentric - Entalador formado por uma cabeça de alumínio em forma de prisma de base hexagonal irregular e um cordim. Em fendas horizontais, a cabeça é instalada de tal forma que a carga tende a fazê-la girar, travando-a mais fortemente.

    Hook - Nome genérico para uma enorme variedade de ganchos metálicos usados para progressão em artificial (BWP).

    Hueco - Buraco no arenito. Funciona como agarra e, às vezes, permite a colocação de proteção.

    Isolar - Na escalada esportiva, é o ato de ensaiar a via com segurança por baixo, caindo seguidas vezes. Quando o escalador tem muita dificuldade para ascender uma determinada rota, costuma-se trabalhar cada movimento isoladamente para depois encadeá-los. Essa forma de escalada fragmentada é denominada de Hang-Dog.

    Jumar - Marca dos primeiros ascensores a ser fabricados (na Suíça), nos anos 60. O nome virou sinônimo de ascensor. Equipamento para ascensão utilizado juntamente com uma corda fixa.

    Jumarear - Subir pela corda fixa com ascensores.

    Knifeblade - Piton para fendas bem finas (alguns milímetros), feito com uma chapa metálica dobrada em L.

    Lance-chave - O lance mais difícil da via, crux.

    Limpar a via - Recolher o material de proteção instalado na via. Isso geralmente é feito pelo último escalador da cordada.

    Livre (escalar em livre) - Escalada onde a progressão é feita utilizando-se os apoios naturais encontrados na rocha. Diferente da escalada em artificial, onde são utilizados apoios artificiais.

    Livro de cume - Caderno deixado no cume de algumas montanhas para que os escaladores possam registrar seus nomes e comentários.

    Lost Arrow - Piton com perfil em forma de T, para fendas horizontais bem finas.

    Lycra monkey - Escalador esportivo.

    Magnésio - O pó branco usado pelos escaladores para secar o suor das mãos é o carbonato de magnésio, que a maioria das pessoas chama simplesmente de magnésio.

    Mandar a via – Na escalada, é quando o escalador consegue subir uma via inteira, sem cair, sem se apoiar nas ancoragens para descansar.

    Mosquetão - Anel metálico em forma de D ou O. Um dos lados possui um segmento móvel, o gatilho, que se abre para permitir a passagem da corda.

    Mosquetão com trava - Aquele que possui uma trava com rosca ou de engate rápido para evitar a abertura acidental do gatilho

    Mosquetão de base - Também chamado de mosquetão de parada, HMS ou UIAA, é um modelo grande, em forma de pera, útil nas ancoragens de parada e também para a montagem de segurança com o nó UIAA.

    Muro artificial - Parede, geralmente de concreto ou madeira, com agarras artificiais para escalada.

    Nailing - Escalada artificial com colocação de pitons.

    Negativo - inclinação na rocha maior do que 90º. Geralmente encontrada em vias difíceis, que exigem muita técnica do escalador.

    - Segundo o dicionário Houaiss, um nó é o entrelaçamento de duas extremidades a fim de uni-las, marcá-las ou encurtá-las. No montanhismo, um nó pode ser utilizado para encordar o escalador, unir cordas ou fitas, entre outros.

    Nut - Entalador em forma de cunha. Artefato de segurança com a mesma finalidade dos friends, porém, já que o seu encaixe nas fendas é feito de cima para baixo, a sua possibilidade de uso é menor em comparação aos friends.
     
    Última edição: 1/12/16
  4. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Off width - Fenda larga demais para uma entalada de punho e estreita demais para ser escalada em chaminé.

    Oito - Descensor em forma de 8. Equipamento de metal em formato de “oito” usado em conjunto com um mosquetão de rosca, como aparelho de segurança e de rappel.

    On sight - Na escalada esportiva, é quando alguém escala uma via na primeira tentativa, com segurança por baixo, sem cair, sem se apoiar na proteção para descansar, sem ter visto alguém escalando essa via antes e sem ter recebido um beta de outro escalador.

    Oposição - Técnica de escalada em que o escalador pressiona a rocha com os pés numa direção enquanto puxa com as mãos na direção oposta. Outros nomes: layback, técnica Dülfer.

    Parada - Na escalada tradicional, é uma ancoragem reforçada onde o guia para no final de uma enfiada de corda. As ancoragens de parada são a base de todo o sistema de segurança. Por isso, recomenda-se que elas sejam montadas com equalização em múltiplos pontos.

    Participante - Na escalada tradicional, é quem escala em segundo lugar na cordada.

    Pecker - Veja Birdbeak.

    Pega!!! - Aviso do escalador ao segurador para retezar e travar segurar o escalador que por algum motivo precisa entrar na corda.

    Pêndulo - Técnica de escalada artificial que consiste em pendular, preso pela corda, de modo a alcançar uma fenda ou um patamar a uma certa distância. Forma de queda onde se forma um pêndulo.

    Piton - Dispositivo de ancoragem que é martelado em fendas na rocha. Na escalada livre, o piton é usado, em geral, como ancoragem fixa. Na escalada artificial, também funciona como ancoragem móvel. O piton estraga as fendas. Por isso, seu uso como ancoragem móvel deve ser evitado sempre que possível. Há pitons em vários formatos e tamanhos diferentes, com nomes como Angle, Knifeblade, Lost Arrow, Bong, Birdbeak, Bugaboo etc. Artefatos de segurança, feitos de metal ou de madeira, que são batidos em pequenas fissuras, funcionando como uma proteção temporária, usados geralmente durante conquistas.

    Pitonagem - Escalada artificial com colocação de pitons. Em inglês, nailing.

    Pitonar - Instalar pitons.

    Portaledge - Barraca suspensa usada para dormir na parede. Espécie de maca suspensa especialmente projetada para ser instalada no meio da parede, é usada para pernoites em escaladas de vários dias. Pode ser com ou sem sobreteto.

    Proteção - Em geral, esse termo se refere aos pontos de costura a ser utilizados na montagem do sistema de segurança. Proteções fixas Vide grampo e chapeleta. Proteções móveis Vide friend e nut.

    Prusik - É o nome de um nó, do cordim usado para fazê-lo e também, supostamente, do escalador que o inventou.

    Quadcam - Modelo de SLCD fabricado pela Hugh Banner.

    Rack - Veja bandoleira.

    Rad - Radical; nos Estados Unidos, é escalador esportivo.

    Rapel - Descida pela corda. Em outros idiomas, se escreve rappel, com dois Ps. Em inglês britânico e em alemão também se diz abseil.

    Rapelar - Descer em rapel.

    Redpoint - Na escalada esportiva, é quando alguém escala uma via inteira com segurança por baixo, sem cair e sem se apoiar na proteção para descansar. Quando um escalador consegue subir a rota após uma ou mais tentativas é denominada como uma ascensão em red point.

    Regletar – Tipo de pegada na agarra com as pontas dos dedos.

    Reglete – Pequenas agarras, onde apenas cabem as pontas dos dedos.

    Retezar - Recolher a folga da corda para evitar uma queda maior e de alto impacto.

    Runout - Trecho sem proteção na via.

    Rurp - Realized Ultimate Reality Piton, piton com o tamanho e o formato de uma lâmina de barbear (das antigas) para uso em fendas horizontais muito finas (BWP).

    Saca-nut - Dispositivo para a remoção de entaladores. Também serve para limpar fendas obstruídas por terra ou neve.

    Sapatilha - A sapatilha para rocha tem sola de borracha lisa e muito aderente. Há modelos diferentes para cada modalidade de escalada.

    Segurança - Ato de fornecer ou recolher a corda presa ao escalador e, em caso de queda, travá-la rapidamente. Ações feitas por uma pessoa de modo a permitir a segurança do escalador. Seja através de aparelhos como o oito ou o ATC, ou através do uso do corpo.

    Segurança clássica - Técnica de segurança que dispensa o uso de aparelhos. Quase não é mais usada. A queda é freada pelo atrito da corda com o corpo do assegurador.

    SLCD - Spring Loaded Camming Device, tipo de entalador que se prende à rocha por um sistema de abas rotativas tracionadas por molas. Há uma enorme variedade de modelos com nomes como Friend (o primeiro e o mais conhecido), Camalot, TCU, FCU, Alien, QuadCam etc. Nos Estados Unidos, também se diz cam. É comum chamar todos os SLCDs de Friends.

    SLWD - Spring Loaded Wedging Device, tipo de entalador que se prende à rocha por um par de cunhas deslizantes tracionadas por molas. O modelo mais conhecido é o Ball Nut, da Lowe.

    Software - São as fitas e cordas usadas na escalada.

    Solo - Escalada solitária, com ou sem auto-segurança. Escalada sem corda de segurança, onde uma queda provavelmente levaria à morte.

    Soloist - Dispositivo de auto-segurança da Rock Exotica.

    Solteira - Fita ou pedaço de corda usado para prender o escalador a uma ancoragem. É também chamada de auto-seguro.
     
    Última edição: 1/12/16
  5. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    TCU - Modelo de SLCD fabricado pela Metolius.

    Tesoura - Técnica de progressão em chaminé larga em que a perna esquerda e o braço esquerdo apoiam-se na parede esquerda, enquanto a perna e o braço direitos pressionam a parede direita na direção oposta.

    Thin nailing - Pitonagem em fendas muito finas.

    Tirolesa - Travessia horizontal numa corda fixa.

    Top rope - Sistema de segurança em que a corda que protege o escalado vem de cima, de modo que não há possibilidade de quedas com choque. Técnica de escalada em que a corda que dá segurança ao escalador é presa acima do usuário. Corda de cima (tradução literal). A outra ponta da corda (que não está presa ao escalador) é em geral utilizada pelo escalador que dá a segurança.

    Trad - Nos EUA, é o escalador tradicional, não esportivo.

    Trade route - Nos EUA, é uma via muito trafegada.

    TriCam - Modelo de entalador comercializado pela Lowe.

    UIAA - Union Internationale des Associations dAlpinisme, uma organização que congrega escaladores, organizações de escaladores e fabricantes de equipamentos. Testam também, segundo suas normas, equipamentos de escalada.

    Vaca - queda severa.

    Verglas - Camada fina de gelo sobre a rocha.

    Via - O caminho por onde se escala. Em inglês, route.

    Fontes:
    http://www.solbrilhando.com.br/Esportes/Alpinismo/Glossario_de_Esc_em_R.htm
    http://www.descedaidoido.com.br/2012/05/glossario-de-escalada-a/
    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAelhIAG/glossario-vocabulario-montanhismo
    http://deixadefrescura.com/2013/03/glossario-escalada-montanhismo.html
     
    Última edição: 2/12/16
    Robert Wullstein curtiu isso.
  6. João Luiz

    João Luiz Member

    Pinça - Tipo de pegada com as mãos em formato de pinça.

    Outra esquerda ou outra direita - isso é engraçado e muito comum de ouvir nas vias esportivas, vc está dando o beta para o escalador para ele ir exemplo para a direita mas ele teima em ir para à esquerda pois esta adrenado é confuso. :confused:
     
  7. Adriana

    Adriana New Member

    Tem também um termo que é morder a agarra já ouvi em points diferentes, que é quando você precisa aplicar uma força maior que o normal na agarra.
     
    Rocha curtiu isso.
  8. Ferrari

    Ferrari New Member

    Pink Point - Quando você vai para a cadena com as peças "costuras" já colocadas na rocha.
     
  9. Andrebaptista

    Andrebaptista Moderator Moderador

    Encadenar é "encadear" em espanhol.
     

Compartilhe esta Página