O início da escalada no RS

Discussão em 'RS - Rio Grande do Sul' iniciado por Rocha, 6/5/17.

  1. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    O início.

    As primeiras ascensões das montanhas gaúchas iniciaram no ano de 1950 quando Edgar Kittelmann, Sérgio P. Machado (na época presidente do Clube Excursionista Farroupilha) e seus amigos tiveram a idéia de alcançar o topo do Pico dos Gravatás, localizado no conjunto de morros do Itacolomi, em Gravataí.
    itacolomi.jpg
    Após a definição e reconhecimento da parede a ser vencida notaram que técnicas de escalada em rocha precisavam ser empregadas. Foi então que Edgar e seus amigos tomaram a iniciativa de procurar informações ou alguém que se dispusesse a lhes ensinar técnicas de segurança. Em Porto Alegre, encontraram o professor Giuseppe Gâmbaro que era educador físico, trabalhava na SOGIPA e possuía larga experiência esportiva. Praticara esqui e trabalhara como guia de montanha na Itália. O que mais chamava a atenção em sua história é que já havia tentado realizar algumas ascensões nas paredes do Itaimbezinho - cânion localizado no Parque Nacional dos Aparados da Serra, em Cambará do Sul.
    edgareamigos.jpg
    Edgar, Giuseppe G. e Luís G. Cony na base do Pico dos Gravatás - Gravataí.
    Imagem: Edgar K.

    A partir deste momento foram muitas as semanas de preparação. Além da experiência o grupo adquiriu: cordas de cisal, elos de corrente para a improvisação de proteções que seriam fixadas na rocha, distorcedores metálicos para a confecção de mosquetões e tacos de madeira para a confecção de escadas. Foi então que, em 1952, o grupo liderado por Edgar K. (portador de paralisia infantil) com equipamentos precários, força de vontade e espírito de aventura, alcançou o topo do Pico dos Gravatás. Estava assim concluída a primeira via de escalada do Rio Grande do Sul denominada Via Sul e graduada como 5°.

    ZH Itacolomi.jpg
    1957 foi o ano que os montanhistas gaúchos lembrarão como o ano da exploração do Rio Grande do Sul em busca de novas vias de escalada. Lamentavelmente, neste mesmo ano, o Centro Excursionista Farroupilha foi extinto.
    Em 1960 foram abertas mais três importantes vias no Pico dos Corvos, no município de Gravataí: Norte (5), Diedro (5) e Enferrujada (6a).
    Em 1962 os amigos Arno Wolmann, Edegar K. e Luís Gonzaga Cony conquistam a Torre do Portãozinho localizada no Morro da Palha, em Morungava.

    ieie 001.jpg
     
  2. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

Compartilhe esta Página