Freio Mega Jul

Discussão em 'Equipamentos' iniciado por Rocha, 25/10/16.

?

Qual é a sua avaliação em relação ao produto?

  1. Excelente

    3 voto(s)
    75.0%
  2. Bom

    0 voto(s)
    0.0%
  3. Ruim

    1 voto(s)
    25.0%
  4. Péssimo

    0 voto(s)
    0.0%
  1. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    O Edelrid Mega Jul é o mais perto que se tem de um “faz-tudo”, o mais perfeito equipamento de segurança/rapel que eu jamais vi. Esse sistema multifuncional é super leve, dá folga ao guia muito mais rápido do que qualquer outro equipamento desta categoria, e pode ser usado em um número diferente de configurações aumentando sua capacidade de frenagem em um nível que se compara as travadas de sistemas de freio auto-blocantes.
    edelrid_mega_jul.jpg
    Duas observações: Primeiro, eu recomendo usar luvas uma vez que você pode se queimar entre o polegar e a palma da mão em certas configurações. Segundo, pelo fato de este freio poder ser usado de diversas formas, inicialmente eu achei confuso. Os gráficos instrutivos ao lado do equipamento realmente não ajudaram muito também. Eu tive que dedicar algum tempo memorizando a forma como o freio funciona antes de sair por ai usando-o. Durante um mês minha curva de aprendizado foi de 50/50 por montar o equipamento errado quando dando segue para o participante q vem de baixo.

    O Mega jul pesa apenas 65 gramas e pode ser usado tanto para cordas duplas como para cordas simples, duplas e gêmeas de 7.8mm a 10.5mm. Eu só testei cordas entre 9.1mm e 9.8mm de espessura. A Edelrid está fazendo um equipamento ainda menor, o “Micro Jul” (ainda não testado), que pesa apenas 60 gramas e é para ser usado por cordas finas de 6.9mm a 8.9mm de espessura.

    A parte mais chamativa do Mega Jul e uma parte plástica de cor verde em formato de U colado ao cabo do equipamento. Esse loop é primariamente usado durante a segue. Ponha a corda no equipamento de forma que o loop aponte para você. Encaixe sua mão abaixo do loop assim como a corda de forma que ambos se encaixem entre o equipamento e a palma da mão. Nesta configuração, você nunca vai precisar tirar a mão da corda. Dar corda é feito ao levantar o loop (e a corda) para cima e afastando do seu corpo. De corda com a sua mão de guia (mão esquerda para a maioria) e a corda vai passar pelo equipamento muito mais rápido e facilmente que qualquer outro tipo de freio. Ele alimenta quase tão rápido quanto o grigri 2. O Melhor de tudo, o Mega Jul trava a corda para baixo no caso de uma queda porque o mosquetão travador bloqueia a corda no freio. Eu sei que as empresas hoje em dia estão eliminando o termo “auto-block” mas o Mega Jul certamente faz um grande trabalho ao frear uma queda com pouco esforço.

    O tipo de mosquetão travador que você usa com o Mega Jul é importante. Eu testei com o Edelrid HMS Strike Screw FG, que pode ser comprado num kit com o Mega Jul por $49,95 dólares americanos. Eu testei usando com outros tipos de mosquetões de vários tamanhos, e não funcionou muito bem. Mosquetões de diâmetro mais grossos funcionaram melhor, mas mosquetões finos permitiram a corda escorregar.

    Para baixar um guia após uma queda há duas opções – nenhuma delas é fantástica, representando a maior falha desse equipamento, mas ambos os trabalhos são fazíveis. Primeiro: Use o equipamento no “modo polegar” ao puxar o loop e a corda para fora da cadeirinha, desta vez com a mão esquerda e controlando a descida com sua mão blocante/direita (neste caso). Novamente Luvas são bem vindas.Segundo: “modo alavanca”, segure a corda com a mão blocante/direita enquanto prepara-se para baixar o escalador, e use o polegar esquerdo para puxar para baixo a parte do equipamento que parece a ponta de um nariz, que libera a pressão da corda. Eu achei o “modo alavanca” preferível.

    Assim como a maioria dos sistemas de freio e rapel disponíveis no mercado hoje, você pode um participante de baixo com a funcionalidade do “autoblock”. Inicialmente, eu tive dificuldades com esse modo por causa do meu instinto natural de clipar o equipamento a ancoragem do meu loop (errado!) Você deve clipar através do loop de metal ao lado do loop para o polegar. Eu também fiquei confuso sobre qual direção passar a corda no equipamento. Uma vez que eu me acostumei, pude montar o sistema em um ou dois segundos. Outra grande característica é que se você precisar baixar o participante nesta configuração, você pode clipar um terceiro mosquetão através desse pequeno espaço na “ponta do nariz” e usa-lo para destravar o auto-block. Isso dá ao Mega Jul uma grande vantagem sobre outros equipamentos, que requerem mais trabalho após quedas.

    Para rapelar, há duas configurações: “Modo Tuber” e “Modo Locked”. No modo tuber, em que o loop do polegar aponta para seu corpo, faz o Mega Jul trabalhar um pouco como o rapel clássico de 8, faça um back-up com um prussik e rapele normalmente. Modo Locked, provavelmente a característica mais excitante do Mega Jul, é quando o loop do polegar está apontado para fora do seu corpo. Rapele ao clipar um segundo mosquetão de rosca no buraco localizado na “ponta do nariz” e use-o como a alavanca do Grigri. A Corda trava quando você não esta puxando o mosquetão alavanca, permitindo que você tenha bastante segurança para lidar com a corda caso ela se emaranhe, etc… (sempre passe a corda ao redor das suas pernas se você vai precisar soltar a mão do freio).

    O Mega Jul é o mais leve, mais versátil e de melhor performance entre todos os sistemas de freios e rapel que eu jamais usei – após você se acostumar com ele.

    • Peso: 65 gramas
    • Estilo Tubular par cordas simples, duplas e gemeas. 7.8mm-10.5mm
    • Freio assistido para escalada e segurança para participante
    • Freio assistido no rapel no modo locked
     
  2. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

  3. Paulo Avila

    Paulo Avila Member

    Troco um Mega Jul zerado por um Micro Jul.
     

Compartilhe esta Página