Itacolomi e Pudim - RS

Discussão em 'RS - Rio Grande do Sul' iniciado por Rocha, 8/3/17.

  1. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Berço da escalada gaúcha, o Pico do Itacolomi foi por muitos anos o principal campo-escola de várias gerações de escaladores. Atualmente, o local ainda é um dos points preferidos de muitos escaladores devido à qualidade de suas vias e pelo seu valor histórico. Por outro lado, infelizmente o Itacolomi está abandonado, problemas ecológicos e sócio-culturais ameaçam esta “pequena pedra”.

    2015.02.28_Pudim_leste_1.png 2015.07.10_face_oeste_itacolomi.png 24444079.jpg DSC09683.jpg itacolomi-029.jpg itacolomi0707-066.jpg itacolomi0707-077.jpg

    Como chegar
    Automóvel: Localizado no município de Gravataí, o Itacolomi está na altura da Parada 83 da RS-020 que liga Porto Alebre a Taquara. Há duas possibilidades de acesso ao local. A primeira por uma estrada vicinal pela Parada 83 e o outro, mais fácil, pela Parada 83a.
    De ônibus: Em Porto Alegre, os ônibus saem do terminal que se encontra em frente ao terminal Rui Barbosa. A empresa responsável por esta linha é a Empresa Citral que faz a linha POA – Morungava. A peregrinação dura 1h30.
    Melhor época
    Outono. No verão os marimbondos estão a mil! Na primavera o tempo fica bem chuvoso e no inverno o frio pega. Vale lembrar que o Pico do Itacolomi fica num ponto alto, por isso venta bastante no inverno.
    Equipo
    Uma corda de 40m e 10 costuras.
    Camping
    Selvagem (não recomendável).
    Água
    Levar de casa
    Dicas
    • Muito cuidado com os marimbondos, eles não são nada amigáveis;
    • Leve um anorak, muitas vezes bate um vento…
    • No Itacolomi, escale pela manhã no colo e à tarde vá para o Setor Enferrujada e/ou Barbudos (Sul), assim você evita o sol. Agora, se estiver muuuito frio faça o contrário;
    • Atenção à presença de elementos estranhos, não de mole com os equipos;
    • Não se esqueça de levar água, lá no pé das vias… Sem chance;
    • Atenção redobrada com as proteções antigas;
    • Evite ir em duplas ou trio, suba sempre em grupo.
    Fonte: http://naokiarima.com.br/croquiteca/rs/itacolomi-e-pudim/
     
    Última edição: 6/5/17

Compartilhe esta Página