Quixadá - Ceará - CE

Discussão em 'CE - Ceará' iniciado por Rocha, 6/11/16.

  1. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Quixadá, Cenário do Encontro de Escaladores do Nordeste em 2015, destaca-se pelo tipo de rocha, grande quantidade de vias e possibilidade de escaladas, Estima-se que, existam em torno de 300 vias, no entanto, esse número não representa nem 10% do potencial do pico.



    Entre os setores destaca-se a Pedra da Galinha. Na cabeça da Galinha é possível escalar algumas vias. Uma em especial nomeada como “Normal da Cabeça”. Esta via destaca-se pela sua tranquilidade e/ou facilidade mas, faz-se necessário o uso de algumas peças móveis e fitas. Outra via que merece destaque é a Cavalo do Cão, também tranquila, com crux bem definido na última enfiada da via. A vista do cume é das melhores de quixadá.

    Croqui: https://drive.google.com/file/d/0BwpQBzRB7jutRTZ1eUtoMm9CdGM/view?usp=drivesdk

    Na fazenda Magé uma boa dica é a via Passo de Gigante, caracteriza-se como uma escaldada de aderência nos cristais característicos de Quixadá. Na Pedra da Faladeira as vias são mais curtas, indicadas no processo de aclimatar-se ao estilo da escalada local. As vias são ótimas pedidas para o fim de tarde, para quem curte um bonito pôr do sol, com vista para o Açde do Cedro. Outro setor não menos importante é a Pedra do Cruzeiro, onde destaca-se a via WCT uma das primeiras de Quixadá. A via possui cerca de 100 metros e pode ser escalada em duas enfiadas, no estilo escalada urbana. A descida é por trilha, indo até o centro da cidade.

    Quixadá também conta com uma das maiores vias de escalada do Nordeste, a Icônica Cachalote, que hoje divide o posto de Maior do Nordeste com a Via Crux em Patu/RN, ambas com impressionantes 500 e tantos metros, A Cachalote teve seu recorde de escalada batido durante a 15º edição do EENe, pela dulpa Ralf Cortês e Ary Filho, que a escalaram em incríveis 45 minutos.

    O município de Quixadá, com população de 100.000 habitantes, tem sua origem nos índios Kanindé e Jenipapo, pertencentes ao grupo dos Tapuia, transformou-se em cidade em 1889 em consequência da acelerada urbanização oriunda da construção do Açude do Cedro.

    Como chegar em Quixadá:

    • Distância de Fortaleza – 167 km aproximadamente (2 horas).
    • Pegue a BR-060, passando por Marcanaú, Pacatuba, Guaiúba, Acarape, Redenção, Aracoiaba, Baturité, Capistrano e Itapiúna. ou pela BR 116 seguindo por Itaitinga, Horizonte, Pacajus e Chorozinho depois seguir pela BR 122 ruma à Ocara e Ibaretama.
    As coordenadas geográficas são:

    • Latitude: -4º58’17”
    • Longitude: -39º00’55”
    • Altitude: 189m
    Mapa Topográfico de Quixadá

    Localização: Point Map

    Maiores informações sobre a escalada no Ceará podem ser obtidas no site Escalada no Ceará que, disponibiliza uma croquiteca, além de informações uteis sobre os picos de escalada, arquivos para gps, entre outros.
     
    Última edição: 14/2/17
  2. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Quixadá é um município brasileiro do estado do Ceará, pertence a Mesorregião dos Sertões Cearenses e à microrregião do Sertão de Quixeramobim. É a maior do sertão central, com uma população de 84.680 habitantes. Possui uma área de 2.019,833 km² e uma densidade demográfica de 39,91 hab/km² . O município possui o 17º maior PIB do estado, maior renda per capita e melhor IDH da Mesorregião dos Sertões Cearenses. Na década de 1960 e 1970 o município esteve na lista das 100 cidades mais populosas do Brasil. A cidade é conhecida como cidade universitária do sertão central, no ano de 2014 constava com seis instituições de ensino superior, públicas e privadas. Entre elas campus da Universidade Federal do Ceará e Universidade Estadual do Ceará. O município é sede da Diocese de Quixadá, criada pela bula pontifícia do Papa Paulo VI sendo desmembrada da Arquidiocese de Fortaleza.

    Uma de suas características mais marcantes são formações rochosas, os monólitos, nos mais diversos formatos que "quebram" a aparente monotonia da paisagem sertaneja. É também conhecida por ser a terra de escritores como Jáder de Carvalho e Rachel de Queiroz que, apesar de ter nascido em Fortaleza, a capital do Ceará, possuía uma relação muito forte com a cidade, visitando-a constantemente, quando se hospedava em sua Fazenda Não Me Deixes, que herdou de seu pai, Daniel de Queiroz. A maior parte do território faz parte das depressões sertanejas com maciços residuais, como a serra do Estêvão. Notabiliza-se também pela geografia rica em inselbergs, ou monólitos (formações rochosas isoladas na paisagem), que dominam boa parte da área do município, dos quais o mais famoso é a "Pedra da Galinha Choca", que tem este nome por conta do curioso formato.

    Os solos são pouco profundos em sua maior parte e têm como principal característica encharcar na estação chuvosa e ressecar facilmente nos períodos de estiagem. Os lençóis de água são geralmente salinizados devido as características geológicas da região. Quixadá é um dos centros comerciais mais expressivos do Ceará, para onde afluem as comunidades das cidades vizinhas. A maior fonte de e empregabilidade é a administração pública, com mais de 2 mil funcionários. As principais atividades econômicas estão relacionadas à prestação de serviços e ao comércio. Em seguida vem a avicultura e a ovinocaprinocultura. A economia de Quixadá depende principalmente no setor terciário (comércio e serviços) que é responsável por mais de 70% do PIB municipal além de ocupar aproximadamente 59% da população economicamente ativa (deste montante, 51% são trabalhadores autônomos, do chamado setor informal). O comércio do município está concentrado no Centro da cidade onde recebe semanalmente centenas de moradores das áreas rurais e de municípios vizinhos como Choró, Banabuiú, Ibicuitinga e Ibaretama. Dentre as empresas deste setor, destacam-se os atacadistas que abastecem os pequenos estabelecimentos comerciais dos distritos e dos municípios vizinhos. Os estabelecimentos de comércio varejista estão voltados, basicamente, para os moradores da cidade e da zona rural. Outra importante atividade para o comércio municipal é a realização de feiras que ocorrem em dias específicos. Às quintas-feiras, ocorre a feira de animais no Parque de Exposição no bairro do Campo Novo, às sextas-feiras, de frutas nas proximidades do Terminal Rodoviário, e diariamente de frutas e utilidades domésticas, na rua Dr. Eudásio Barroso nas proximidades da Câmara Municipal.

    Embora pouco explorado, o município apresenta grande potencial turístico, especialmente para o ecoturismo devido à beleza de suas paisagens, além para a prática de esportes radicais como voo livre (parapente e asa-delta), off-road, trekking, orientação, montanhismo e rapel. Atrações turísticas: Açude do Cedro, Pedra da Galinha Choca, Santuário N. Sra. Imaculada Rainha do Sertão, Chalé da Pedra Lagoa dos Monólitos, Morro do Urucu, Pedra do Cruzeiro, Serra do Estevão, Trilha da Barriguda, Trilha do Olho d'Água, Trilha do Boqueirão, Trilha Cabeça do Gigante, Fazenda Magé, Museu Jacinto de Sousa e Fazenda Não Me Deixes.
    Fonte e histórico completo em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Quixadá
     
  3. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

  4. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Vale Perdido

    Melhor setor de Quixadá pra quem escalar esportiva. São duas paredes que formam um corredor em torno de 100 metros de extensão, com a base completamente na sombra, com vias desde o IIIº até VIIIb e com potencial ainda para mais vias.

    Localização: Point Map
     

Compartilhe esta Página