Escolher a sapatilha de acordo com o seu pé

Discussão em 'Discussões Gerais' iniciado por Rocha, 10/5/17.

  1. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Você acabou de comprar sua nova sapatilha de escalada e após várias dicas, você comprou o menor possível, sendo até mesmo vários números menor que o seu pé, você descobriu que ao pisar na pedra a mesma lhe causa muito sofrimento com uma dor insuportável em seus pés. Se isso parece familiar, é bom procurar a correta sapatilha para o formato mais adequado ao seu pé.

    A primeira coisa é saber que nem todos os pés são iguais

    Existem três tipos:
    formato_pes.jpg
    • pé grego: neste tipo de pé, o segundo dedo do pé é maior do que os outros quatro.
    • pé egípcio: neste caso, o primeiro dedo é o mais longo e os outros são encurtados por diante.
    • pés quadrados: os primeiros três dedos têm o mesmo comprimento.
    Pé egípcio é o mais comum (60% da população), seguido por pé quadrado (25%) e pé grego (15%).

    Agora que você sabe isso, descubra qual o que é seu.

    Se você tem o pé egípcio, seu pé provavelmente está destinado a melhor pisar em pequenas saliências na vertical e deitado. E pode-se dizer que todo o peso do corpo cai sobre os dedos dos pés, neste caso, o dedo grande do pé

    Se você tem um pé quadrado ou o pé egípcio, você tem um pé projetado para micro regletes, por que você pode fazer muito mais garra ao pisar.

    Pisar nas ponta dos pés não é uma questão de sapata apertada, e sim a força adequada sobre os músculos que mantém a correta tensão no pé. Isto é muito importante porque a sapata sozinha não vai manter a postura de pé adequada sobre um pequeno reglete se você não fizer um esforço muscular. Esta é uma das razões por que escaladores experientes podem escalar com sapatos de rua normais em certas vias em que os escaladores iniciantes com sapatas falham.

    Portanto, um novato que se destina a comprar uma sapata apertada para melhor pisar é um engano. O ideal é aprender a pisar com uma sapata justa, sem dor e com o tempo melhorar a sua aptidão muscular e em pouco tempo vai manter seu corpo inteiro na ponta dos pés.

    Finalizando, a sapata que você usa para tradicional não pode ser a mesma que para escalada esportiva e escalar com dor não vai ajudar e só vai fazer que escale pior.

    Fonte: rocanbolt
     
  2. Sansao

    Sansao New Member

    Rocha curtiu isso.
  3. Robert Wullstein

    Robert Wullstein Moderator Moderador

    Quando comecei escalar, a mantra era usar uma sapatilha dois números menor do que o do seu tênis. Escalei assim os primeiros anos é sofri muito, principalmente em vias longas, até ficar com uma unha encravada. Era impossível de escalar. Então comprei uma sapatilha com tamanho certo para meus pés. Ou veja, o dedão encosta em frente da sapatilha mas, sem apertar. Que maravilha ! As vezes uso ainda uma sapatilha um pouco mais justa em vias do meu limite técnico. Exceto isso, só uso sapatilhas confortáveis e me dou bem com isso.
     
  4. Paulo Avila

    Paulo Avila Member

    A menos que você tenha se inscrito no último campeonato de boulder, eu aconselho a comprar o mesmo número que você calça normalmente.

    E se tem pé largo e grego como o meu, busque os modelos conhecidos por acomodar pezinhos deste tipo, como Ocun Ozone Plus, Boreal Joker Plus, Miura VCS, 5.10 VCS, etc.
     
    Johano Enhiko curtiu isso.
  5. João Luiz

    João Luiz Member

  6. Andrebaptista

    Andrebaptista Moderator Moderador

    Escalar é para ser um prazer, não uma tortura... Tudo bem sapatilha apertada, mas dois números menor é tortura chinesa!
     
    João Luiz curtiu isso.

Compartilhe esta Página