Frases, textos sobre escalada ou montanhismo

Discussão em 'Discussões Gerais' iniciado por Rocha, 29/10/16.

  1. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Aqui você encontra uma coleção de Frases de Escalada. Essas famosas citações são grandiosas e se você está precisando de inspiração, então este é bom lugar para você. Leia algo para se sentir alegre ou positivo. A vida é boa ;)

    "Montanhas não são estádios onde eu satisfaço a minha ambição, são as catedrais onde eu pratico a minha religião… Eu vou a elas como os seres humanos vão aos templos. De seus altivos píncaros eu vejo o meu passado, sonho do futuro e, com uma acuidade incomum, eu vivo a experiência do presente momento… A minha visão clareia, minha força renova. Nas montanhas celebro a criação. Em cada viagem rejuvenesço.”

    Anatoli Boukreev, montanhista russo
    lossless-page1-163px-High-altitude_mountain_climber_Anatoli_Boukreev.tiff.png
     
    Editado por um moderador: 5/5/17
  2. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    A vida é como uma montanha, a escalada é longa mas a vista é linda.
     
  3. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    O Montanhismo como Filosofia

    Por Andrey Romaniuk

    Quem já não ouviu a famosa pergunta, ou mesmo se indagou: Por que subir Montanhas?

    Acredito que muitos indivíduos (praticantes do Montanhismo ou não) tenham sua resposta singular, ou ao menos estejam em busca dela. Outros nem mesmo se importam com isso.

    Pessoalmente, como praticante desta atividade, percebo que apesar de já ter algumas respostas próprias, ainda continuo minha busca. E nesta busca, alguns acontecimentos nos últimos anos me esclareceram muito sobre o que se trata do Montanhismo como Filosofia, para mim.

    Será que praticar o Montanhismo como Filosofia seria pensar em Montanha 24 horas por dia? Seria largar tudo e dedicar-se somente ao Montanhismo, ou mesmo tirar seu sustento desta atividade? Seria escalar as Montanhas mais altas do planeta? Ou seria escalar as vias mais difíceis e os graus mais altos? Talvez “ser o primeiro”?

    Talvez…

    Estas podem ser respostas que satisfazem muitos montanhistas, mas não completam a minha busca pessoal.

    Traçando um paralelo com diversas artes marciais do oriente, percebi que assim como a luta ou o combate corporal, a escalada em si não é um fim, mas um meio. Um meio onde é trabalhado a respiração, a concentração, a flexibilidade, o controle da ansiedade, o domínio do medo, a consciência corporal, dentre outros. E através deste conjunto de aspectos realiza a formação do indivíduo como uma melhor pessoa, conscientizando-o sobre si mesmo e sobre o mundo ao seu redor, trabalhando princípios morais e éticos, tanto dentro como fora do Montanhismo, em sua vida cotidiana.

    Filosofia significa “amor à sabedoria”; É o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais, à mente e à linguagem; E o filósofo, por sua vez, seria aquele que busca a sabedoria, deseja saber; Vivenciando, estudando, questionando…

    Então por que mesmo subir Montanhas?

    Tão existencial quanto às três perguntas “De onde vim?”, “Quem sou eu?”, “Para onde vou?”, não existem respostas únicas e consensuais para elas. Cada indivíduo buscará uma resposta própria à sua maneira, e que algumas vezes fará sentido tão só para si mesmo.

    O Montanhismo como Filosofia deve se tratar desta eterna busca, que me mantém praticando, onde encontro respostas que contemplam diversas outras questões, mas não a essencial. Pois talvez as indagações essenciais nunca devam ser respondidas plenamente… servem apenas para continuarmos buscando.

    Fonte:https://tradfriends.com/2014/05/12/o-montanhismo-como-filosofia/

    16730294_1248228765260999_8640087849992142144_n.jpg
     
    Última edição: 3/5/17
  4. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Na ponta dos dedos
    pagina0001.jpg pagina0002.jpg pagina0003.jpg pagina0004.jpg pagina0005.jpg
     
  5. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    “Eu não sou apenas um lobo solitário, eu sou uma espécie de Sísifo*, que nunca atinge o cume. Eu sou o Sísifo* e a pedra que empurro para cima da montanha é minha própria psique.”

    (Reinhold Messner no livro O horizonte do cristal: Everest, a primeira escalada solo)

    messner.jpg

    * Segunda a Wikipédia – Sísifo é um personagem da mitologia grega que seu castigo foi rolar uma pedra pesada até o pico de uma montanha, mas esta sempre voltava e caía. Para ler o restante acesse http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADsifo
     
    Última edição: 3/5/17
  6. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    “Planalto, montanhas e desertos não são mais amigáveis, as leis milenares dominam o território. A natureza se torna Deus.”

    (Reinhold Messner no livro O horizonte do cristal: Everest, a primeira escalada solo)
    download (1).jpg
     
    Última edição: 3/5/17
  7. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    “Atualmente todos vivemos em um mundo dominado pelas máquinas. Quase não restam em nosso deteriorado planeta espaços livres, onde possamos esquecer nossa sociedade industrial e testar, sem sermos incomodados, nossas faculdades e energias primitivas. Em todos nós se esconde uma saudade do estado primogênito, com o qual podíamos calibrar-nos com a natureza e enfrentá-la, descobrindo a nós mesmos. Aqui está basicamente a razão de não haver para mim uma meta mais fascinante que esta: Um homem e uma montanha.”

    (Reinhold Messner)
    messner3.jpg
     
    Última edição: 3/5/17
    Andrebaptista curtiu isso.
  8. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    “Eu nunca pus uma chapeleta (bolt) em toda a minha vida e nunca irei pôr uma proteção fixa numa rocha. Se eu não puder escalar sem uma destas proteções, eu não escalo. Nunca usei garrafas de oxigênio. Se eu não puder escalar sem oxigênio extra eu não escalo mais alto. Isso não é uma decisão difícil. E eu nunca irei carregar um telefone celular comigo. Se eu carregar um aparelho destes, significaria destruir aquele sentimento de estar isolado e exposto que eu sempre procuro nas montanhas. Estas são apenas as minhas regras. Agora que estou ficando mais velho eu apenas sonho em escalar montanhas menores, ou esquiar em áreas como a Antártica ou em áreas desérticas.. Eu sempre tento fazer esse tipo de coisa sem ajuda de fora. Depois de uma vida de nômade político eu irei passar pelo menos meio ano no meio da selva com apenas uma mochila – e ninguém saberá onde eu estarei indo.”

    (Reinhold Messner)
    messner3.jpg
     
    Última edição: 3/5/17
  9. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    “Aquele que cresceu nas montanhas pode viver durante anos na cidade, desenvolver um trabalho científico e enriquecer sua inteligência, mas o que não pode fazer é permanecer eternamente lá embaixo.

    Quando vê aparecer o sol entre as nuvens e sente o vento no rosto, sonha como uma criança com novas aventuras nas montanhas. Comigo acontece exatamente isso.”

    (Reinhold Messner)
    messner4.jpg
     
    Última edição: 3/5/17
  10. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Os dias que estes homens passam na montanha são os dias que eles realmente vivem. Quando as cabeças se limpam das teias de aranha e o sangue corre com força pelas veias. Quando os cinco sentidos cobram vitalidade e o homem completo se torna mais sensível. Então já pode ouvir as vozes da natureza e ver as belezas que só estavam ao alcance dos mais ousados.

    Reinhold Messner
    messner4.jpg
     
    Última edição: 3/5/17
  11. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Não me tornei bem sucedido na minha área porque eu sou melhor ou mais inteligente que os outros. Não, eu me tornei bem sucedido porque tive força de vontade para fracassar e depois tentar de novo, e de novo, e de novo.

    Reinhold Messner
    messner2.jpg
     
    Última edição: 3/5/17
  12. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Se você identificar seus objetivos e tiver força de vontade para vencer as dificuldades - elas sempre vão existir - e se você achar as pessoas certas para te ajudar, você será bem sucedido.

    Reinhold Messner

    SOBRE REINHOLD MESSNERReinhold Messner (1944) é um alpinista italiano, considerado um dos melhores de sempre. Foi o primeiro homem a escalar todas as montanhas com mais de 8000m e a escalar o Monte Everest sem oxigênio suplementar.
    messner.jpg
     
    Última edição: 3/5/17
  13. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Saiba quando recuar:
    Se você está tão assustado que o medo está atrapalhando a sua escalada, você não devia estar na via. O grande escalador Peter Croft diz: "Se o medo é algo incontrolável e deixa você desesperado, é sinal de que você deve voltar". Recuar não requer somente a habilidade física de realizar os movimentos inversos (algo bom de se praticar), mas de se ter o discernimento para saber quando o fazer.

    Croft1-1024x768.jpg
     
    Última edição: 3/5/17
  14. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Sintonize-se:
    Chris McNamara
    um veterano de realizador de vias A5 no El Cap como Reticent Wall e Wyoming Sheep Ranch, fala sobre a voz do medo: "Você precisa ficar intimo com a sua voz na sua cabeça; faça-a sumir quando começa a atrapalhar e a escute quando ela o alerta sobre um acidente que possa vir a ocorrer".

    857-62484.jpg
     
    Última edição: 3/5/17
  15. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Crie uma base de coragem:
    Você deve criar mais confiança através de várias escaladas, assim gradualmente diminuindo o fator medo. Croft diz: "Se eu estou solando alguma via difícil,e porque antes eu já solei muitas vias e na maioria das vezes, o medo não aparece porque lá (na via) é onde eu quero estar".
    Croft1.jpg
     
    Última edição: 3/5/17
  16. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Jason Smith, que já solou Rostrum's Regular North Face (5.11), concorda, "As pessoas não estão solando qualquer coisa eles não estão absolutamente certos se vão conseguir subir. Não pode haver espaço para o medo".

    untitled21-1024x684.png
     
    Última edição: 3/5/17
  17. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Concentre-se:
    O controle da mente é crucial. McNamara se concentra no imediato: "Eu fico com medo quando eu me desconcentro dos movimentos que tenho que realizar naquele momento e começo a pensar no que pode acontecer, eu posso cair, esse friend não vai segurar e sair, e ai quando paro com esses pensamentos e me concentro novamente nos movimentos daí o medo simplesmente desaparece".

    857-62484.jpg
     
    Última edição: 3/5/17
  18. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Fique frio:
    As vezes as preocupações são reais. Nestes casos controle sua mente. Croft se mantém positivo: "Enfoque-se em passar um bom tempo escalando em vez de subir praticamente se arrastando. Eu na maioria do tempo me enfoco em ficar relaxado, manter a mente relaxada".
    Croft1.jpg
     
    Última edição: 3/5/17
    Andrebaptista curtiu isso.
  19. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Ilgner acrescenta: "Como você direciona sua atenção? Certamente você quer pensar ativamente, não lidar com as coisas que possam acontecer passivamente com você. Em vez de se concentrar em como evitar a queda, concentre-se em trabalhar na situação em que você está."

    Arno.jpg
     
    Última edição: 3/5/17
  20. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Tenha medo:
    O medo pode ser um auxílio, fazendo com que você escale melhor, isto quando for utilizado como combustível em movimentos mais difíceis. Bridwell diz que "O medo somente faz que com que você fique mais ligado e esperto na via. Se você consegue controlar a adrenalina que o medo fornece, o medo começa a fazer que o trabalho fique pronto."

    Bridwell3.jpg
     
    Última edição: 3/5/17

Compartilhe esta Página