O equipamento que me salvou

Discussão em 'Equipamentos' iniciado por William Moya, 22/5/18.

  1. William Moya

    William Moya Active Member

    Nós, escaladores, confiamos em nossos equipamentos para salvar nossas vidas. Segue histórias, onde escaladores revelam como aquela peça salvou sua pele, talvez nobremente "sacrificando-se" no cumprimento do dever. rsrs

    mackenzie_gn-web.jpg
    Depois de dois Nuts estourarem nos macios arenitos da Blue Montain, essa peça alienígena me salvou de uma queda de 18 metros e parei onde minha seg estava e olhei meu parceiro olhos nos olhos.
    Josh Mackenzie

    petnuch_gn-web.jpg
    Eu sofri uma grande... realmente uma grande queda em Petit Grepon, e esse Piton e mosquetão me salvaram de uma morte certa.
    Mark Petnutch

    sharma_gn-web.jpg
    Quando uma pedra de 30 quilos atingiu a cabeça de Kimbo, pensamos no pior. Foi resgato por helicóptero e enviado para um hospital em Liverpool, onde ele se recuperou.
    Nikhilesh Sharma

    verbeck_gn-web.jpg
    Em Junho de 2016, no Lurking Fear em El Cap, escorreguei e cai 43 metros e pensei que iria cair em cima do meu parceiro.
    Nikhilesh Sharma

    webster-web.jpg
    Em uma nova fenda graduada em 8a no desfiladeiro de Red River, eu tive um forte queda na horizontal nesse pequeno Camalot.
    Nate Webster

    rummo2_gn-web.jpg
    Em El Cap, um micro nut arrebentou o grigri não aguentou o tranco de uma queda de 20 metros e se partiu no meio.
    Henri Rummo

    dupenloup_gn-web.jpg
    Esse Piton da década de 1970 me salvou após uma explosão de uma pedra no meu camalot numero 1.
    Henri Rummo

    kies_gn-web.jpg
    Em um momento eu estava escalando o Couloir de Martha no RMNP, e no momento seguinte eu acordei no hospital depois de quebrar a cabeça e o pescoço quando fui atingida por uma pedra que caiu em minha cabeça.
    Meg kies

    Fonte:https://www.climbing.com/photos/re-gram-the-gear-that-saved-me/
     
    Última edição: 24/5/18
  2. Robert Wullstein

    Robert Wullstein Moderator Moderador

    São bons exemplos por que se deve escolher o equipamento em primeiro lugar pela qualidade e, só em segundo pelo preço !
     
    Última edição: 29/5/18
    Rocha curtiu isso.
  3. Robert Wullstein

    Robert Wullstein Moderator Moderador

    O meu comentário sobre a importância da qualidade de equipamentos me lembrou de um episódio há +/- 12 anos atrás. A gente estava escalado no Visual das Aguas em Bragança quando apareceu um grupo de jovens pedindo informações sobre as vias. Chamou a nossa atenção que, aquele que ia guiar, estava com cerca de oito mosquetões na cadeirinha mas, nenhuma costura. Perguntamos o por que e, recebemos como resposta, que a grana estava curta e por isso compraram apenas mosquetões. Demos uma olhada nas mosquetões e notamos que não havia nenhum certificado nem a informação sobre a procedência, havia apenas uma marcação sobre a resistência. Ao perguntar onde compraram o equipamento, responderam que foi comprado na 25 de março, e que o vendedor teria afirmado que era próprio para escalada. Ficamos de cabelo em pé ! Emprestamos algumas costuras, para que pudessem escalar em segurança e recomendamos que não fossem usar os mosquetões para escalar. Como nos tempos depois não ouvimos nada sobre algum acidente envolvendo falha de equipamento na região de São Paulo, só podemos chegar a duas conclusões : Ou os mosquetões eram tão resistente quanto marcado neles ou os rapazes seguiram a nossa recomendação.
     
    Última edição: 29/5/18
    Alex curtiu isso.

Compartilhe esta Página