Indicação de livros sobre escalada

Discussão em 'Discussões Gerais' iniciado por Rocha, 29/10/16.

  1. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    A Escalada – A Verdadeira História da Tragédia no Everest é um livro que descreve a versão contada pelo alpinista russo Anatoli Boukreev sobre o desastre no Monte Everest em 1996, durante o qual 12 alpinistas perderam a vida.

    IMG-20161029-WA0000.jpg
     
    Última edição: 29/10/16
  2. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    O monte Everest, localizado entre a China e o Nepal, com seus assustadores 8.848 metros de altura, é conhecido como a maior montanha do mundo. Quando se está no cume, a temperatura pode variar entre -40º e -70º, além de ser preciso enfrentar os famosos jetstreams (correntes de vento), que podem chegar a incríveis 200km/h. Há também o fato de que o corpo humano não é feito para sobreviver em tamanha altitude – a partir de determinado ponto da montanha, conhecido por Zona de Morte, seu corpo passa a morrer lentamente.
    IMG-20161029-WA0001.jpg
    Após uma vida de aventuras, Beck Weathers decide que está pronto para encarar o temido Everest. Sem o apoio de sua família, que há tempos já havia aprendido a viver sob sua ausência, programa mais essa viagem. Mas essa seria diferente de todas as outras – e Beck pareceu pressentir isso, pois fazia questão de utilizar o telefone via satélite para falar com sua esposa, fato que ela considera inédito.
    Durante a caminhada em direção cume no dia 10 de março de 1996, devido a problemas de visão, Beck ficou para trás. Rob Hall, montanhista chefe da expedição em que Beck estava, pediu que não tentasse voltar sozinho já que estava debilitado - a ordem era que esperasse Rob voltar para auxilia-lo com segurança. Entretanto, Rob Hall nunca mais voltou e Beck perdeu, com outros montanhistas, a possibilidade de voltar ao pouco calor de sua cabana naquela noite.
    Após uma noite inteira sob o terrível tempo do Everest, Beck foi dado como morto.
    “Se você soubesse que em uma hora estaria morto, em que pensaria?”
    Foi então que viu, diante de seus olhos, sua esposa e seus dois filhos. Então levantou e juntou todas as forças para andar até o acampamento, sabendo que aquela era sua única – e última - chance.
    Em Deixado Para Morrer, Beck irá contar sua emocionante história: o antes, o durante e o depois do Everest. O que mudou em sua vida após tamanha experiência?
    _
    O livro irá contar com falas dos familiares de Beck, o que torna a leitura ainda mais rica. Senti que estávamos todos em uma sala e eu estava ouvindo enquanto eles conversavam sobre suas vidas.
    Sou suspeita pra falar porque sou fascinada por essa história, mas recomendo esse livro e “No Ar Rarefeito” de John Krakauer (tem resenha aqui) de olhos fechados. Recomendo também que assistam o filme Everest (2015) – tão incrível e emocionante quanto.

    Fonte: https://www.skoob.com.br/livro/resenhas/516189/edicao:523039
     
    Última edição: 29/10/16
  3. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Manual do Montanhista

    Autor: Cristiano Requião
    Editora: Nobel
    Número de páginas: 132

    Sobre a obra: O autor aborda os principais aspectos a serem considerados no montanhismo: clima, equipamentos, nós, medidas de segurança, preparo físico, entre outros. Fartamente ilustrado, mostra como fazer um nó, qual o equipamento e vestuário adequado, os vários tipos e momentos da escala, e muito mais.

    manualDoMontanhista.jpg
     
    Editado por um moderador: 5/5/17
  4. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Por um Triz

    Autor: André Ilha
    Editora: Valentina
    Número de páginas: 264

    Sinopse: A escalada, incluídas todas as suas modalidades, é de longe o esporte que rendeu o maior número de livros em todo o mundo. Contam-se aos milhares os relatos publicados de viagens, expedições e escaladas avulsas, e há até prêmios específicos para este florescente gênero literário. No Brasil, a produção é ainda bem modesta, e quase toda centrada em expedições ao Everest ou a algumas poucas outras grandes montanhas Geladas no exterior.

    Por um triz, no entanto, reúne uma impressionante coletânea de histórias vividas por um dos mais experientes escaladores do país nas suas montanhas domésticas, com belezas e dificuldades próprias que em nada ficam devendo, em termos de emoção, às vividas pelos escaladores de maciços rochosos mais famosos, embora sejam certamente diferentes em muitos aspectos. Assim, os relatos das famosas ascensões invernais aqui se veem substituídos por escaladas sob um calor debilitante, e a travessia de paredes instáveis de gelo e neve dá lugar a passagens igualmente precárias em vegetação. E há ainda, no caso do Rio de Janeiro, o maior centro de escaladas urbanas do mundo, situações tensas típicas (e, às vezes, bizarras) decorrentes de encontros na mata ou no acesso a elas com bandos de traficantes ou outros tipos portando uma arma em suas mãos.

    É um livro, portanto, que deve agradar tanto a praticantes dedicados, que se identificarão com as situações nele descritas, quanto a leigos, que terão a chance de conhecer as peculiaridades de um esporte fascinante, que cresceu muito no Brasil nas últimas duas décadas.

    09052016153956Capa Por Um Triz.jpg
     
    Editado por um moderador: 5/5/17
  5. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    O CAMINHO DO GUERREIRO DA ROCHA
    Arno Ilgner.
    Editora Companhia da Escalada.

    Os manuais de escalada não costumam falar muito sobre treinamento mental, apesar de ser um fator de rendimento tão importante como a força, flexibilidade ou a técnica. ARNO ILGNER aproveita algumas das ideias essenciais da antiga tradição do Caminho do Guerreiro e da psicologia moderna do esporte para fazer neste livro um quadro sem igual sobre o treinamento mental.

    O uso deficiente da atenção pode dar lugar ao medo, que pode se manifestar desde uma ansiedade pelo êxito até genuíno terror. Ao dirigir nossa atenção mais conscientemente podemos compreender como surge o medo, tratá-lo de forma eficaz e nos liberarmos para reestabelecer o contato com uma fonte de motivação muito mais poderosa: nosso amor pela escalada. O CAMINHO DO GUERREIRO DA ROCHA oferece um programa revolucionário para aqueles escaladores que desejam melhorar seu rendimento desfrutando cada vez mais da escalada

    livro_caminho_guerreiro_rocha.jpg
     
    Editado por um moderador: 5/5/17
  6. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    TREINAMENTO EXPRESSO
    Arno Ilgner.
    168 páginas. 14 x 21cm. Editora Companhia da Escalada.

    Os manuais de escalada não costumam falar muito sobre treinamento mental, apesar de ser um fator de rendimento tão importante como a força, flexibilidade ou a técnica. ARNO ILGNER aproveitou algumas das ideias essenciais da antiga tradição do Caminho do Guerreiro e da psicologia moderna do esporte para escrever O caminho do guerreiro da rocha um quadro sem igual sobre o treinamento mental.

    Agora com Treinamento Expresso, Arno dá continuidade ao seu trabalho trazendo neste livro novas técnicas, mas principalmente muita prática para você aplicar todo o conhecimento adquirido em ambos os livros.

    Treinamento mental é fundamental, e consiste em aprimorar sua habilidade em manter a atenção no momento presente. O mais desafiador – e interessante – momento na escalada em rocha surge quando sua mente duvida se você será capaz ou não de prosseguir na escalada. Saber quando é apropriado avançar sobre suas dúvidas e quando retroceder é crítico.

    Seja você escalador esportivo ou tradicional, Treinamento Expresso lhe dará dicas preciosas para não cair nas armadilhas da mente e te ajudará a aceitar riscos de forma apropriada para você.

    Capa-TREINAMENTO-EXPRESSO.png
     
    Editado por um moderador: 5/5/17
  7. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    HORIZONTES VERTICAIS
    Jean Pierre von Der Weid. 168 páginas. 16 x 23 cm. Editora Publit.

    “Horizontes verticais é um livro para ser lido de um fôlego só. Surpreendente, poder-se-ia dizer, já que se trata de um universo específico, com regras e vocabulário próprios. Jean Pierre consegue traduzir este universo numa linguagem acessível para qualquer um, de modo que depois de algumas poucas páginas, dominamos a narrativa, os termos técnicos e nos sentimos à vontade como num cinema – assistindo a um belo filme.

    Aos mais experientes como ele, Jean Pierre dá a oportunidade de compartilhar lembranças de conquistas, momentos de alegria, momentos de tensão, de revisitar lugares, pessoas, sonhos, projetos, tudo ilustrado com belas fotos que revelam a alegria dos momentos. Aos mais jovens, ele ensina a escalar com a humildade do bom professor – poderíamos dizer que há algo de socrático no seu método – porque a sua narrativa ensina suscitando perguntas, como a maiêutica socrática.

    Durante todo o livro Jean Pierre reafirma os valores mais importantes do alpinismo – a coragem, a ousadia o companherismo, a solidariedade, o sonho e o projeto comuns. É preciso haver riscos – para ultrapassá-los com técnica e prudência, e conquistar todos os cumes sonhados. Ao lado disto, critica a tendência dos que hoje pretendem fazer deste esporte mera subida de degraus (grampos) em pedras íngremes; mas valoriza o que o progresso na confecção dos materiais facilitou no bom sentido – o de se fazer uma via difícil com equipamentos mais eficientes, leves e seguros.

    A sensação de estarmos assistindo a um filme permanece até o fim. Jean Pierre narra de forma singela e comovente cenas como a do encontro e a despedida com o velho Ziza. De perder o fôlego. E muitas lágrimas. A importância do encontro entre as pessoas. Entre os companheiros de cordada e com aqueles que passam a fazer parte da vida por acaso – porque estavam ali – e ofereceram o seu afeto sincero e desinteressado, acolhendo os alpinistas, geralmente esfomeados e exaustos. A foto do seu Santinho e a mulher é comovente. Fala por si”. Claudia Corbisier.

    Horizontes-Verticais.jpeg
     
    Editado por um moderador: 5/5/17
  8. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    HISTÓRIA DO MONTANHISMO NO RIO DE JANEIRO
    Waldecy M. Lucena. 264 páginas. 14 x 21 cm. 2º edição. Editora Publit.

    Trata-se de um livro onde se fala das técnicas e materiais empregados na escalada ao longo de sua evolução, fatos e curiosidades que marcaram o passado das ascensões a montanhas, mas principalmente de homens, verdadeiros heróis, alguns anônimos até aqui, outros esquecidos ao longo do tempo, todos revelados pelo autor e valorizados por seus feitos, que escreveram a história do montanhismo.

    Trás ainda o relato de conquistas importantes como a da Agulha do Diabo e do Pico Maior de Friburgo, entre outras.

    Com 264 páginas, 156 fotografias este foi o primeiro livro sobre o tema a ser publicado no país. Interessante é que o autor discorre sobre a história do montanhismo de forma empolgante e dinâmica.

    download.jpg
     
    Editado por um moderador: 5/5/17
  9. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    MONTANHISMO BRASILEIRO
    Antonio Paulo Faria. 262 páginas. 16 x 23 cm. Editora Publit.

    O livro Montanhismo Brasileiro – Paixão e Aventura conta a evolução do montanhismo no Brasil do século XVIII até os dias atuais, sendo também feito um paralelo com outros países.

    Os três primeiros capítulos dissertam sobre aspectos culturais relativos às montanhas: os diversos tipos de montanhismo, as diversas fases do montanhismo, problemas ligados aos termos técnicos de relevo (geografia e geologia) e um interessante ensaio sobre questões ligadas aos nomes das montanhas.

    Os seis capítulos intermediários dissertam sobre a evolução da escalada brasileira, do montanhismo tradicional à escalada esportiva. São histórias fantásticas com muitas ilustrações. São narradas experiências em diversos estados onde o montanhismo tem história, inclusive um capítulo especial que conta a experiência brasileira em montanhas alpinas e de grande altitude.

    O bloco de capítulos final é pura literatura de escalador, com muitos casos que despertam sentimentos diversos, das gargalhadas que fazem a gente chorar à perplexidade, medo, angústia…

    O capítulo SOS Montanhas faz o fechamento do livro, incluindo nele uma discussão crítica sobre o uso das montanhas pelos escaladores.

    Centenas de escaladores de diversos estados são citados, os que tiveram papel relevante no desenvolvimento do esporte ou que passaram por situações inusitadas e/ou epopeias.

    Montanhismo-Brasileiro.jpeg
     
    Editado por um moderador: 5/5/17
  10. William Moya

    William Moya Active Member

    A Morada Dos Deuses

    O livro narra a viagem do repórter brasileiro Carlos Tramontina ao Himalaia. A obra conta em detalhes, desde o surgimento da ideia até o desfecho do trekking, expondo descobertas e reflexões do autor. É um livro que traz a visão de um ocidental nas montanhas do Nepal, região do Everest.

    Autor: Carlos Tramontina | 1ª Edição: 2004 | Páginas: 224 | Editora: Sá

    a-morada-dos-deuses.jpg

    Onde comprar: É somente encontrado em sebos e na Estante Virtual.
     
  11. William Moya

    William Moya Active Member

    A Pior Viagem do Mundo

    Livro descontinuado que retrata uma espetacular tragédia de viagem. A obra traz o relato da última expedição do capitão inglês R. F. Scott à Antártica, fato que aconteceu entre 1910 e 1912. Com extrema obsessão de se tornarem os primeiros a alcançar o Pólo Sul, os tripulantes do navio Terra Nova terminaram numa memorável morte – como o próprio nome do livro sugere. Diante um frio de -40°C e lidando com de erros de planejamento, Scott corria contra o tempo para se antecipar ao norueguês R. Amundsen, mas só conseguiu chegar um mês depois, já tarde para o feito inédito. Morreu no caminho de volta, a apenas 17 quilômetros do depósito de alimentos mais próximo. Livro dramático, mas é uma verdadeira obra, digna de destaque em qualquer estante.
    a-pior-viagem-do-mundo.jpg
    Autor: Apsley Cherry-Garrard | 1ª Edição (Brasil): 1999 | Páginas: 556 | Editora: Companhia Das Letras

    Onde comprar: Livro escasso. É somente encontrado em sebos e na Estante Virtual.
     
  12. William Moya

    William Moya Active Member

    Aconcágua
    O cume e depois morrer

    Este livro vai na contramão dos tradicionais livros de aventura, já que grande parte dos escritores de montanha têm como fascínio picos acima de 8 mil metros, como o Everest. E, pra quem não sabe, o Aconcágua é o pico mais alto fora da Ásia, isto é, é o ponto mais elevado do Hemisfério Ocidental quanto do Hemisfério Sul, possui 6.961 metros de altura e está localizada na Cordilheira dos Andes, na província de Mendoza, na Argentina.

    O livro “Aconcágua” é narrado pelo alpinista e sociólogo Assis Aymone que, durante sua experiência na montanha mais alta da América, conviveu de perto com a morte do alpinista brasileiro Eduardo Silva. E o ápice deste livro não é o cume, mas os momentos de angústia retratados e as reflexões do fatídico acontecimento.

    aconcagua.jpg
     
  13. William Moya

    William Moya Active Member

    Annapurna
    O primeiro cume de mais de 8 mil metros conquistado pelo homem

    “Annapurna” é um grande clássico de montanha. É um livro bastante cobiçado, sendo só encontrado em sebos. Já é considerado uma raridade. Originalmente, foi lançado em 1951 – no Brasil somente em 2001.

    A preciosa obra relata a primeira conquista do homem num cume acima de 8 mil metros, mostrando uma das expedições mais dramáticas já vividas na montanha: a escalada do Monte Annapurna, considerada até hoje a montanha mais difícil do mundo, superando o Everest sem qualquer discussão.

    Na expedição, Maurice Herzog perdeu por congelamento alguns dedos dos pés e das mãos. Sendo assim, o autor, impossibilitado de escrever, ditou esta obra na cama do hospital onde se recuperava dos danos físicos sofridos durante a escalada.
    livro-annapurna.jpg
    Annapurna
    Autor: Maurice Herzog | 1ª Edição (Brasil): 2001 | Páginas: 376 | Editora:Companhia Das Letras

    Onde comprar: Livro escasso. É somente encontrado em sebos e na Estante Virtual.
     
  14. William Moya

    William Moya Active Member

    Em busca da alma de meu pai
    A jornada de um Sherpa ao cume do Everest

    O livro é de Jamling Tenzing Norgay, filho do primeiro Sherpa que escalou o Everest em 1953 e que, na época, passou a ser visto por seu povo como um sábio: para os sherpas, as montanhas são a morada das divindades, e ele fizera uma peregrinação sem precedentes. É uma obra que tem um olho no passado e o outro no presente.

    Jamling Tenzing Norgay faz um relato da escalada do Everest do ponto de vista Sherpa e budista, evidenciando a cultura de um povo que costuma ser deixado de fora da história: os próprios Sherpas, que na realidade sempre são os verdadeiros protagonistas.

    Por uma coincidência trágica, o livro também aborda estação de 1996, que ficou na história do montanhismo pelos acontecimentos terríveis narrados por Jon Krakauer em “No ar rarefeito”, por Anatoli Boukreev, em “A Escalada” e por Beck Weathers em “Deixado para Morrer”.

    em-busca-da-alma.jpg

    Em busca da alma de meu pai
    Autor: Jamling Tenzing Norgay com Broughton Coburn | 1ª Edição (Brasil): 2002 | Páginas: 344 | Editora: Companhia Das Letras

    Onde comprar: Livro escasso. É somente encontrado em sebos e na Estante Virtual.
     
  15. William Moya

    William Moya Active Member

    Everest: A Jornada de um Jovem Alpinista

    O livro narra a história de vida de Carlos Santalena e sua conquista no Everest, considerado o mais jovem brasileiro a escalar a mais alta montanha do mundo, na época com vinte e quatro anos. A obra é escrita pela jornalista Marina Benatti.

    Ao contrário de muitos livros que falam do Everest, que já é tema um pouco saturado, este traz os bastidores da expedição e a trajetória de Carlos até se tornar um alpinista. E mais do que isso, a obra mostra a vida de um ser humano que possui um sonhos. Ou seja, qualquer pessoa se identificará com a obra, já que o Everest por ser visto como uma grande metáfora para cada pessoa.
    everest.jpg
    Everest: A Jornada de um Jovem Alpinista
    Autor: Marina Benatti | 1ª Edição: 2015 | Páginas: 266 | Editora: Extremos

    Onde comprar: Portal Extremos
     
  16. William Moya

    William Moya Active Member

    Fantasmas do Everest
    Em busca de Malloy e Irvine

    Num de seus mais famosos momentos, ao ser perguntado repetidamente por repórteres em Nova Iorque durante uma série de conferências por que motivo ele, Mallory, queria escalar o Monte Everest. Ele replicou a um deles “Porque ele está lá”, frase clássica repetida até hoje no mundo do montanhismo.

    Este livro não foi escrito por Mallory, mas tem tudo a ver com o alpinista, porque em 8 de junho de 1924, ele e Andrew Irvine tentaram atingir o topo do Everest pelo passo norte. Na época, o companheiro de expedição Noel Odell afirma tê-los visto às 12h50m na ascensão de uma das rotas principais da crista norte, e “progredindo fortemente para o topo”, mas nenhuma prova pôde demonstrar que eles atingiram o topo. Eles jamais retornaram ao acampamento avançado, tendo sucumbido em algum lugar da montanha.

    Este livro foi escrito para desvendar diversos mistérios, não levanta somente a questão se eles subiram ou não o Everest, mas como também teriam morrido – tragados pelo abismo ou cedendo à exaustão? Livro obrigatório para colecionador e amantes do Everest.
    capa-fantasmas.jpg
    Fantasmas do Everest
    Autor: Jochen Hemmleb / Larry A. Johnson / Eric. R. Simonson | 1ª Edição (Brasil): 1999 | Páginas: 226 | Editora: Companhia Das Letras

    Onde comprar: Livro escasso. É somente encontrado em sebos e na Estante Virtual.
     
  17. William Moya

    William Moya Active Member

    K2
    Vida e morte na montanha mais perigosa do mundo

    K2, com aproximadamente 8,6 mil metros de altura, é segunda montanha mais alta do mundo, sendo quatro vezes mais mortal que o Everest, a montanha mais alta do planeta.

    Nesta obra, o autor narra o desafio de escalar o K2 (localizada ao norte do Paquistão) e mostra detalhes a história da montanha, além disso, o livro aborda também diversos relatos do K2 – é praticamente um dossiê da montanha –, com o intuito de ilustrar as questões suscitadas pelo montanhismo – os riscos, a ambição, a lealdade à equipe, o sacrifício e o preço da glória.

    O livro apresenta as sete campanhas consideradas mais dramáticas da montanha, incluindo sua ascensão e a tragédia de 2008, onde onze escaladores morreram em um período de 36 horas.
    k2-vida-e-morte.jpg
    K2
    Autor: Ed Viesturs / David Roberts | 1ª Edição (Brasil): 2011 | Páginas: 270 | Editora: Gaia

    Onde comprar: Livro escasso. É somente encontrado em sebos e na Estante Virtual.
     
  18. William Moya

    William Moya Active Member

    La Montaña

    La Montaña é praticamente uma bíblia da montanha. O livro aborda todos os temas relacionados à montanha: conhecimento técnico, turismo de montanha, histórias e perigos.

    A obra foi escrita por Maurice Herzog, primeiro alpinista a escalar um pico acima dos 8 mil metros, especificamente o Annapurna, que também originou um livro, já citado no início deste post. E o “La Montaña” é um livro raro, indicado para amantes de montanhas, que aborda temas diversos relacionados ao montanhismo, que vai da parte filosófica da atividade, aspectos geográficos e conquistas.
    la-montagna.jpg
    La Montaña
    Autor: Maurice Herzog | 1ª Edição (em espanhol): 1967 | Páginas: 752 | Editora: Labor S. A.

    Onde comprar: Livro escasso. É somente encontrado em sebos e na Estante Virtual.
     
  19. William Moya

    William Moya Active Member

    Montanha Sombria
    O relato dramático da mais polêmica temporada de escalada do Everest

    “Montanha Sombria” vai na contramão de todos os livros de montanha. A obra não narra feitos e não foi escrita para inflar ego. O autor, Nick Heil, discorre sobre a polêmica em torno do comportamento humano na montanha, mais precisamente sobre sobre situações-limite e questiona os comportamentos dos alpinistas.

    Como se sabe, em alta montanha muita coisa está em jogo: alto investimento, anos de preparação, patrocínio. Ou seja, muitas vezes é um local onde não há espaço para amizade, bom senso e solidariedade. E este livro toca na ferida, mostra o lado b do alpinismo.
    montanha-sombria.jpg
    Montanha Sombria
    Autor: Nick Heil | 1ª Edição (Brasil): 2012 | Páginas: 280 | Editora: Objetiva

    Onde comprar: Livraria Saraiva
     
  20. William Moya

    William Moya Active Member

    Morte e Vida no K2
    O relato de um dos maiores desastres na história do montanhismo

    Este livro está entre os melhores livros de montanha dessa imensa lista de livros. É uma obra muito empolgante. Para ajudar a explicar, veja o pequeno trecho da sinopse: “No dia 1º de agosto, um grupo de experientes alpinistas ergue os braços em comemoração. Tinha acabado de se juntar à elite que já conquistou a mais perigosa montanha do mundo. Enquanto comemoram, um imenso bloco de gelo cai logo abaixo deles e arrasta as cordas fixas. Ainda não sabem, mas serão obrigados a descer na escuridão e sem o apoio das cordas. Dos trinta que partiram, 11 jamais retornarão.”

    Nessa mesma intensidade, Graham Bowley narra toda a tensão e tragédia daquele dia fatídico, definitivamente um dos maiores desastres da história do montanhismo, mas repleta de coragem humana, insensatez, sobrevivência. O livro é baseado em dezenas de entrevistas com os alpinistas sobreviventes, além de sherpas, carregadores, familiares e amigos dos falecidos.
    morte-e-vida-no-k2.jpg
    Morte e Vida no K2
    Autor: Graham Bowley | 1ª Edição (Brasil): 2010 | Páginas: 240 | Editora: Objetiva

    Onde comprar: Livraria Saraiva
     

Compartilhe esta Página