Será que você precisa fazer um curso?

Discussão em 'Iniciantes' iniciado por Rocha, 28/7/17.

  1. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Responda de forma honesta a você mesmo:
    1. Você é capaz de montar uma ancoragem equalizada e multi-direcional?
    2. Você sabe para que serve uma "extensão" em uma ancoragem, e por quais razões elas podem vir a serem necessárias?
    3. Você sabe qual é tamanho efetivo no qual uma peça móvel (tipo um "friend") pode ser utilizado?
    4. Você sabe quando é necessário aumentar a distância da costura quando utiliza uma proteção móvel?
    5. Você sabe qual é a força gerada no sistema de proteção em uma típica queda do guia? E em uma escalada "top rope", qual é a força gerada em uma queda?
    6. E com respeito a daisy chains ou solteiras (auto-seguro), quais seriam as opções melhores e mais seguras de ancorar-se ?
    7. Você sabe quando a segurança deve ser dada a partir da sua cadeirinha e quando a segurança deve ser dada a partir da ancoragem?
    8. E como dar a segurança a partir da ancoragem?
    9. E quando é conveniente e quando é inadequado utilizar um freio semi-automático (como o grigri ou o cinch) e freios tubulares (como o ATC) ?
    10. Você sabe como "sair" da corda na qual você está dando segurança (através de um ATC ou Grigri) sem liberar o seu parceiro da segurança ?
    11. Você sabe como de forma rápida e fácil aumentar a distância do seu ponto principal de ancoragem ?
    12. Quando você está dando segurança para o participante, a partir da ancoragem, você sabe como já deixar o rapel montado para você enquanto o participante não chega na "parada" ?
    13. Você sabe fazer o backup durante o rapel ?
    14. Se o seu parceiro de escalada se machucar em uma escalada de múltiplas enfiadas, você sabe como rapelar com o seu parceiro até a base da parede, mesmo o seu parceiro não estando fisicamente capaz de ajudar ?
    15. Se você tiver que emendar duas cordas e baixar seu parceiro de escalada por 120m, você sabe como fazer isso de forma adequada ? e para atravessar o nó de união das cordas pelo mecanismo de frenagem ? E se o seu parceiro não puder ajudar em nada durante essa descida ?
    16. Você sabe como utilizar vantagens mecânicas para subir o seu parceiro até a "parada" se for necessário ?
    17. Você sabe as vantagens e as desvantagens de fazer rapel duplo, simultâneo e contrabalanceado ?
    18. Como você gerencia a corda nas paradas ? e se forem duas cordas ? e em paradas "suspensas" ou em "negativos" ?
    19. E como você gerencia a corda quando alternam-se as pessoas que irão guiar a escalada ? e quando é a mesma pessoa que irá guiar todas as enfiadas?
    Resposta a qualquer uma dessas perguntas é a seguinte: quanto mais você conhece a respeito destas nuances e tecnicidades da escalada, mais você aumenta sua experiência, e mais diversão você consegue obter de forma segura durante suas escaladas. Na escalada, grandes conhecimentos sucedem a grandes aventuras
     
    Fabinho Panaceia e Johano Enhiko curtiram isso.
  2. Johano Enhiko

    Johano Enhiko Member

    Nossa, interessantíssimo esse post. Gostei MT do fórum TD. Primeiramente, quero dizer que a me considero escalador iniciante, pois escalo faz 1 ano. Já consigo guiar um VI grau. Se permite uma intervenção, a resposta a essas perguntas acima podem ser encontradas em livros inclusive, correto? Vc me indicaria alguma bibliografia? Grande abraço e obrigado.
     
    Rocha curtiu isso.
  3. Paulo Avila

    Paulo Avila Member

    A maioria das perguntas acima se referem ao conteúdo de um curso de autorresgate ou de guiada em móvel e não um curso básico de escalada.

    Para o auto-resgate eu recomendo: Climbing Self Rescue do Andy Tyson e Molly Loomis.
     
  4. Johano Enhiko

    Johano Enhiko Member

    Entendi, Paulo. Só uma correção. Eu disse q guiava um VI mãe na vdd quis dizer IV. Kkkkk pois ainda estou iniciando.... Vou procurar por essa bibliografia. Será q em livrarias físicas encontro? Nas virtuais tá difícil achar.... valeu Abc.
     
    Rocha curtiu isso.

Compartilhe esta Página