Posso cair da minha cadeirinha de escalada?

Discussão em 'Discussões Gerais' iniciado por Katia, 11/5/17.

  1. Katia

    Katia New Member

    Por favor,

    Gostaria de saber se existe a possibilidade de cair para fora da cadeirinha de escalada?
    Uma situação hipotética, em uma queda o qual meu corpo fique de cabeça para baixo, nessa situação, não escapo da cadeirinha?

    grata
    Katia
     
  2. Paulo Avila

    Paulo Avila Member

    Pode, em especial se não ajustar a cinta. Por isso que cadeirinhas para crianças e trabalho em altura têm a parte superior.
     
    Katia e William Moya curtiram isso.
  3. William Moya

    William Moya Active Member

    Nunca ouvi falar nada a respeito e nunca me questionei nada sobre isso, já tive quedas que fiquei de cabeça para baixo e nunca me ocorreu de escapar da cadeirinha kkkkkkk
    Pesquisei e um fabricante de cadeirinha "Conquista" alerta para essa situação. :eek:

    Leia o texto do manual...
    "E se houver sobras na cintura ou nas pernas, mesmo com a regulagem mínima, você deverá experimentar um tamanho menor. Vestir sua cadeirinha corretamente é extremamente importante, pois você pode escapar dela se vesti-la incorretamente, fechá-lo incorretamente, ajustá-lo incorretamente, passar a fita pela fivela incorretamente ou vestir equipamento de tamanho inadequado. Vestir a cadeirinha requer máxima atenção. Recomendamos que você estabeleça procedimento de rotina para vesti-la e habitue-se a checar todos os passos duplamente. Este procedimento deve ser feito de uma só vez, sem distração ou interrupção até que esteja totalmente terminado e checado. As checagens devem ser feitas mesmo durante a escalada."

    http://www.conquistamontanhismo.com.br/media/cadeirinhas.pdf
     
    Katia curtiu isso.
  4. Paulo Avila

    Paulo Avila Member

    upload_2017-5-16_16-47-3.png
     
    Katia e William Moya curtiram isso.
  5. William Moya

    William Moya Active Member

    Paulo, será que o centro de gravidade do corpo das crianças é diferente dos adultos?
     
    Johano Enhiko e Katia curtiram isso.
  6. Paulo Avila

    Paulo Avila Member

    acho que independente da idade nosso centro de gravidade fica perto do umbigo. éa fisiologia humana. precisa ser desta forma para ficarmos equilibrados em pé enquanto andamos.
    existe uma norma, a nr35 sst que trata do trabalho em altura. ela preconiza o uso daquela cadeiringa tipo paraquedista, o que mostra que adultos podem perder o arnes também.
    agora convenhamos: o cara que sai da cadeirinha numa queda, pode até ser um trabalhador em altura, mas não é um escalador.
    ABS
     
    Última edição: 17/5/17
    Johano Enhiko curtiu isso.
  7. Orlando zica

    Orlando zica New Member

    Se for bem ajustada , nao tem como passar devido , ja li a respeito tb da pretuberancia dos ossos da bacia
     
    Alex curtiu isso.
  8. Alex

    Alex Member

    Lógico que existe essa possibilidade. Quem faz o travamento do escalador para que este não vaze pela cadeirinha em uma queda onde este vire de ponta cabeça é o osso da pelve, ou seja o segredo para evitar acidentes é exatamente a forma correta do ajuste da cadeirinha. Necessariamente ela não precisa ficar super apertada mas não pode ficar larga, por isso existe tamanhos.
    Caso você tenha duvida sobre qual o melhor tamanho pra o seu uso. todas elas vem com as medidas das pernas e do quadril do equipamento é só medir... boas escaladas e qualquer duvida pergunte quanto precisar.
     

Compartilhe esta Página