Pedra Bela - SP

Discussão em 'SP - São Paulo' iniciado por Rocha, 29/8/16.

  1. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Escalada Pedra Bela

    Pedra Bela (1.120m de altitude) é um pequeno município com 5.800 habitantes, a 35 Km de Bragança Pta que abriga duas grandes rochas: a Pedra do Santuário e a Pedra Maria Antônia. Aqui você verá imagens e croquis da Pedra do Santuário.

    Excelente para prática da escalada em rocha, possui vias de diferentes graus de dificuldade e uma altura média de 50 metros. Muito frequentada pelo fácil acesso e pelas vias bem protegidas.

    Tipo de pedra: granito composto com incrustrações de cristais de quartzo.


    Setor Visão da Chegada

    a. Stricnina 5sup (VIa): 9 proteções - 25m (André Prata/Fernando Davanzo) via que sobe diagonalmente para esquerda, passagens bem verticais em pequenos, médios e grandes cristais

    b. Adrenalina 6a (VIIa): 8 proteções - 25m (André Prata/Fernando Davanzo) via mais difícil da parede. Crux em pequeno negativo com agarra de pinça, vale a pena, bem protegida. Evite o 5o "P" para não criar um atrito insuportável!

    c. Pedras que caem 5o: 6 proteções - 25m (Alexandre Anderson e Geraldo Sanzanelle) pelo que parece a via mais antiga da parede. Proteções em chapeletas com parada em parafusos e correntes! muito gostosa de fazer, bem tranquila e bem protegida.

    d. Morfina 6b: 8 proteções - 30m (Ronaldo Frazen(Nativo)/André Prata) cristais e mais cristais. crux em passagem negativa que lembra movimento de boulder.

    e. Caminho da Corte 4o: 6 proteções - 25m (Alexandre Anderson e Geraldo Sanzanelle) via muito tranquila, a mais fácil da parede. Boa para aquecer. Cuidado com a vegetação local!

    Setor Visão do Plateau


    a. ??? 5: 9 proteções - 25m (???) via tranquila com zig-zag de corda. Use costuras longas para sofrer menos com o atrito da corda.

    a2. ??? 4: 2 proteções - 5m (???) apenas uma possível continuação da via a para se chegar ao cume da pedra

    b. ??? 5 sup: 4
    proteções - 20m (???) via não muito difícil mas com alguns esticões e
    rocha podre. MUITO cuidado nessa via pois pedras quebram!

    c. ??? 7a:
    5 proteções (chapeletas) - 15m (???) via esportiva e a mais difícil do
    local, extremamente vertical em micro agarras. Protegida com chapeletas,
    sendo necessário abandono de fita para sua descida.

    d. ??? 5o: 8 proteções (chapeletas) - 25m (???) via tranquila. Proteções com chapeletas e apenas um P para rapel na parada.

    Setor Visão Lateral

    a. ??? 4o: 6 proteções - 50m (???) via com alguns esticões mas bem tranquila, pode ser feita com uma parada na metade ou de uma vez até sua parada final.

    b. ??? 4osup: 6 proteções - 40m (???) via tranquila com alguns grampos P em péssimo estado. Duas enfiadas podendo ser feita em um esticão só.

    c. ??? 6a (primeira enfiada) 4osup (2a enfiada): 7 proteções - 50m (???) via com saída complicada em pequenas agarras que depois vira passeio no parque... Parada em P e chapeleta, podendo-se alcançar uma parada alternativa (e nova) com dois Ps logo ao seu lado.

    d. Novalgina 5o sup: 5 proteções - 45m (Francisco Parreira e Eduardo Abreu - 97) via com saída que merece ser escalada mas com algumas proteções faltando. Toda em chapeleta (exceto a terceira proteção onde devia haver uma parada mas falta uma chapeleta) e com a segunda proteção também roubada. Se for escalá-la MUITO cuidado pois em caso de queda certamente você chegará ao chão!

    Setor dos Fundos (campo escola de escalada)

    a. Jangadeiro 2o: 4+x proteções - 45m (Airton Rosas e André Miki) via muito tranquila com alguns esticões, boa para ir embora no final da tarde subindo de uma vez as suas duas enfiadas

    b. Maracujina 2o III: 7+6 proteções - 45m (André Prata 1986) via tranquila recomendada para iniciantes começando a guiar. Muito bem protegida. Interessante para iniciantes treinarem via com mais de uma enfiada (pode ser feita em um esticão só).

    c. Via que cruza 2o: 8+6 proteções - 45m (Mario Arnaud e Rafael Wojcik) ídem anterior. Via recém grampeada/reformada, dia 01/05/03.

    d. A2B 2o/IV: 3+4 proteções - 45m (Airton Rosas e Paulo 1998) via tão fácil quanto exposta, 25 metros na primeira enfiada e apenas três proteções. Não subestime a via, pois em caso de queda a parede vai virar ralador.

    e. Anfetamina 5o: 5 proteções - 20m (Alexandre Anderson e Marcos Abrahão, 1998) última via da parede, estilo diferente das outras com menos agarras. Passa para outro lado da crista. Parada em chapelete a grampo "P" do século passado.

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    Última edição: 27/9/16
  2. William Moya

    William Moya Active Member

    ⚠ ATENÇÃO ⚠
    Quem for escalar na Pedra do Santuário, em Pedra Bela, agora o acesso (mesmo para as vias do fundo) é feito pela trilha que sai à esquerda do restaurante (que antes era usada apenas para as vias da face da frente).
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    Para escalar não é cobrado mas, se você está usando o local para curso, é cobrada uma pequena taxa, por aluno, que ajuda na manutenção do local.

    Antes de entrar fale com o Sr. Eder no restaurante (dono do local e pessoa muito simpática que quer tanto preservar o local quanto proporcionar uma boa experiência para os escaladores).

    Por favor divulgue essa informação para seus amigos que frequentam o local!

    www.climbing.com.br
     
  3. tacio

    tacio New Member

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