Pedra do Cachorro - Fazenda Nova - Pernambuco

Discussão em 'PE - Pernambuco' iniciado por Rocha, 2/12/16.

  1. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    02 vias de mais de 400m (5º VI) fixas
    Contato e autorização para acesso: Guaraci ( 81 ) 99691-1737 TIM ( 81 ) 99177-2005 Claro
    Croqui Number One: https://goo.gl/dK29zJ
    Croqui Ilusão do Sertão: https://goo.gl/Rwe7fb

    Capturar.JPG DSC04156.JPG linha da via.jpg number-one.png pedra-do-cachorro-ilusc3a3o-do-sertc3a3o1.gif unnamed.jpg

    Informações importantes:
    Ao decidir escalar na Pedra do Cachorro, entrar em contato com os Proprietários dos terrenos próximos: Bal, Nequinho e Guaraci, tem outros mas não conheço. No local não tem água potável, em 03 consumimos 60 litros de água em 03 dias, 03 galões de 20litros, Jailson e Hugo sabem informar onde vende, banho somente no Lago da Onça, caso tenha gaviões na linha da via, não escalar, preserve o meio ambiente!

    Fonte:http://escaladape.blogspot.com.br/2010/10/conquista-de-um-novo-projeto-na-pedra.html
     
  2. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Via “Ilusão do Sertão”, Pedra do Cachorro – PE
    28 de janeiro de 2014Sem categoria


    A viagem teve inicio no dia 25 de Janeiro de 2014, Henrique Scalco Franke, Clivesson e eu partimos com destino a Pedra do Cachorro no município de São Caitano-PE. A via escolhida foi a “Ilusão do Sertão” (440m 5º VIIa E2 D2).

    [​IMG]
    Vista da Pedra do Cachorro 440m
    Partimos de Santana do Ipanema-AL por volta das 9:30hs e após percorrermos 227km, por volta das 12:15hs chegamos em São Caitano e logo entramos em contato com o Sr. Guaracy Cardoso, proprietário do lugar que nos recepcionou muito bem e nos deu todas as coordenadas necessárias a caminhada de aproximação, a escalada e ao retorno do cume.

    O Sr. Guaracy, sua esposa Márcia e a filha Márcia Helena nos acompanharam enquanto almoçávamos e conversamos bastante sobre o lugar, ele contou-nos sobre como chegou ao lugar e como o tornou uma RPPN (Reserva de Particular de Patrimônio Natural). Após muitas dicas e mantimentos comprados era hora de partir rumo ao abrigo de montanha.

    [​IMG]

    [​IMG]
    Primeira visualização do lugar
    Aos chegarmos ao local, fizemos um breve reconhecimento de uma possível trilha de acesso a via, mas como o sol já estava se pondo voltamos ao abrigo, jantamos pão com queijo e suco e fomos dormir. Rap e Henrique quase comeram todos os pães. kkkk

    [​IMG] [​IMG]

    Levantamos logo cedo, pois como pretendíamos subir em uma cordada de três sabíamos que seria uma escalada bem mais demorada. Material separado, água, lanche e tudo conferido era hora de começar a caminhada de aproximação. Rap saiu na frente procurando os lugares mais acessíveis entre a densa caatinga, pouco a pouco em meio a carrapichos e urtigas que eram bem mais altas que nós, enfim chegamos a base da rocha. Logo identificamos a via com a ajuda do croqui e do pequeno mapa que o Sr. Guaracy fez para nos auxiliar.

    [​IMG]
    Abrindo caminho em meio a Caatinga
    [​IMG]
    Acreditem isso é sim uma URTIGA
    [​IMG]

    Equipados e prontos, hora de começar a escalada…

    [​IMG]
    Base da via Ilusão do Sertão
    Decidimos que nos revezaríamos nas enfiadas, e como levamos tudo em uma única mochila quem alternaríamos entre ela também. Iniciamos a escalada por volta das 7:30hs… Eu guiei a primeira enfiada, mas logo que o Henrique chegou na parada o tempo mudou e a chuva caiu… A rocha começava a se tornar escorregadia e Rap teve uma certa dificuldade para chegar até a P1, onde decidimos aguardar um pouco até que a chuva parasse. Quase 1 hora depois ela finalmente cessou, restava agora chegar um pouco de sol para secar a rocha para que pudéssemos retomar a escalada. O sol brilhou mais uma vez e seguimos com Rap guiando a segunda enfiada…

    [​IMG]

    Eu guiei a terceira enfiada, com uns lances mais técnicos… E assim foi fluindo!

    [​IMG]

    Henrique guiou a quarta enfiada (VI Sup) e assim por diante…

    [​IMG]

    Na sétima enfiada Rap se deparou com uns lances em aderência, bem mais punks. O lance é que o croqui dizia que a parada seria após 5 chapeletas, mas depois de uns 20 minutos procurando não encontramos nada e a enfiada continuava com mais 3 chapeletas. Rap já estava na sétima chapa quando as agarras simplesmente sumiram e sobrou uma aderência danada, ele já estava bastante cansado pois havia guiado as duas últimas enfiadas, então me ofereci para concluir. Entrei meio tenso no lance, mas fluiu e quando percebi já estava na parada.

    [​IMG]
    Última enfiada… Rumo ao cume!
    [​IMG]

    A última enfiada foi um IIIº e chegamos ao cume por volta das 17:35hs. Enfim, após quase 10 horas de escalada e 9 enfiadas de corda depois… Foi aí que contemplamos um dos maiores espetáculos da natureza, o pôr do sol.

    [​IMG]
    Cume com Henrique e Rap
    [​IMG]
    Exausto, mas realizado!
    [​IMG]

    Hora de pegar a trilha de volta antes que o sol nos deixasse.

    [​IMG]
    Descida… Rumo a trilha…
    [​IMG]
    Pôr do sol maravilhoso
    A escalada foi perfeita, a trilha de retorno foi outra aventura. O lugar é simplesmente magnífico, com uma vasta vegetação, pássaros e um visual incrível. Vale a pena conferir.

    Desde já expresso os meus mais sinceros votos de agradecimento ao Sr. Guaracy, sua esposa Márcia e sua filha Márcia Helena, que nos recepcionaram excelentemente bem. Obrigado aos amigos Rap e Henrique pela parceria.

    Fonte:https://samuelescalada.wordpress.com/2014/01/28/via-ilusao-do-sertao-pedra-do-cachorro-pe/
     

Compartilhe esta Página