Gruta de Caxias - RS

Discussão em 'RS - Rio Grande do Sul' iniciado por Rocha, 9/3/17.

  1. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    A Gruta de Caxias é atualmente a Meca da escalada esportiva gaúcha. As 41 vias, em sua grande maioria negativa a teto, atraem escaladores fanáticos de todo o Brasil.
    Todas as vias da Gruta são protegidas com chumbadores 3/8 e chapeletas homologadas. As paradas são duplas, com corrente e mosquetão garantindo assim a segurança necessária para uma boa escalada.

    COMO CHEGAR
    De carro: Saindo de Porto Alegre tome a BR-116 em direção à serra Gaúcha até a cidade de Nova Petrópolis. Em Nova Petrópolis, após o posto da Polícia Rodoviária Federal, vire à esquerda em direção a Caxias do Sul.

    No pedágio de Vila Cristina, antes de chegar em Caxias do Sul, zere o odômetro. E 9,5km depois entre à esquerda na estrada de chão (km 167,5). Essa entrada é bem na curva, por isso o ideal é seguir um pouco mais e fazer o retorno num local mais seguro.

    Siga pela estrada de por mais 4,2km até a entrada da "Gruta da 3a Légua".

    De onibus: Na rodoviária de Porto Alegre tome um onibus intermunicipal até a cidade de Caxias do Sul (120km). Dê preferência às linhas que passam por São Vedelino. Em Caxias do Sul tome um onibus da empresa Visate que faz a linha "Terceira Légua". Esse onibus sai na Rua Cel. Flores no centro da cidade. Solicite ao motorista que deseja desembarcar na "Igreja de São Pedro e São Paulo". A partir dali são mais 3km de caminhada até a Gruta da Terceira Légua.

    Melhor época
    Março-maio. No verão é muito abafado e no inverno o frio pega. Entre o início e o meio da tarde o sol bate nas vias.

    Equipo
    15 costuras, uma corda de 50m e lona (!)

    Onde Ficar
    A melhor opção para os escaladores é ficar no abrigo do escalador Thiago Balen que fica pertinho da Gruta.

    Rocha
    Vulcânica. Prevalecem agarras com canto (batentes a regletes) em um basalto super-fraturado.

    Fonte: http://naokiarima.com.br/croquiteca/rs/gruta-rs/
     
    Última edição: 6/5/17
  2. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

Compartilhe esta Página