Rádio para comunicação na escalada

Discussão em 'Discussões Gerais' iniciado por Fábio Silva, 9/6/17.

  1. Fábio Silva

    Fábio Silva New Member

    Pergunto sobre o uso de rádios de comunicação durante a escalada.

    Alguém aqui faz uso desse equipamento?

    Tenho interesse em adquirir um equipamento desse, mas gostaria de uns betas de marcas, duração da bateria, alcance da frequência e se funciona estando na rocha.

    Grato
     
  2. Robert Wullstein

    Robert Wullstein Moderator Moderador

    Olá Fábio. Durante uma escalada tradicional a comunicação pode se tornar um problema, quando você perde o contato visual com seu parceiro ou o vento não permite a comunicação. Você pode combinar sinais pela corda p.ex. puxar duas vezes em seguida significa "estou em alto" e assim por diante. Mas, as vezes você precisa passar uma informação pelo qual não foi combinado algum sinal ou a corda ficou presa. Nessas ocasiões uma par de walkie talkie ajuda muito. Eu uso os walkies da Motorola por que funcionam bem, são robustos e você consegue assistência técnica, caso precisa. Os meus já tem mais de 10 anos e tem alcance de 6 km. Os mais novos tem alcance maior. As pilhas duram +/- 4-6 horas, dependendo do modelo e do uso. Numa escalada de um dia inteiro é recomendável levar pilhas de reserva. Dei uma olhada no MercadoLivre e vi que um par da Motorola fica em torno de R$ 180-200.
     
    Paulo Avila e Rocha curtiram isso.
  3. vRasia

    vRasia New Member

    Se alguém ainda se interessar por esse tópico:
    No Airsoft a gente usava os rádios da China (na época do DealExtreme, agora deve ser do AliExpress). Uma boa dica são os rádios Baofeng. São robustos, VHV+UHF (tu pode selecionar qualquer frequência no range, ou seja, infinitos canais), tem busca de canal, a bateria dura dias, etc... e eu lembro de pagar mais barato que os da Motorola
     

Compartilhe esta Página