Sabão em pó

Discussão em 'Discussões Gerais' iniciado por Victor Amantéa Gratarolli, 15/1/20.

  1. Salve galera, um belo dia comentei alto na frente da minha mãe "Nossa preciso limpar esses equipamentos", minha mãe achou que eu estava pedindo pra ela limpar e com toda gentileza do mundo deixou minha corda e costuras de molho na água com sabão em pó como se estivesse lavando uma roupa, a corda secou ela botou de volta no lugar, e num dia que fui escalar ela disse "lavei suas coisas", aí eu nao me liguei muito e fui escalar, escalei normal com tudo, tomei vaca e tudo bem, mas no fim do climb, reparei que a corda tinha inchado um pouco e nao estava correndo bem no grigri, daí comentei com meu parceiro que minha mae tinha lavado minha corda, e ai ele falou pra olhar com ela se ela tinha lavado com sabão em pó... cheguei em casa e perguntei e tinha lavado como disse anteriormente, eu pesquisei em alguns sites, perguntei alguns amigos com muitos anos de climb, olhei as orientações dos fabricantes de corda, e todos dizem que nao pode lavar com sabão em pó, nem nenhum reagente químico... Pensei em lavar bem a corda novamente só com água fria, deixar bastante de molho e deixar secar na sombra. Mesmo assim na hora da zela vai sempre mexer com o psicologico este fator. Qual a opinião de vocês?
     
  2. Robert Wullstein

    Robert Wullstein Moderator Moderador

    Olá Victor.

    Pois é, as vezes é melhor não pensar alto (-;
    A maioria das cordas, exceto as bem básicas, recebe um tratamento de impermeabilização, que reduz significativamente a absorção de umidade quando você escala em ambientes úmidos, como p.ex. escalando bem cedo no inverno, ainda com sereno na mata ou quando você pega chuva. Esse tratamento deixa as fibras também mais lisas, reduzindo o atrito entre elas. Alguns fabricantes aplicam ainda um segundo tratamento que reduz ainda mais o atrito das fibras. Essa característica aumenta também a resistência da corda. Se a sua corda foi um modelo mais sofisticado, com todos tratamentos possíveis, agora você tem uma corda bem básica. Você sabe se a sua mãe enxugou bem a corda ? Eu não conheço pesquisas em respeito, lavar com sabão comum também deve ser algo inédito, mas, se tiver ainda vestígios de sabão na corda pode reduzir mais ainda as suas características. Via de dúvida, melhor lavar mais uma vez só com água e deixar secar bem. Você pode lavar a corda na Maquina, usando o programa para roupas sensíveis mas, não deve deixar bater. Deixe secar aberto no chão. Estendendo em cima de um lençol velho e limpo seca mais rápido. Evite expor ao sol enquanto seca. Vai levar dias para secar bem. Não precisa descartar a corda mas, deve usar la apenas para vias esportivas. Para fazer escalada tradicional recomendo comprar outra.

    Todos os fabricantes recomendam lavar a corda, de preferência, apenas com água de no máximo 30°. Caso isto não remova a maioria da sujeira admite-se o uso de sabão para lã ! A Beal vende um sabão específico para cordas. Não conheço o sabão da Beal mas, aquele para lã também pode remover parcialmente a impermeabilização. Antigamente, lavando a corda na máquina, recomendava-se não bater. Porem, muitas máquinas modernas permitem reduzir a velocidade de 800-1200 para 300-400rpm. O que permite bater a corda na máquina. A preocupação era que, bater com alta velocidade poderia causar um desalinhamento das fibras, reduzindo assim a performance da corda. Com baixa velocidade o efeito é mínimo e pode ser eliminado amarrando a corda numa ponta puxando bem a outra em linha reta, após a corda ter secada.

    Em anexo um artigo do blog de escalada sobre lavagem de cordas:

    https://blogdescalada.com/como-lavar-a-sua-corda-de-escalada-lavarropas/
     
    Última edição: 12/3/20

Compartilhe esta Página