Pedra Guaraiúva - SP Está a berto para o climb?

Discussão em 'SP - São Paulo' iniciado por Rocha, 29/8/16.

  1. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    A Pedra do Guaraiúva está localizada no município de Vargem, sendo um monolito de granito com vias esportivas e bem protegidas com diferentes graus de dificuldade. A vista é muito bonita, de grande parte da Represa do Jaguari-Jacareí. Seu acesso é restrito, de acordo com as regras estabelecidas pelo proprietário, em conjunto com a Femesp. Informações no local.

    FACE NORTE:

    1-A Via Pedrinho (homenagem ao filho de André) foi aberta em 01.05.2000 por André Prata e Mario Arnaud. São 120 metros de uma escalada super tranquila, ótima para sua primeira escalada guiada. Esta face da Pedra do Guaraiúva bate sol praticamente o dia todo, sendo bom chegar cedo para poupar-se um pouco. É uma via em terceiro grau de dificuldade, toda em grampos de meia (algumas chapeletas) e pontos de rapel duplicados. Para chegar, siga a caminhada pela trilha que leva ao santuário, procurando sua base à direita junto à pedra.
    2-Via Pantera Negra: igualmente uma via fácil, bem protegida e com pontos de rapel duplicados. Homenagem ao amigo e aluno de escalada Espedito, o "Pantera Negra". Campeão Mundial de Full Contact e uma pessoa muito especial! Conquista de André Prata, Juliano Chade, Mário e Hilmar de Moraes.
    3-Via Frontal: começa pela esquerda do acesso à face oeste. Antes de subir a rampa de pedra deste acesso, continue caminhando à margem da rocha para a esquerda, até chegar na base (uns 40 metros de acesso). Escalada muito agradável e bem protegida, com pontos de rapel para a base. Leve 10 costuras e corda de 50 metros. Ela dá acesso ao topo da "Cabeça de Naja". Via de André Prata, Fernando Davanzo, Dú Garoto. Sexto Grau com lance de 7a (crux). Respeite o local e os moradores.

    1.jpg

    2.jpg

    FACE OESTE:

    As vias são naturais, esportivas e com proteção fixa (grampos de 1/2 ). Grampos duplicados nas paradas e/ou rapéis. É necessário 12 costuras e corda de 50 metros. Começo das conquistas: 1987. O acesso se dá mediante pagamento de taxa de R$ 10,00 por carro. Por favor, respeite.
    a- QUATRO ESTAÇÕES: 4 (primeira parte) e 7c (segunda parte).Via mais frequentada na primeira parte,quase vertical e com agarras fartas. Segunda parte bem técnica e agarras pequenas e médias. André Prata/Fernando Davanzo/Marcos Correia.
    b- POLÍMEROS BIOELETROMETAMORFÁTICOS: 5 (primeira parte) e 7b (segunda parte). Via com aderência no início e crux no início da segunda parte.Geraldo Ávila/André Prata.
    c- UM ESTRANHO NO NINHO: 7a. Crux localiza-se no lance inicial. André Prata/Geraldo Ávila/Fernando Davanzo.
    d- PISA NA MÃO: 7b. Lance inicial em A0 (quebrou agarra chave) e crux na saída do pequeno teto. André Prata/Rodrigo "Radical".
    e- VADE RETRO: 7a. Uma enfiada bem técnica e agradável. Crux no final.André Prata/Fernando Davanzo/Geraldo Ávila.
    f- CHOQUE ANAFILÁTICO: 7a. Uma enfiada, crux no sexto grampo. Lance acrobático no terceiro.André Prata/Geraldo Ávila.
    g- VIA LÁCTEA: 5. Uma enfiada, aderência no início e puro prazer no resto.André Prata/Kether Arruda.
    h- É BOIOLA: 8a. Toda em chapeletas, dificuldade constante, crux na virada final,bela via. Ronaldo Franzen (Nativo)/Alexandre Silva.
    j- ÉBOLA: 9a ou 5 com A1.Uma enfiada pouco negativa, lances de microagarras quebradiças, opção A1 (buracos cliff).André Prata.
    m- VARIANTE QUATRO ESTAÇÕES: 4.Transversal que atinge o cume.
    n- PRUSSIK NO CIPÓ: 6b. Uma enfiada. André Prata.
    o-PESCOÇO DA NAJA: A3. Via na face "lisa" da Cabeça de Naja. Artificial em cliffs de buracos e grampos, e na parte negativa progressão em nut pequeno, coperheads e cliff de buraco.André Prata/Kether Arruda.

    9.gif

    a- QUATRO ESTAÇÕES : 4 (primeira parte) e 7c (segunda parte).Via mais frequentada na primeira parte,quase vertical e com agarras fartas. Segunda parte bem técnica e agarras pequenas e médias. André Prata/Fernando Davanzo/Marcos Correia.
    b- POLÍMEROS BIOELETROMETAMORFÁTICOS : 5 (primeira parte) e 7a (segunda parte). Via com aderência no início e crux no início da segunda parte.Geraldo Ávila/André Prata.
    c- UM ESTRANHO NO NINHO : 7a. Crux localiza-se no lance inicial. André Prata/Geraldo Ávila/Fernando Davanzo.
    d- PISA NA MÃO : 7b. Lance inicial em A0 (quebrou agarra chave) e crux na saída do pequeno teto. André Prata/Rodrigo "Radical".
    e- VADE RETRO : 7a. Uma enfiada bem técnica e agradável. Crux no final.André Prata/Fernando Davanzo/Geraldo Ávila.
    f- CHOQUE ANAFILÁTICO : 7a. Uma enfiada, crux no sexto grampo. Lance acrobático no terceiro.André Prata/Geraldo Ávila.
    g- VIA LÁCTEA : 5. Uma enfiada, aderência no início e puro prazer no resto.André Prata/Kether Arruda.
    h- CÃO CHUPANDO MANGA: 5C/A0 ou 7C. Uma enfiada de via bem direta, movimento inicial 7C ou A0. O restanteda via é fácil, seguro e bem agradável. Conquistada em 2003 por Rafael, Mário e André Prata.
    m- VARIANTE QUATRO ESTAÇÕES : 4.Transversal que atinge o cume.
    n- PRUSSIK NO CIPÓ : 6b. Uma enfiada. André Prata.

    8.jpg
     
    Última edição: 5/5/17
  2. William Moya

    William Moya Active Member

    Está fechado!
    Segue relato de um amigo que foi visitar o local.

    "Há uns 3 anos atrás eu estive lá em Guaraiuva e conversamos um tempão com o proprietário, ele foi reticente e não permitiu escalar, podíamos aproximar pra ver a rocha, mas a trilha estava muito suja e estávamos a fim de escalar, então fomos pro Visual.
    Diversos problemas ele relatou para fechar o acesso, não só este com a filha dele que um mané ficou dando em cima, mas também um turista que foi ao cume pela trilha, caiu, quebrou a perna e o processou por falta de segurança no local.
    Também uns escaladores o denunciaram na polícia, dizendo que ali havia um desmanche de carros, quando é de fato uma oficina mecânica, deu o maior trabalho para ele provar, e um baita prejuízo.
    Reclamou do André Prata que abriu as vias, dava curso lá, e não repassava nenhum valor para ele.
    Outros pepinos ele relatou de menor importância que não me lembro agora.
    Mas enfim, faz muitos anos que está fechada, e duvido que vá permitir novamente."
     
    Alex curtiu isso.
  3. Robert Wullstein

    Robert Wullstein Moderator Moderador

    Escalei muitas vezes por la. Dói no coração ver essa montanha inacessível a escalada. Deve estar fechada há 10 anos +/-. Vários escaladores já tentaram reverter essa situação, conversando com o dono mas, não tem jeito. Posso também entender, considerando os problemas que o proprietário já enfrentou. Tem outros pontos de escalada no Brasil que estão na mesma situação, e sempre por razão de escaladores mal educados. Não consigo entender o que passa na cabeça desses encrenqueiros. Eu vou na montanha para escalar e não para criara problemas. Cabe a todos nos, apaixonados pelo montanhismo, controlar essa situação. Chamar a atenção dos encrenqueiros e se não resolve, denunciar ao proprietário do local.
     
    Rocha curtiu isso.
  4. tacio

    tacio New Member

    Há poucas semanas, conversando com um pessoal de Bragança, me comentaram que o dono do local (que havia proibido) havia morrido. Talvez seja a hora de tentar conversar com os filhos sobre a reabertura e, quem sabe, funcionar como na Falésia Paraíso, com o pagamento de alguma taxa que traga vantagem ao proprietário.
     
    William Moya curtiu isso.
  5. Capitão

    Capitão New Member

    Seria excelente!
    Mas quem poderia assumir essa responsabilidade de conversar com a família e estabelecer as regras do local?
     
  6. William Moya

    William Moya Active Member

    Tácio, você poderia assumir essa missão. :D Em SP somos carentes de locais de escalada, e poderia levar sua próxima turma para lá ao ministrar seu curso de escalada em rocha.:cool:
     
  7. Robert Wullstein

    Robert Wullstein Moderator Moderador

    Olá Tácio. Caso você resolve conversar com os novos donos do local pode contar comigo !
     
    Capitão e William Moya curtiram isso.
  8. André Prata

    André Prata New Member

    Pessoal, o problema no Guaraiúva é mais "embaixo". Nenhum desses argumentos que o falecido proprietário supostamente declarou são verdadeiros. Muito folclore em cima dessas histórias, nenhuma realidade. Não aconselho ninguém a ir conversar com a família ainda, pois vai parecer urubú em cima da carniça. O Edson, que era quem impedia o acesso, faleceu faz pouco tempo. Não podemos ir tão cedo lá para pleitear o acesso. Esse contato será feito por mim, que sei tudo que aconteceu por lá, e que foi quem abriu grande parte das vias e tem mais condições de conquistar uma reaproximação. Vamos respeitar a família nesse momento. Quando eu julgar oportuno, vou fazer novo contato e tentar reabrir o acesso. Obrigado!
     
    Rocha e Capitão curtiram isso.
  9. Alex

    Alex Member

    Eu tive o prazer de escalar lá.. lugar incrível... é uma pena isso ter ocorrido acompanhei isso de perto, mas não faz muito tempo alguns escaladores da nova geração foram lá.. e o proprietário pareçe estar mudando de ideia e pelo que parecê está em fase de negociação... assim que tiver noticia tuyxo aqui.
     

Compartilhe esta Página