Tradicional

Discussão em 'Tradicional' iniciado por Rocha, 16/8/16.

  1. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Tradicional
    A escalada tradicional talvez seja o estilo mais conhecido pelo público leigo. Ela é praticada em grandes paredes (acima de 80 m) e geralmente necessita-se realizar longas caminhadas com mochilas relativamente pesadas para se chegar a até a base da rocha. Assim, é comum a escalada se iniciar logo pela manhã e terminar ao pôr-do-sol. Diferentemente da escalada esportiva, uma boa parte das proteções não estão fixadas na rocha, pois o menor impacto ambiental faz parte das regras da escalada tradicional. Assim, os escaladores devem fazer as suas respectivas proteções contra uma eventual queda utilizando os recursos naturais disponíveis, como por exemplo, laçando as pontas da rocha com uma fita apropriada ou entalando peças metálicas nas deformações rochosas, as quais podem ser retiradas posteriormente.
    Como as proteções não são previamente colocadas, os escaladores geralmente escolhem as rotas com dificuldades abaixo daquelas que eles conseguem escalar no estilo esportivo. Portanto, a capacidade de realizar os movimentos atléticos não é o principal parâmetro determinante do desempenho nesse estilo de escalada. Provavelmente, outros fatores, tais como, a aptidão aeróbia para a aproximação e para ficar o dia inteiro na parede, a logística, a capacidade de manusear os equipamentos e alguns conhecimentos acerca da meteorologia talvez sejam mais importantes. A capacidade de visualizar o caminho a ser seguido na rocha também é muito importante, pois em virtude da ausência das proteções fixas, o praticante deve possuir um croqui da rota e imaginar por onde passou o primeiro escalador. Geralmente, a negligência de um desses itens supracitados é o principal fator responsável pelos acidentes graves na escalada tradicional(4).
    Como as cordas possuem em média o comprimento de 60 m e as rotas tradicionais superam esse número, tanto o escalador que está na rocha, como o seu companheiro que se encontra na base, terá que escalar até chegarem ao cume. Para tanto, eles deverão parar em pontos pré-estabelecidos, denominados de “paradas”. As paradas são locais onde existem mais de uma proteção (móvel ou fixa), estruturadas especificamente para suportar as massas dos escaladores e dos equipamentos. A dinâmica comumente estabelecida pelos praticantes segue os seguintes passos: 1º) o escalador “A” está preso em uma das pontas da corda e carrega consigo o equipamento que será utilizado para a sua proteção e para montar a parada; 2º) o escalador “B” utilizará a outra ponta da corda e iniciará a sua subida com o equipamento remanescente (exemplo, lanternas e comida) dentro de uma mochila após o escalador “A” ter montado a parada; 3º) o escalador “B” percorre o mesmo trajeto do escalador “A” retirando os equipamentos que foram utilizados; 4º) ao se reunir na parada com o escalador “A”, o escalador “B” já estará com a maior parte do equipamento necessário para chegar na próxima parada. Esse procedimento de revezamento é repetido até a chegada dos dois escaladores no topo da montanha.
    A descida pode ser realizada através de alguma trilha que faz a ligação da base com o cume ou por meio da corda. O conjunto de procedimentos empregados na descida com cordas é chamado de rapel. Atenção especial deve ser dada no momento do rapel, pois, embora não existam dados precisos, a comunidade montanhista acredita que a maioria dos acidentes acontece nesse momento. Provavelmente, isso se deve a combinação do cansaço com a dependência plena dos equipamentos. Durante a escalada, os equipamentos são utilizados apenas em caso de queda, ao passo que no rapel o escalador está com todo o seu corpo sustentado por eles. Nesse sentido, é importante que os praticantes desse estilo de escalada leve em consideração em suas respectivas logísticas que a ascensão da rota é apenas a metade do percurso a ser percorrida verticalmente.

    Fonte: https://drive.google.com/file/d/0BwpQBzRB7jutUHlhRW1VWHo3aHc/view?usp=drivesdk
     
    Última edição: 14/9/16
  2. Paulo Avila

    Paulo Avila Member

    Onde praticar tradicional no Brasil?
     

Compartilhe esta Página