DEDO DE DEUS-RJ: A conquista que atravessou o tempo.

Discussão em 'Relatos de Viagens' iniciado por William Moya, 23/9/17.

  1. William Moya

    William Moya Active Member

    59b055440054d.jpg

    1997: Dois amigos de infância tentam alcançar a montanha mais lendária do Brasil, sem experiência nenhuma em escalada, tentando laçar pinos com uma corda de sisal, fracassam e fazem um juramento de um dia botar os pés no topo daquela montanha. Juntos, ganham parte do Brasil subindo outras montanhas, atravessando vales selvagens, desbravando lugares praticamente intocados e um deles também se aventura por outros caminhos do Continente Sul-americano. A vida vai passando, os filhos vão chegando e entre uma montanha e outra, sempre ficam remoendo o fato de ainda não terem cumprido a promessa que haviam feito.

    2017: (junho) Por um golpe do destino, apenas um desses dois amigos consegue se agrupar com outros amigos em comum e numa tentativa de chegar ao cume da montanha, perdem a trilha, cometem alguns erros e são obrigados a enfiar o rabo entre as pernas e voltarem para casa sem chegar ao topo: mais um fracasso!

    Tendo já feito praticamente tudo em matéria de montanhismo clássico, subido todo tipo de montanha no Brasil e algumas fora dele, tendo me dedicado vários anos a exploração selvagem de vales e rios, tendo tido a honra e a oportunidade de, junto com alguns amigos, poder botar meus pés em montanhas onde outros jamais puseram, vi que havia chegado a hora de aprender os rudimentos da escalada. Quase que inconscientemente eu sabia que aquela promessa feito 20 anos atrás, jamais sairia do papel se uma atitude não fosse tomada. Mas há um porem: A escalada é um mundo fechado e diferentemente do montanhismo clássico, poucos são os praticantes que estão dispostos a perderem seu precioso tempo para ajudar novatos, muito porque esse é um esporte caro e por isso mesmo, o tipo de gente que o pratica costuma ser um pouco mais elitizada.

    Como, ainda bem, tudo na vida tem suas exceções, um convite de um casal de amigos para conhecer o esporte, fez com que eu tivesse esse primeiro contato com o mundo das paredes. Aprendi meia dúzia de procedimentos, mas foi o suficiente para eu voltar a sonhar com a promessa de 20 anos atrás. Num dia qualquer, sem nada para fazer em casa, tive uma “ideia brilhante”: Peguei minha velha corda de rapel, minha cadeirinha antiga e um freio da década de 90 e uns mosquetões de aço de construção civil e convidei meu grande amigo de infância e mais outros novos amigos de algumas roubadas memoráveis. e foi assim que 4 paspalhões se encaminharam para uma pedreira abandonada em Campinas, que virou palco de escalada com mais de 80 vias, no interior de São Paulo.

    59b055853b979.jpg

    A nossa chegada à Pedreira do Garcia acabou por se tornar um evento de bizarrices, os escaladores locais nos olhavam com cara de reprovação, alguns com cara de nojo, mas a gente estava feliz. Subíamos três ou quatro metros de paredes e nos divertíamos para valer com aquilo e pouco nos importávamos se tinha gente gostando ou não, a gente nunca esteve nem aí pra coisa alguma porque ao contrário do que os outros imaginavam, tínhamos plena consciência do que estávamos fazendo, porque não éramos garotinhos brincando pela primeira vez no balanço da mangueira e naquela mesma pedreira, mais de uma década atrás, a gente já tinha feito muito rapel e ficar pendurado numa corda não era nem de longe nenhuma novidade pra gente.

    Voltamos um outro dia na Pedreira, agora com uma corda de escalada conseguida pelo Alexandre e algumas costuras, estávamos evoluindo, no nosso conceito, porque no conceito de outros, continuávamos os mesmos merdas de sempre, rsrsrsrsrsr. Mas, como ainda é possível continuar acreditando em parte da humanidade, alguns escaladores se sensibilizaram com a gente e vieram oferecer ajuda, gente que hoje somos eternamente gratos, do qual acabamos nos tornando amigos também. Naquele dia, com uma corda de escalada, mesmo com o fiofó na mão, alguns de nós conseguiu guiar algumas vias fáceis, no caso, eu, o Vinícius e o Dema, porque o Alexandre mal conseguia se segurar a três metros, inclusive eu e o Dema comentamos que o Alexandre era um dos que não iria a lugar nenhum, não havia nascido para o esporte.

    59b0b34268c4a.jpg

    Entre idas e vindas à pedreira, somente o “molenga” do Alexandre foi quem efetivamente começou a se dedicar verdadeiramente ao esporte, porque eu e o Dema aparecíamos esporadicamente, às vezes passávamos meses sem nem aparecer por lá. O Vinícius foi outro que procurou correr atrás, fazendo alguns cursos de técnicas verticais com a galera da espeleologia e começou a subir alguns degraus na escalada. Mas foi mesmo o safado do Alexandre que se entregou de cabeça, foi ele quem correu atrás de se especializar, fez cursos rápidos no Rio de Janeiro e adquiriu equipamentos mais modernos.

    Continuamos a nos encontrar para algumas vias de escalada, inclusive em algumas paredes de escalada clássicas, mas nada que exigisse muito da gente e sempre que estávamos juntos, lembrávamos que um dia havíamos combinado que escalaríamos o Dedo de Deus e que quando isso fosse acontecer, iríamos pegar firmes e treinar pelo menos uns três meses antes. Pois é, mas um dia o Alexandre me manda uma mensagem no meio da semana e me diz : -“ Se prepara Divanei, domingo vamos subir “sua montanha”.

    O Alexandre estava de brincadeira, não havia o menor cabimentos de nos metermos naquela enrascada de uma hora para outra sem uma preparação específica, mas ele não queria nem saber, era agora ou nunca e pior, o Dema não poderia ir nessa data, logo ele que havia jurado estar comigo no topo daquela montanha antes de morrer. Não era o que eu queria, mas era o que me restava e se eu não fosse, não aproveitasse aquela oportunidade, talvez jamais teria outra. Eu não estava pronto, mesmo assim aceitei o desafio.

    Chegamos em Teresópolis de madrugada e mesmo praticamente sem dormir, nos lançamos na trilha que nos levaria às paredes do Dedo de Deus, nos agarramos aos cabos e cordas e quando vimos, estávamos perdidos lá no começo da via Teixeira. Havíamos perdido a trilha de acesso à VIA LESTE e quando a reencontramos, tínhamos perdido várias horas, além de já encontrarmos outros escaladores congestionando a parede de escalada. Cometemos alguns erros, demoramos demais e quando a noite nos pegou, estávamos ainda a mais ou menos uma hora do cume e para piorar, perdemos a sequência da via e sem saber para onde ir, demos meia volta e descemos no escuro fazendo rapel e desescalando até depois da meia noite, FRACASSAMOS BONITO !
     
    Última edição: 23/9/17
  2. William Moya

    William Moya Active Member

    59b0b3cc27de7.jpg

    Voltei para casa arrasado, decepcionado, havia decidido que não queria nem escalar mais. Mas a raiva passou uma semana depois e caí na besteira de contar em relato como havia sido aquela aventura fracassada. Resolvi contar como se sentia um novato no mundo da escalada, os sofrimentos, as dificuldades, as agruras, os erros cometidos e os medos passados. Foi a deixa para parte da comunidade escaladora me bombardear sem dó nem piedade, destilaram ódio, não aguentaram ver novatos como a gente se meter sem um guia no solo sagrado do montanhismo nacional. Disseram que a gente havia subido nos cabos de forma totalmente errada e que agora havíamos comprometido a estrutura dos mesmos, colocando em risco a vida de todo mundo. Apontaram erros que eu nem havia mencionado nem em relato e nem em fotos, ou seja, aproveitaram a oportunidade para deixar bem claro que aquilo ali era feudo de meia dúzia de grupinhos constituídos. Não posso negar, fiquei puto com parte daqueles caras, mas também me serviu para correr atrás de aprender os tais procedimentos alardeados por eles, mesmo que outros escaladores tivessem me dito que isso não passava de um monte de mimimi, mas se havia algum procedimento específico, não custava nada aprender.

    Algumas semanas se passaram depois disso, ninguém mais tocava no assunto Dedo de Deus. O Alexandre até falava que poderia ir escalar a Agulha do Diabo com um escalador experiente qualquer dia desses, mas esse menino não se tornou amigo nosso de graça, só sendo um grande porra louca mesmo e num ataque de porra-louquisse desvairada, jogou logo no ar que voltaria na Serra dos Órgãos porque não aguentava mais ficar com aquela montanha entalada na goela. Aquilo assombrou todo mundo, porque ninguém nem sonhava em voltar lá tão sedo, inclusive o Natan e o Gersinho que estiveram lá na primeira investida, já sinalizaram que não poderiam ir na data estipulada. Para ser sincero, nem eu mesmo estava em condições de novamente fazer uma loucura daquela, de viajar em um bate e volta de 1200 km para o Rio de Janeiro, mas foi aí que o Dema me encostou contra a parede: “- Divanei, meu amigo, você esqueceu do nosso juramento? É chegado a hora, vamos lá amigão, a gente merece aquela montanha por tudo que já fizemos juntos em mais de duas décadas de montanhismo. ”

    2017- (Agosto) Ali estávamos nós, depois de viajarmos por mais de sete horas, estacionamos novamente atrás do Restaurante Paraíso das Plantas, a pouco mais de 1 km da trilha de acesso ao Dedo de Deus. Alias, de onde estávamos era possível avistar o grande gigante de pedra tocando o céu, numa imagem assustadora. Já passava das duas da madrugada e combinamos em dormir até pouco depois das quatro da manhã ali mesmo, deitados no duro concreto de uma calcada fria e úmida, que faria qualquer mendigo ter náuseas. Quando o celular despertou-nos, eu que já havia dormido de bota e tudo, dei um salto, estava muito ansioso, mas não menos que o Dema , o Alexandre e o Vinícius. Arrumamos tudo nas pequenas mochilas e partimos.

    59b0b423ac902.jpg

    Uns 15 minutos de caminhada descendo o asfalto nos leva para a curva da Santinha, junto a uma pequena cachoeira e aí é só continuar descendo e ir se atentando para quando passar os dois próximosbueiros e depois do segundo, uns 30 metros à frente, entramos numa trilha, subindo o barranco à direita, que em mais alguns metros vai tropeçar numa cerca onde está a placa do Parque Nacional. Para não termos que ficar ouvindo bobagens de outrem e para não correr o risco de uma possível encheção de saco na volta, desta vez enviamos as autorizações com os nossos nomes para a sede do Parque, coisa que nem os próprios escaladores locais costumam fazer, como ficamos sabendo dos grupos que encontraríamos na montanha. Na cerca, adentramos para a esquerda e acessamos a trilha que sem nenhuma bifurcação vai nos levar em uma hora, direto para a grande parede rochosa da Toca da Cuíca, onde começam os cabos de aço.

    59b0b4b56f316.jpg

    Diante da grande parede dos cabos de aço, que ainda não é a via de escalada obviamente, é preciso parar para uma breve reflexão: São quase 100 metros de cabos de aço, mas no início não existe cabo algum. São uns 10 metros de parede lisa, com uma sequência de chapeletas a cada uns dois metros. Tudo isso foi planejado para que nenhum montanhista desprovido de equipamentos de escalada pudesse acessar a montanha e segundo a comunidade escaladora, ir fazer alguma merda lá encima. Claro, isso é uma posição que eu como montanhista, apesar de entender os porquês, não concordo, mas é uma opinião exclusivamente minha, não sendo compactuada com o resto do grupo. Mas a questão nem é essa, segundo as “normas”, os cabos de aço devem ser subidos com uma corda paralela, como se a pessoa estivesse escalando de fato e usando os cabos apenas para ganhar terreno. Essa são as normas e foi por causa de contar que nós subimos apenas nos apoiando aos cabos com as mãos é que fomos “ameaçados” de morte e de linchamento pelos escaladores, mas não me contentando com essa cagação de regra toda, fui ler relatos e ver vídeos na internet e foi aí que me caiu a ficha. Praticamente todos os vídeos que eu vi e relatos que eu li, todo mundo subia o cabo de aço feito chimpanzé de circo e para minha surpresa, eram escaladores renomados, gente experiente, dono de agencia de escalada, que fazia esse procedimento inclusive guiando seus clientes.

    59b0b5783052c.jpg

    Diante do exposto acima, conclui que havíamos sido apenas vítimas de preconceito por nos colocarmos como iniciantes no esporte e querermos fazer algo que apenas os mais graduados se achavam no direito de fazer. Claro, não posso deixar de citar as dezenas de pessoas que entraram em contato comigo depois do primeiro relato, oferecendo nos guiar de graça e também agradecendo por eu ter tido a coragem de contar algo que parece ser um tabu na escalada, porque esse não seria um esporte para pessoas fracas e todo mundo que escala estaria acima desses “sentimentos mesquinhos “, o que obviamente não passa de uma grande bobagem.

    59b0b60d75749.jpg

    Bom, o certo é que a gente tinha combinado que da próxima vez que voltássemos lá, procuraríamos seguir todas as regras da ABCR (associação brasileira dos cagadores de regras), mas diante de tudo que havíamos visto, resolvemos somente subir pensando mesmo só na nossa segurança e para subirmos os primeiros 10 metros sem cabos, usamos 2 solteiras cada um. Escalávamos um misero metro, colocávamos uma solteira longa e quando alcançávamos a próxima chapeleta, instalávamos mais uma solteira e retirávamos a anterior e assim sucessivamente até ganharmos os cabos de aço. Nos cabos de aço apenas nos preocupamos em clipar as duas solteiras e ir subindo nos apoiando levemente. Claro, há a possibilidade de por qualquer descuido escorregar e despencar por uns 4 metros e a gente sabe que solteira não foi feita para receber impacto, mas como não se trata de uma queda livre, é quase impossível haver um rompimento. Mas também, se o sujeito não tem competência para se segurar num cabo tão grosso que é capaz de aguentar o peso de ônibus, então não há nenhum motivo para que esteja ali, que vá procurar outra coisa para fazer e além do mais, nós estamos acostumados a nos pendurarmos em paredões escorregadios de 200 metros na Serra do Mar apenas nos segurando em cipós, bromélias e cordinhas de varal e aqueles cabos são brincadeirinha de criança no jardim da infância. Não levamos nem quinze minutos e já nos livramos daquela parede, depois os cabos se alternam com algumas cordas e como dessa vez já conhecíamos a trilha, mais uns 15 minutos nos deparamos com a bifurcação à direita que vai nos levar direto para a via de escalada propriamente dita ( via Leste), seguindo a esquerda ou reto é a continuação da trilha para a via Teixeira, a via da conquista de 1912.

    Essa trilha para a direita vai beirar um grande paredão e também vamos ganhando altura e terreno nos valendo de alguns pedaços de cabos de aço e cordas velhas e não leva nem 15 minutos, já estamos no selado de conexão entre o Dedo de Deus e o Polegar. O caminho para a via de escalada segue para a esquerda, mas antes fomos até o Polegar para admirar o gigante de pedra. De cima do Polegar é possível vislumbrar toda a parede que iremos escalar a partir de agora e é a hora de sentir a grandiosidade daquela montanha lendária. Eu e o Dema estamos ansiosos porque é chegado a hora de nos lançarmos para aquilo que esperamos por vinte anos e agora é caminho sem volta, estamos prontos e resolutos a não cometermos nenhum errodessa vez.

    59b0b6665d3b1.jpg
     
    Última edição: 23/9/17
  3. William Moya

    William Moya Active Member

    Descemos ao selado entre o Polegar e o Dedo de Deus e adentramos logo na última escalaminhada até o início da escalada e ao chegarmos na primeira enfiada (lance) decidimos que não escalaríamos encordados, muito porque essa primeira enfiada tem somente um lance de escalada e o resto não passa de uma escalaminhada. Da outra vez, essa foi a única parte que cai porque entrei com o pé errado. Aqui muitos se enfiam dentro de uma pequena fenda a esquerda e vão ganhando altura até conseguir uma mão na pedra abaulada. O Vinícius subiu com a ajuda do Alexandre e amarrou a corda em um arbusto apenas para que a gente tivesse uma segurança psicológica. Logo em seguida o próprio Alexandre se pendurou e ganho o patamar mais acima. Eu e o Dema analisamos melhor a subida e concluímos que o melhor mesmo era subir pela direita, que é muito mais exposto, mas muito mais fácil e para não corrermos risco de despencar no vazio, providenciei um prussik de segurança e o amarrei à corda e subimos de Batmam mesmo e já nos encaminhamos para a segunda enfiada, onde os outros dois já nos esperavam, fim da brincadeira, hora de checar todos os procedimentos e começar a escalar de verdade.

    59b0b80da1b9a.jpg

    Dessa vez estávamos em quatro e não mais em cinco, mas não sei porque, acho que é pura perseguição, o Alexandre mais uma vez me colocou novamente como cú de tropa, ou seja, o ultimo de novo. A configuração se deu então com o Alexandre guiando e como ele é esperto, colocou logo o Dema para fazer a segurança dele, acho que no intuito de filar uns torresmos e umas mandiocas fritas de vez enquando, já que o Dema sempre carregava esses petiscos a tira colo. O Vinícius desta vez insistiu em ficar em terceiro para poder operar a câmera e a máquina fotográfica. Ancorados numa árvore e em um “P” sobre um platô de pedra, ficamos ali a acompanhar o Alexandre levar nossa corda para cima. Nessa segunda enfiada é preciso se enfiar numa chaminé de meio corpo, ganhar altitude e já sair dela. É um lance fácil para qualquer escalador, mas obviamente para alguns de nós que não tem lá tanta experiência assim, qualquer lance no Dedo de Deus vai ter que ser vencido na raça e nada vai vir de graça. A parada dessa segunda enfiada é lá encima já perto de uma rampa exposta que leva à gruta onde está a árvore e onde as vias se separam em duas. Quando o Alexandre chegou nela, já nos avisou pelo rádio (sim, a gente levou rádio) que poderíamos subir. O Dema foi o próximo e como ele era o único que ainda não havia subida aquele trecho, teve uma certa dificuldade no início e pagou o preço de ser o “debutante “da turma, mas como ele é um cara safo, não demorou muito, já se juntou ao Alexandre. O Vinícius nem perdeu tempo também, trepou na rocha e subiu feito um lagarto assustado e quando percebi, ele já havia sumido da minha vista.

    59b0b89c93e65.jpg

    Quando chegou minha vez, desclipei minha solteira do pino e já me agarrei à rocha e me enfiei na fenda e fui subindo por dentro dela e logo a subi como se estivesse numa chaminé e assim consegui ganhar a parede do lado direito, que é meio arredondada, mas com várias agarras boas. Ao chegar ao fim dessa paredinha é preciso fazer uma espécie de travessia mais para a direita, se segurar numa raiz e ganhar um arbusto. Daí para frente é uma subida gostosa, cheio de grandes agarrar até finalmente dar de cara com a rampa que leva até a gruta. Essa rampa é meio exposta, mas a rocha é muito áspera e subir por ela desencordado é bem seguro e foi o que fizemos. Agora reunidos dentro da gruta, aos pés de uma grande árvore que teimosamente sobrevive ali naquele mundo hostil, havia chegado a hora de enfrentar mais uma vez a temida enfiada conhecida por MARIA CEBOLA.

    59b0b95345498.jpg

    Na gruta, junto à arvore, a sequência da escalada se divide em duas: Temos a já citada Maria Cebola, que é uma curva tenebrosa na quina da montanha, bem na beira do abismo de centenas de metros e a outra variante é uma sequência de chaminés escuras conhecida como Blackout . A gente já tinha se fodido na Maria Cebola da outra vez e agora decidimos que iríamos “se foder” novamente (rsrsrsr). Mais uma vez coube ao Alexandre levar nossa corda, mas antes ligamos os rádios porque depois da curva do abismo, a comunicação fica bem prejudicada. Ver o Alexandre guiar ali é um motivo de orgulho para a gente, um cara que até esses dias mesmo tinha dificuldade para subir até pé de goiaba e agora estava escalando naquele nível, com aquela eficiência, é um avanço muito acima da média. E ele fez mesmo bonito, nem chegou a sofrer na curva e quando pisquei o olho, ele já estava no arbusto montando a parada e pedindo para o Dema subir, hora de comer uns torresmos e nos preparáramos para o show, de horrores. ( rsrsrsrsr)

    59b0ba4476315.jpg

    Eu e o Vinícius também já havíamos passado por isso na primeira vez e agora a gente ia se divertir vendo o inexperiente Dema passar pela Maria Cebola. Como todo mundo, ele já se pendurou na primeira costura e se jogou, pulando de cima da árvore direto para a parede e antes mesmo de se estabilizar, já tremeu as pernas buscando alcançar a nova costura à frente, onde já tratou de passar a outra corda que prendia ele a mim e ao Vinícius. Aos trancos e barrancos chegou à curva, aonde um escalador local contou que havia visto a sua vó e ali naquela curva de gente morta, o coitado pagou todos os seus pecados, desta e das vidas passadas. Esqueceu de retirar a corda que o prendia à costura e ficou preso na curva com o corpo pendendo para o precipício. Ficou gritando para liberar a corda e quando ela afrouxou um pouco, desesperado gritou para retesar. Fazendo a segurança dele, o Alexandre se cagava de tanto rir e compartilhava a sua zoeira com a gente falando pelo rádio. O Vinícius então, era outro que até caiu no chão de tanto rir de ver o Dema se lascando na curva. Eu fui o único que “se manteve firme|”, sério, como a situação exigia, afinal de contas era meu amigo de infância que estava ali se fodendo e eu tinha a obrigação de ir passando os betas, as dicas e não era conveniente ficar fazendo galhofa numa situação daquelas. (Só que não, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk).

    O Dema chegou lá encima, junto ao Alexandre, sem saber nem onde estava, mas sobreviveu a passagem lendária. O próximo foi o Vinícius, que da primeira vez foi quem mais sofreu nessa terceira enfiada, mas vejam só, dessa vez passeou na via e enquanto eu conversava com um grupo de escaladores que acabara de chegar onde estávamos, ele já virou a curva e eu não o vi mais. Falando nisso, nos preocupou muito a chegada desse grupo e ficamos com medo de eles começarem a botar pressão encima da gente, o que poderia colocar todo o nosso planejamento em risco, mas felizmente os caras foram de boa e ficaram na deles, mesmo porque eu já tinha comentado que dessa vez não iria ter choro nem vela, não iríamos dar uma de Rubinho Barrichello e deixar nenhum Schumaker nos passar na curva final.
     
    Última edição: 23/9/17
  4. William Moya

    William Moya Active Member

    Ainda em casa, o Alexandre havia me dito que eu guiaria a Maria Cebola dessa vez e eu mesmo cheguei a pensar nessa possibilidade e psicologicamente já fui preparado para isso, caso ele insistisse muito, mas como na hora ele já tomou à frente e nem disse nada, nem fiz questão em relembrar essa promessa que ele havia feito, as coisas estavam dando tão certo que preferi não ariscar em acabar levando uma queda e correr o risco de me machucar. Mas quando chegou a minha vez de enfrentar novamente a lendária Maria Cebola, decidi que o faria com a maior dignidade possível, provando para mim mesmo que eu seria capaz de guiar aquele lance e quando o Alexandre gritou pelo rádio que eu poderia ir, me posicionei rapidamente encima do tronco de árvore, junto a parede e liguei minha câmera instalada no capacete. Um dos grandes problemas é justamente o de ter que se jogar de cima da árvore direto para essa parede exposta. Ao lado da primeira costura até tem uma boa agarra do lado esquerdo, mas o fato de não haver um pé que lhe de segurança é uma situação difícil, porque se você der o bote e não se sustentar, vai despencar de cima da árvore e vai se ralar bonito. Então fiz igual a todo mundo, inclusive os escaladores graduados, me segurei na costura acima da minha cabeça e me grudei à parede. Uma vez equilibrado, retirei essa primeira costura e rapidamente encontrei uma ótima agarra para as mãos e outra para os pés e sem muitas delongas já consegui retirar a segunda costura. Minha intenção era passar todo esse lance sem “roubar” nenhuma vez, ou seja, sem tocar na corda, nas chapeletas ou nas costuras instaladas pelo Alexandre. Logo em seguida chego bem perto da curva maldita, onde até os escaladores experientes fazem uma prece. Estou diante de um diedro em curva, onde os mais medrosos tendem a se enfiar em baixo de uma grande quina de pedra para fugir do abismo e quando fazem isso, ficam entalados e começam a amaldiçoar o filho da puta que resolveu estabelecer uma via naquele inferno. Já tendo passado por isso na outra vez, não quis nem saber, peguei por baixo da rocha, me equilibrei na beira do abismo, me posicionei na curva, dei um bom dia para minha avó e fui ganhando centímetro por centímetro e vez ou outra, olhava para baixo somente para me sentir um coitado pendurado a uns 500 metros de altura. Claro, minha vontade era a de agarrar logo em tudo que é costura e sair vazado dali rapidinho, mas pela minha honra resisti bravamente e quando passei a curva já me joguei com a mão esquerda dentro do diedro e fui me arrastando pela rampa acima até que sem nem perceber, já me dei conta que estava na grande fenda que nos levaria para a sequência de chaminés, passei limpo, estava feliz, uma satisfação pessoal indescritível, adeus minha vó, adeus Maria Cebola, até nunca mais. ( rsrsrssrrs)

    59b0bc85147e2.jpg

    Dentro daquela fenda monstruosa, fria e úmida, onde da outra vez o Alexandre não quis nem guiar, desta vez não nos pareceu tudo isso e o próprio Alexandre não perdeu tempo, se esgueirou parede acima e já montou a parada. O Dema se assustou no começo, mas bastou subir uns dois metros para ele se adaptar e rapidinho já estava apoiado a uma pedra entalada no meio da chaminé e estando lá, puxou nossas mochilas e já passou para o Alexandre. O Vinícius dessa vez, se disfarçou de calango, juntou as pernas curtas nas duas rochas e subiu cantando. Para falar a verdade, apesar desta ser apenas a segunda vez que a gente encara uma chaminé, vimos que se fosse preciso solaríamos de boa, mas como a corda já estava instalada, me apoiei na parede e fui subindo alternando os pés até alcançar a tal pedra entalada uns quatro ou cinco metros acima, aí é preciso ficar em pé encima dela e ganhar um grande facão diagonal do lado esquerdo e finalizar essa grande chaminé invertendo o corpo, passando a subir com as costas do lado direito até poder montar na rocha e passar novamente para o lado direito, onde está instalado o pino onde se coloca a parada e aí poder se deslumbrar com uma vista estonteante de todos os abismos dessa montanha, onde você se torna um nada diante da grandiosidade da pedra.

    59b0bd20baaef.jpg 59b0bd5b3ef0f.jpg
     
    Última edição: 23/9/17
  5. William Moya

    William Moya Active Member

    Depois de subir essa chaminé gigante, a sequência da via vai prosseguir entrando- se em outra fenda horizontal obvia de uns 10 metros, porque não há mesmo para onde ir e adentrando até quase o seu final já é preciso subir mais uma chaminé de não mais de uns 4 ou 5 metros para conseguir sair da própria fenda. Dessa vez não teve conversa, subimos sem corda nenhuma, todo mundo solou. É uma subida fácil, uma chaminé estreita onde é pouco provável que alguém caia de lá, basta subir e ganhar uma rocha com ótima mão e se lançar para cima onde existe um amontoado de grandes rochas.

    59b0be8cec347.jpg

    Olha, foi justamente nesse ponto que dá outra vez a noite nos apanhou e tivemos que enfiar o rabo entre as pernas e sair correndo para casa, descendo tudo de rapel naquela madrugada fria e agora nem ao meio dia ainda havíamos chegado. Até agora havíamos feito um trabalho excelente, nenhum erro, tudo como havíamos planejado. Quando chegamos ao alto daquele amontoado de pedras gigantes, onde uma fenda monstro separa onde estávamos do estirão final para o cume do Dedo de Deus, não teve como não sentir um frio na barriga, e agora José, acharíamos a sequência da via? Não posso negar, a partir dali eu estava ansioso, com uma descarga de adrenalina que ia transbordando, sim, eu estava extremamente nervoso. Ali era o lugar que nos disseram que teria que fazer um pulo exposto para passar de onde estávamos para a outra sequência da montanha e veja bem, não demorou nada para eu bater o olho num pino “P” na altura do umbigo para me ligar que era ali o tal pulo, coisa que nem me passou pela cabeça na outra vez, não sabia se ficava feliz ou muito puto com aquela descoberta.

    59b0bf36a7cfa.jpg

    O lance é o seguinte: É preciso passar uma costura no “P”, apoiar levemente a mão encima dele, colocar o pé direito na parede entre a fenda e dar um pulo e agarrar um patamar uns 2 metros e meio acima da cabeça com a mão esquerda. É um lance fácil, principalmente para quem é alto, mas para quem tem tamanho de toco de amarrar jegue, tem que ser um pulo com vontade e certeiro porque se não corre o risco de despencar dentro da fenda e cair no vazio. O Alexandre nem precisou instalar corda alguma, se apoiou na parede e já se jogou lá para cima, agarrou com vontade o bloco de rocha e montou nele como se tivesse subindo em um cavalo e antes mesmo de ir investigar, já puxou o Dema lá para cima, entraram em um arbusto do lado esquerdo e não deram mais sinal de vida por um bom tempo, deixando eu e o Vinícius mais agoniados ainda.

    Logo os caras do “outro lado do mundo” chamaram o Vinícius para fazer parte do clubinho deles e eu fiquei ali, largado para as cobras, criando uma úlcera no estomago de tanta ansiedade. Por mais de meia hora o tempo parou para mim, sentado naquela rocha exposta, meus pensamentos voavam longe e quanto mais demorava para saber o que se passava do outro lado da fenda, mas ansioso eu ficava, pensei em passar sem depender deles, mas achei melhor não, ali não era lugar para cometer nenhum erro. Quando o Vinícius me chamou, levantei-me rapidamente e me posicionei conforme o procedimento correto e avisei o meu amigo que pularia. Apoiei a mão direita no referido “P”, olhei para cima com vontade e determinação, coloquei meu pé direito em um regletinho (pequena ranhura) na base da parede e saltei feito um campeão olímpico disputando a medalha de ouro: -“Segura essa porra aí caralho, ai meu Deus do céu! Não alcancei o patamar e minha mão esquerda passou no vazio, despenquei no meio da fenda e fiquei pendurado na corda, feito siri no pau. O Vinícius fez um ótimo trabalho, foi tão bom que nem consegui esticar a perna para voltar a minha posição anterior, tendo que implorar para que ele afrouxasse um pouco a corda para eu me recompor. Na segunda tentativa só fiz elevar mais a minha perna direita um palmo mais acima e aí pulei tão forte que mais um pouco eu alcançava a Pedra do Sino, lá na Travessia Petrópolis x Teresópolis. Agarrei a patamar rochoso como se fosse um prato de comida, passeia aperna por cima dele e de me segurei no arbusto, longe do abismo.

    A esquerda desse arbusto existe uma fenda horizontal de uns 4 metros e a diferença dessa fenda para as outras, era que essa não tinha chão. Quando cheguei nela os meninos já não estavam mais, já haviam passado, mas como estavam perto de mim, eu podia ouvi-los muito bem e logo perguntei as dicas para onde seguir. O Alexandre já gritou: -“ Facin, facin, Divanei, é só entrar na fenda e pisar nesse patamar do lado direito e atravessa até o final e aí tu sobe a chaminé de uns 3 metros e pronto” Eu até encontrei o patamar que se referiu, mas como diabos esses caras passaram nessa fenda sendo que não havia chão pra pisar e em baixo dos nossos pés, um abismo monstro ficava rindo pra gente. Eu já estava nos cascos, meu coração já estava tamborilando faz tempo, respiração ofegante e eu mal estava conseguindo raciocinar direito. Olhei uma pedra entalada no meio da fenda sem chão, mas ela estava uns 3 metros de mim e já pensei logo; mas nem fodendo que eu vou conseguir pular lá naquela rocha e fiquei vendido naquele lance. Tentei me acalmar e prestar bastante atenção na dica que vinha do outro lado da fenda: Entendi qual era o lance: Na parede do lado direito existia uma rachadura que corria na horizontal bem embaixo dos pés e por incrível que parece o próprio pé cabia dentro da rachadura e aí o lance é colocar as costas na parede do lado esquerdo e os pés dentro da rachadura e simplesmente caminhar, um procedimento ridículo de fácil, mas extremamente exposto e ao chegar ao final, subir uma chaminé de uns 3 metros e se agarrar numa rocha pontuda que se não tomar cuidado , acaba furando seu olho.

    59b0bfee0b9d0.jpg

    Subindo essa pequena chaminé, emergi dentro de uma grande gruta e já me dei conta de que o Alexandre já estava bem adiantado nos procedimentos para a última enfiada, porque reconheci a grande estalagmite de rocha que eu havia visto numa foto, onde é preciso amarrar uma grande fita em volta para poder colocar uma costura, estávamos sem sombra de dúvida no PASSO DO GIGANTE. O Alexandre levou a nossa corda , ancorou-se e logo pediu para que o Dema subisse. Nesse lance é preciso retirar as mochilas e coloca-las na solteira e subir com elas no meio das pernas, coisa que vai te jogando para baixo, mas ninguém reclamou e o Dema macaqueou para cima, se agarrou onde deu e sumiu na última rampa de acesso. Ajudei o Vinícius a ganhar a primeira rocha e esse foi outro que que se livrou rapidinho desse lance e foi se juntar ao Dema e ao Alexandre.

    Não sei porque, mas aos meus olhos, levou uma eternidade até que o Vinicius autorizasse a minha subida. Segurei em oposição na rocha que dava acesso ao início da subida e ganhei terreno em direção a estalagmite. Pouco consigo descrever como foi essa última enfiada, só sei que uma hora você tem que encostar as costas no teto e ir se elevando e aí passar para o outro lado para ganhar a rampa. Juro que não me lembro de nenhum passo de gigante, minha cabeça e meus pensamentos voavam no tempo, voltei para 1997. Eu já não enxergava mais nada, só me lembrava que não podia mais cair e aquela luz que vinha lá de fora era minha única direção. Minhas pernas já foram bambeando e quando meus olhos se acostumaram com a claridade e alguém lá de cima gritou: “ Olha Divanei, que maravilha, a escadinha do cume “. Lentamente levantei meus olhos e quando o metal brilhou, minha cabeça rodou e deixei aflorar toda minha fraqueza humana. Os caras estavam irradiantes, o Dema transbordava de alegria, mas eu desgraçadamente desabei a chorar. No meu caso e do Dema não se tratava somente da conquista de uma montanha, era muito mais do que é isso, era a promessa cumprida de nos mantermos vivos e ativos na vida desde a nossa juventude, era a consolidação de uma amizade que atravessou uma geração e que começou no nosso tempo de escola, 35 anos atrás. A gente sobreviveu ao tempo, ultrapassamos as agruras da vida para estarmos juntos ali naquele momento magico na vida de cada um.
     
    Última edição: 23/9/17
  6. William Moya

    William Moya Active Member

    59b0c034ea0f8.jpg 59b0c0ca62c9d.jpg 59b0c163d8c84.jpg 59b0c20d6d7ec.jpg

    Nem estávamos no cume ainda e já nos abraçamos ali mesmo e chorando, fiz um discurso de agradecimento e muito provavelmente não disse coisa com coisa. Ainda faltava subir uns 4 metros de escadinha para chegarmos ao topo e fizemos questão que o Alexandre tivesse a honra de ser o primeiro do grupo, mas ele se recusou e pediu para que eu e o Dema subíssemos. A escadinha é um tanto exposta e eventualmente perigosa, tanto que a maioria sobe nela encordado, mas eu e o Dema estávamos pilhados demais para qualquer outro procedimento se não o de subir correndo e nos jogarmos no estirão final. Quando ganhamos o cume, tocamos juntos a pedra que marca o seu ponto mais alto, onde fica a caixa com o livro e mais uma vez deixamos as emoções aflorar. Éramos duas crianças a se esbaldar de felicidade no cume do DEDO DE DEUS (1692 m) e quando o Vinícius e o Alexandre chegaram, a felicidade se completou. De cima daquele Dedo Divino, que quase tocava o céu, era possível se maravilhar com as montanhas ao redor, além de uma vista linda da Baia da Guanabara, é um mundo de beleza e encantamento, que faz do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, um dos mais bonitos do mundo.

    Logo o outro grupo chegou e como não é possível ser feliz para sempre, vimos que era hora de descermos, porque o cume é apenas metade da conquista. Decidimos que faríamos o descenso pelo rapel vertiginoso e para achar os dois pinos é necessário caminhar como quem vai em direção ao Pico do Garrafão, já que o topo do dedo de Deus é surpreendentemente do tramando de uma quadra de futebol de salão, o que mostra a grandiosidade dessa montanha. Estávamos com duas cordas de 60 metros e amarramos uma a outra para descermos com ela dupla. O Alexandre desceu, montou a parada e deu o gritou para que o Dema fosse, já que o nosso rádio havia acabado a bateria. Depois do Dema, eu fui o próximo a me clipar à corda. Rapel é uma coisa que nunca me assustou, mesmo sabendo que é nesse procedimento que a maioria dos acidentes acontecem. A saída à beira do abismo é complicada, mas rapidamente montei o meu prussik e me lancei no vazio, mas infelizmente com o peso da corda é preciso fazer uma força tremenda para que se possa pegar alguma velocidade. Esse rapel de fato não tem mais que uns 50 metros, mas não leva o nome de vertiginoso atoa, porque mesmo que a parada seja em um patamar mais abaixo, a gente fica uns 500 metros pendurado no vazio, só vendo as árvores no fundo do vale e quem sofre de medo de altura vai cagar nas calças. Para desgraçar tudo, o Vinicius preocupado demais com a segurança, me fez dar umas 3 voltar no nó blocante e o resultado foi que ele acabou travando no meio da descida e como eu não estava com mais nenhuma cordinha, fiquei pendurado sem ter o que fazer. Só depois de várias lutas é que consegui derrotar o prussik e consegui chegar em segurança ao patamar, mas já é necessário ficar esperto para tocar o rapel sempre para esquerda, para não correr o risco de passar direto e ficar pendurado sem ter como subir, principalmente para o primeiro que vai descer.

    59b0c1dbdc988.jpg 59b0c20d6d7ec.jpg 59b0c2c058eba.jpg 59b0c32d573ec.jpg

    O patamar à beira do abismo até que comporta bem uma meia dúzia de pessoas. Nele temos um arbusto que serve muito bem para uma ancoragem, além de mais um pino instalado junto a ele e mais três pinos para a segurança do próximo rapel. Logo que o Vinícius desceu e juntou-se a gente, o Alexandre já se posicionou e despencou no próximo rapel. São mais uns 20 metros de descida, mas é necessário descer bem para a esquerda, junto à parede e instalar uma costura para evitar que a corda acabe pendendo para o lado do abismo. Esse procedimento é necessário apenas para o primeiro e uma vez no chão, é só ficar atento para direcionar a corda para os outros, tratando de não deixar que eles pendam para o vazio e cheguem ao chão em segurança, já que o segundo ao descer, já fez o procedimento de retirar e recolher a costura. O último e derradeiro rapel não tem mais que uns 10 metros e nenhum segredo aparente, finalizando esse, mais uns 20 metros de caminhada nos leva até a gruta onde há uma pequena placa que homenageia os escaladores brasileiros mortos no Aconcágua. E assim se finaliza a descida que vai beirando a lendária rota da via Teixeira, usada pelos pioneiros de 1912 para a grande conquista.

    59b0c37a47e5a.jpg 59b0c4a842cd3.jpg

    Agora com os pés firmes no chão, mas nem tanto assim, vamos desescalaminhando um pequeno trecho de rocha, onde um cabo de aço todo enferrujado e nenhum um pouco confiável, ainda sobrevive. O tempo está incrível e a vista do Escalavrado e dos Dedinhos é arrebatadora. Descemos por mais um pedaço de cabo de aço até não ter mais jeito e termos que instalar a corda para descer de rapel. Todo mundo se encordou e deslizou rapidamente, menos eu que, só me agarrei a corda e desci esse pequeno trecho no braço mesmo. Daí para frente ganhamos a trilha e fomos descendo lentamente, hora usando alguns cabos, hora nos valendo de algumas cordas, até que antes do sol se pôr, tropeçamos no grande e derradeiro paredão dos cabos de aço. Eu e o Dema pensamos logo em nos agarrarmos nos cabos e deslizarmos até lá embaixo, no braço mesmo, mas como havia alguns guias descendo com uns clientes, o Alexandre montou logo um rapel com as duas cordas e assim evitamos de alguém nos torrar a paciência e agente ser obrigado a mandar a merda e rapidinho já nos vimos de volta à Toca da Cuíca, já na boca da trilha.



    Menos de uma hora, esse foi o tempo que levamos para novamente nos vermos de volta à civilização, agora totalmente em segurança. Desta vez não houve espaços para comemorações e cada um seguiu caminhando no seu ritmo naquela noite escura e agradável de primavera. Eu mesmo me pus a caminhar por último, minha cabeça ainda rodopiava e eu quase que levitava naquele último trecho de asfalto. Vez por outra eu me virava para trás e me punha a contemplar a silhueta do grande DEDO DE DEUS e eu poderia passar os restos dos meus dias olhando para aquela montanha e mesmo assim não me cansaria de contempla-la, parecia mesmo que o grande DEDO havia se curvado, como a me dar um joinha e a dizer: ” Valeu meninos, obrigado pela visita, nos vemos novamente daqui uns 20 anos”. Chegamos de volta ao carro antes das sete da noite e sem pensar muito, já pegamos a estrada para casa e oito horas de viagem depois, estávamos novamente de volta ao nosso mundo no interior de São Paulo.

    E esse não foi nem de longe um relato de grandes conquistas, de feitos memoráveis, realizados por grandes escaladores. Esse é um relato que fala de amizade, de perseverança, de aprender a não desistir, de saber esperar o momento certo. No meu caso e do Dema a espera foi de 20 anos e foi uma grande honra poder dividir esse sonho com esses outros dois grandes amigos, que calhamos de encontrar na curva do tempo. Estar no topo do Dedo de Deus foi ter a oportunidade de relembrar dos velhos tempos de juventude, tempos de espirito livre, onde o mundo parecia menos complicado e subir montanhas era apenas um ato de se libertar das mediocridades da vida, um tempo de montanhas sem donos, onde todo mundo tinha acesso livre e precisa apenas se preocupar em cumprir com as promessas feitas e no nosso caso: PROMESSA MAIS DO QUE CUMPRIDA!

    Divanei Goes de Paula – Agosto/2017
     
    Última edição: 23/9/17
    Andrebaptista curtiu isso.
  7. Bom, como disse não sou escalador , sou montanhista / Explorador que eventualmente escala. Da escalada eu gosto mesmo é das clássicas , das tradicionais , aquelas que injetam aventura na ação, mas reconheço que só a escalada esportiva é que é capaz de te preparar para uma escalada clássica. Ultimamente tenho me dedicado a Exploração selvagem , principalmente na Serra do Mar Paulista , indo a lugares onde poucos ou ninguém chegou e em certos momentos a escalada tem sido de grande valia pra o êxito da empreitada. Bom , como ainda estou perdido aqui, depois vejo qual a possibilidade de compartilhar os relatos das expedições.
     
    Andrebaptista e Administrador curtiram isso.
  8. svatepuwixa

    svatepuwixa New Member

    Women nourish propecia cheap pharmacy online.com prednisone testosterone enanthate propecia mastercard generic tadalista does cipro make hair fall out buy generic viagra acheter du tamoxifen 20 mg pills prednisone buy in canada cipro brand prednisone taper dose ed sample pack 2 no presc overnight doxycycline doxycycline.com lowest price 25 clomid canada digoxin frusenex retin a heparinized, <a href="https://primerafootandankle.com/propecia-tablets/">propecia cheap</a> <a href="https://youngdental.net/drugs/pharmacy/">pharmacy pills mexico</a> <a href="https://yourdirectpt.com/product/prednisone-best-place/">best prednisone dose</a> <a href="https://a1sewcraft.com/propecia-without-prescription/">cheap propecia</a> propecia <a href="https://1488familymedicinegroup.com/tadalista/">10mg grams of tadalista</a> holland tadalista kaufen <a href="https://oliveogrill.com/ciprofloxacin-500mg/">ciprofloxacin 500 mg</a> <a href="https://columbiainnastoria.com/viagra-com/">buy generic viagra</a> <a href="https://cafeorestaurant.com/tamoxifen-without-pres/">buying tamoxifen</a> <a href="https://ossoccer.org/drugs/prednisone/">prednisone 10 mg without perscription</a> <a href="https://yourdirectpt.com/drugs/cipro/">cipro</a> non prescription cipro <a href="https://columbiainnastoria.com/prednisone-20-mg/">prednisone for dogs</a> <a href="https://transylvaniacare.org/product/ed-sample-pack-2/">generic ed sample pack 2 cheapest uk</a> i need ed sample pack 2 overnight delivery <a href="https://yourdirectpt.com/pill/doxycycline/">buy doxycycline no prescription</a> doxycycline <a href="https://primerafootandankle.com/item/clomid/">clomid 100 mg retail price</a> <a href="https://frankfortamerican.com/digoxin/">digoxin</a> <a href="https://beauviva.com/frusenex/">buy frusenex vancouver</a> <a href="https://pureelegance-decor.com/product/retin-a-for-sale/">retin-a switzerland online</a> disinterest https://primerafootandankle.com/propecia-tablets/ https://youngdental.net/drugs/pharmacy/ https://yourdirectpt.com/product/prednisone-best-place/ https://a1sewcraft.com/propecia-without-prescription/ https://1488familymedicinegroup.com/tadalista/ tadalista without an rx https://oliveogrill.com/ciprofloxacin-500mg/ https://columbiainnastoria.com/viagra-com/ https://cafeorestaurant.com/tamoxifen-without-pres/ https://ossoccer.org/drugs/prednisone/ https://yourdirectpt.com/drugs/cipro/ https://columbiainnastoria.com/prednisone-20-mg/ https://transylvaniacare.org/product/ed-sample-pack-2/ https://yourdirectpt.com/pill/doxycycline/ https://primerafootandankle.com/item/clomid/ https://frankfortamerican.com/digoxin/ https://beauviva.com/frusenex/ https://pureelegance-decor.com/product/retin-a-for-sale/ see doctor-dependency shifting silence.
     
  9. eqecaduo

    eqecaduo New Member

    In body's arduous bentyl prednisone 20 mg tobradex eye drops tadasoft online uk lady era for sale levitra pharmacy prices for doxycycline generic doxycycline at walmart quick forum readtopic cialis signature content tadalafil 20mg lowest price buy nizagara online us vidalista without dr prescription usa npxl uk pharmacy prices for npxl lowest price herbal max gun power cytotec nizagara generika 100 preis buy generic nizagara generic valparin at walmart cheap generic bentyl online no prescription buying clomid in a canadian pharmacy clomid 25 mg order loomed high; <a href="https://sunlightvillage.org/bentyl/">bentyl prescription us</a> <a href="https://northtacomapediatricdental.com/prednisone-20-mg/">buy prednisone online</a> <a href="https://recipiy.com/tobradex-eye-drops/">tobradex eye drops best price</a> <a href="https://mynarch.net/tadasoft/">tadasoft</a> <a href="https://mjlaramie.org/item/lady-era/">lady era</a> <a href="https://yourdirectpt.com/generic-levitra-uk/">levitra</a> <a href="https://yourdirectpt.com/doxycycline/">generic doxycycline at walmart</a> <a href="https://center4family.com/buy-cialis-online/">cialis 20mg</a> <a href="https://sjsbrookfield.org/non-prescription-nizagara/">non prescription nizagara</a> <a href="https://damcf.org/vidalista/">where to buy vidalista</a> <a href="https://coachchuckmartin.com/npxl/">npxl no prescription</a> <a href="https://usctriathlon.com/item/herbal-max-gun-power/">no prescription herbal-max-gun-power generic cheap</a> <a href="https://trafficjamcar.com/pill/cytotec/">cytotec for sale</a> <a href="https://youngdental.net/drugs/nizagara/">nizagara 50mg store in canada</a> <a href="https://tonysflowerstucson.com/pill/valparin/">cheap valparin</a> <a href="https://jomsabah.com/product/bentyl/">bentyl without a prescription</a> bentyl generic low price <a href="https://primerafootandankle.com/item/clomid/">sale clomid</a> remembering gives fluticasone https://sunlightvillage.org/bentyl/ https://northtacomapediatricdental.com/prednisone-20-mg/ https://recipiy.com/tobradex-eye-drops/ https://mynarch.net/tadasoft/ https://mjlaramie.org/item/lady-era/ lady-era new zealand https://yourdirectpt.com/generic-levitra-uk/ https://yourdirectpt.com/doxycycline/ https://center4family.com/buy-cialis-online/ https://sjsbrookfield.org/non-prescription-nizagara/ https://damcf.org/vidalista/ vidalista https://coachchuckmartin.com/npxl/ https://usctriathlon.com/item/herbal-max-gun-power/ discount herbal max gun power https://trafficjamcar.com/pill/cytotec/ https://youngdental.net/drugs/nizagara/ https://tonysflowerstucson.com/pill/valparin/ https://jomsabah.com/product/bentyl/ https://primerafootandankle.com/item/clomid/ luteum sheaths.
     
  10. otikexaunsaj

    otikexaunsaj New Member

    Anaemia examines regulation paraesthesiae prednisone 20 from india generic for cialis tadalafil generic nitrofurantoin lowest price viagra tablete kaufen dipyridamole uk cheap buy generic prednisone where to buy lasix online best price vpxl zithromax 250mg sale levitra sildalis to buy propecia 5 without a prescription priligy online avis generic amoxil paypal specimen <a href="https://americanazachary.com/order-prednisone/">vendita prednisone online</a> <a href="https://heavenlyhappyhour.com/lowest-cialis-prices/">best price cialis</a> <a href="https://frankfortamerican.com/tadalafil-20mg/">tadalafil 20mg</a> <a href="https://sci-ed.org/nitrofurantoin-online/">nitrofurantoin</a> <a href="https://pureelegance-decor.com/product/viagra/">viagra</a> <a href="https://glenwoodwine.com/pill/dipyridamole/">dipyridamole uk cheap</a> <a href="https://americanazachary.com/product/prednisone-online/">prednisone online</a> <a href="https://heavenlyhappyhour.com/lasix-brand/">lasix tablets</a> <a href="https://mynarch.net/item/vpxl/">cost of vpxl tablets</a> <a href="https://yourdirectpt.com/drugs/zithromax/">generic zithromax from india</a> <a href="https://yourdirectpt.com/generic-levitra-uk/">generic levitra uk</a> <a href="https://ifcuriousthenlearn.com/sildalis/">sildalis</a> <a href="https://primerafootandankle.com/item/propecia/">cheap propecia pills</a> <a href="https://bhtla.com/drug/priligy/">buying priligy online</a> <a href="https://primerafootandankle.com/item/amoxicillin/">generic amoxicillin</a> constrictive ulcers https://americanazachary.com/order-prednisone/ https://heavenlyhappyhour.com/lowest-cialis-prices/ https://frankfortamerican.com/tadalafil-20mg/ https://sci-ed.org/nitrofurantoin-online/ https://pureelegance-decor.com/product/viagra/ https://glenwoodwine.com/pill/dipyridamole/ https://americanazachary.com/product/prednisone-online/ https://heavenlyhappyhour.com/lasix-brand/ lasix tablets https://mynarch.net/item/vpxl/ https://yourdirectpt.com/drugs/zithromax/ https://yourdirectpt.com/generic-levitra-uk/ levitra https://ifcuriousthenlearn.com/sildalis/ https://primerafootandankle.com/item/propecia/ propecia https://bhtla.com/drug/priligy/ https://primerafootandankle.com/item/amoxicillin/ contains postcricoid mutilation.
     
  11. asajepoyis

    asajepoyis New Member

    Pain specifying reproduced pre-term canada drug store zithromax zithromax canada canada isotretinoin ketorolac in the netherlands clomid best price usa tadalafil without prescription mail order clomid prednisone no rx next day cheapest tadasoft dosage price walmart levitra price canada prednisone purchase professional pack cortaid best price where to buy vidalista cialis without dr prescription levitra prednisone to buy sildalis from ireland lasix in melbourne prix medicament lasix 40mg lasix buy online canal, permits <a href="https://trafficjamcar.com/zithromax/">azithromycin</a> <a href="https://bayridersgroup.com/product/zithromax/">zithromax canada</a> <a href="https://primerafootandankle.com/item/isotretinoin/">overnight us delivery of generic isotretinoin</a> <a href="https://fairbusinessgoodwillappraisal.com/product/ketorolac/">where to buy ketorolac at discountprices</a> <a href="https://pureelegance-decor.com/clomid/">clomid free sample offer</a> <a href="https://pureelegance-decor.com/tadalafil-without-prescription/">tadalafil</a> <a href="https://yourdirectpt.com/clomid/">mail order clomid</a> <a href="https://pureelegance-decor.com/product/prednisone/">prednisone generic pills</a> <a href="https://mynarch.net/tadasoft/">tadasoft</a> <a href="https://sjsbrookfield.org/pill/levitra/">levitra</a> <a href="https://frankfortamerican.com/order-prednisone/">canada prednisone</a> <a href="https://inthefieldblog.com/professional-pack/">professional pack</a> <a href="https://racelineonline.com/cortaid/">cortaid canada</a> <a href="https://damcf.org/vidalista/">vidalista without dr prescription usa</a> <a href="https://yourdirectpt.com/drugs/cialis/">cialis without dr prescription</a> <a href="https://frankfortamerican.com/levitra/">levitra 20mg best price</a> levitra <a href="https://fairbusinessgoodwillappraisal.com/generic-prednisone-uk/">generic prednisone uk</a> <a href="https://youngdental.net/sildalis/">sildalis information</a> <a href="https://cafeorestaurant.com/drugs/lasix/">online lasix no prescription</a> generic lasix <a href="https://yourdirectpt.com/drugs/lasix/">get lasix uk</a> floods https://trafficjamcar.com/zithromax/ https://bayridersgroup.com/product/zithromax/ https://primerafootandankle.com/item/isotretinoin/ https://fairbusinessgoodwillappraisal.com/product/ketorolac/ https://pureelegance-decor.com/clomid/ https://pureelegance-decor.com/tadalafil-without-prescription/ https://yourdirectpt.com/clomid/ https://pureelegance-decor.com/product/prednisone/ https://mynarch.net/tadasoft/ https://sjsbrookfield.org/pill/levitra/ https://frankfortamerican.com/order-prednisone/ https://inthefieldblog.com/professional-pack/ https://racelineonline.com/cortaid/ https://damcf.org/vidalista/ https://yourdirectpt.com/drugs/cialis/ https://frankfortamerican.com/levitra/ https://fairbusinessgoodwillappraisal.com/generic-prednisone-uk/ https://youngdental.net/sildalis/ sildalis https://cafeorestaurant.com/drugs/lasix/ https://yourdirectpt.com/drugs/lasix/ dopamine, translated harmless cough.
     
  12. ahaleyueto

    ahaleyueto New Member

    Prenatal malfunction, aspergillus attending canada xyzal prednisone 20 mg priligy online topamax cheap viagra coupons fildena 100 nizagara cheapest orapred priligy for sale in us lasix pills purchase lasix without a prescription womenra contrave from india no prescription order nizagara restasis brand cytotec without dr prescription usa generic for phenergan syrup low price heximar ointment heximar ointment nizagara lasix without prescription regular, <a href="https://rrhail.org/pill/xyzal/">canadian pharmacy xyzal</a> <a href="https://oliveogrill.com/prednisone-20-mg/">prednisone online</a> <a href="https://johncavaletto.org/drug/buy-priligy/">low price priligy</a> <a href="https://yourdirectpt.com/topamax/">pills topamax cheap</a> <a href="https://pureelegance-decor.com/product/viagra-information/">viagra</a> <a href="https://otherbrotherdarryls.com/product/fildena/">fildena.com lowest price</a> <a href="https://trafficjamcar.com/nizagara-buy/">nizagara en ligne</a> <a href="https://fairbusinessgoodwillappraisal.com/orapred/">orapred pills</a> <a href="https://thecultivarte.com/drugs/priligy/">priligy from canada</a> <a href="https://the7upexperience.com/lasix-without-dr-prescription/">buy lasix uk</a> <a href="https://livinlifepc.com/buy-lasix/">lasix</a> <a href="https://ifcuriousthenlearn.com/womenra/">remplace le womenra</a> <a href="https://rrhail.org/contrave/">naltrexone</a> <a href="https://endmedicaldebt.com/product/nizagara-com/">order nizagara</a> <a href="https://inthefieldblog.com/restasis/">restasis</a> <a href="https://primerafootandankle.com/cytotec-walmart-price/">the buy cytotec</a> <a href="https://racelineonline.com/phenergan-syrup/">cheap phenergan syrup online</a> <a href="https://rrhail.org/pill/heximar-ointment/">get some heximar-ointment</a> <a href="https://sjsbrookfield.org/non-prescription-nizagara/">nizagara coupon</a> <a href="https://columbiainnastoria.com/lasix/">lasix</a> suspected https://rrhail.org/pill/xyzal/ https://oliveogrill.com/prednisone-20-mg/ https://johncavaletto.org/drug/buy-priligy/ https://yourdirectpt.com/topamax/ https://pureelegance-decor.com/product/viagra-information/ viagra coupons https://otherbrotherdarryls.com/product/fildena/ https://trafficjamcar.com/nizagara-buy/ https://fairbusinessgoodwillappraisal.com/orapred/ https://thecultivarte.com/drugs/priligy/ https://the7upexperience.com/lasix-without-dr-prescription/ https://livinlifepc.com/buy-lasix/ https://ifcuriousthenlearn.com/womenra/ https://rrhail.org/contrave/ https://endmedicaldebt.com/product/nizagara-com/ https://inthefieldblog.com/restasis/ where to buy restasis online https://primerafootandankle.com/cytotec-walmart-price/ cytotec https://racelineonline.com/phenergan-syrup/ https://rrhail.org/pill/heximar-ointment/ https://sjsbrookfield.org/non-prescription-nizagara/ https://columbiainnastoria.com/lasix/ invariably, book sense.
     
  13. uhezzosu

    uhezzosu New Member

    Spoon-shaped crying translucency, near-death propecia ship to canada dapoxetine online flomax discreet viagra order professional pack online glyburide uk dapoxetine without a doctor solosec for sale overnight diovan motegrity in switzerland strattera generico 18mg prezzo sildalis to buy generic ventolin canada light pack price piroxicam piroxicam without prescription non prescription vpxl doxycycline hyclate 100 mg nolvadex isofair in svizzera topamax without a doctor epicondylitis magnetic hypoglycaemic <a href="https://primerafootandankle.com/item/propecia/">propecia on the nhs</a> <a href="https://johncavaletto.org/drug/priligy/">best price priligy</a> <a href="https://racelineonline.com/flomax/">flomax</a> <a href="https://rrhail.org/viagra-commercial/">viagra commercial</a> <a href="https://inthefieldblog.com/professional-pack/">professional pack</a> <a href="https://inthefieldblog.com/glyburide/">glyburide</a> <a href="https://pureelegance-decor.com/product/dapoxetine/">dapoxetine pills</a> <a href="https://fairbusinessgoodwillappraisal.com/product/solosec/">solosec</a> solosec for sale overnight <a href="https://umichicago.com/diovan/">diovan for sale</a> <a href="https://rrhail.org/motegrity/">motegrity coupons</a> <a href="https://yourdirectpt.com/drugs/strattera/">generic strattera canada</a> strattera <a href="https://ifcuriousthenlearn.com/sildalis/">sildalis in usa</a> <a href="https://primerafootandankle.com/item/ventolin/">online generic ventolin</a> <a href="https://racelineonline.com/light-pack/">generic light pack canada</a> <a href="https://inthefieldblog.com/piroxicam/">tablette piroxicam</a> <a href="https://plansavetravel.com/vpxl/">buy generic vpxl</a> <a href="https://wellnowuc.com/doxycycline/">doxycycline hyclate</a> <a href="https://yourdirectpt.com/nolvadex/">buying nolvadex</a> <a href="https://inthefieldblog.com/isofair/">generic isofair lowest price</a> <a href="https://alliedentinc.com/topamax/">buy topamax</a> lower-third teddy https://primerafootandankle.com/item/propecia/ https://johncavaletto.org/drug/priligy/ https://racelineonline.com/flomax/ https://rrhail.org/viagra-commercial/ https://inthefieldblog.com/professional-pack/ https://inthefieldblog.com/glyburide/ https://pureelegance-decor.com/product/dapoxetine/ https://fairbusinessgoodwillappraisal.com/product/solosec/ https://umichicago.com/diovan/ https://rrhail.org/motegrity/ https://yourdirectpt.com/drugs/strattera/ https://ifcuriousthenlearn.com/sildalis/ https://primerafootandankle.com/item/ventolin/ https://racelineonline.com/light-pack/ https://inthefieldblog.com/piroxicam/ https://plansavetravel.com/vpxl/ https://wellnowuc.com/doxycycline/ https://yourdirectpt.com/nolvadex/ https://inthefieldblog.com/isofair/ https://alliedentinc.com/topamax/ ventilator risk.
     
  14. osdanuyecee

    osdanuyecee New Member

    Otherwise, jejunum flare, multimedia hydroxychloroquine slimex walmart lady era price bimat-applicators suppliers purchase tretinoin without a prescription nolvadex tadalafil tricor tricor price at walmart levitra nizagara generic nizagara canada zithromax cheapest sildenafil cialis black without dr prescription usa vitara v 20 diovan generic cytotec bisoprolol no prescription tamoxifen nizagara one, reboxetine testicles, <a href="https://reso-nation.org/item/hydroxychloroquine/">hydroxychloroquine online bestellen deutschland</a> <a href="https://mcllakehavasu.org/item/slimex/">slimex from india</a> <a href="https://tacticaltrappingservices.com/lady-era/">lady era</a> <a href="https://andrealangforddesigns.com/bimat-applicators/">lowest price bimat applicators</a> <a href="https://primerafootandankle.com/tretinoin/">tretinoin buy in canada</a> <a href="https://primerafootandankle.com/nolvadex/">buying nolvadex</a> <a href="https://livinlifepc.com/lowest-price-generic-tadalafil/">tadalafil to buy</a> <a href="https://transylvaniacare.org/tricor/">buy tricor online</a> buy tricor no prescription <a href="https://heavenlyhappyhour.com/www-levitra-com/">cheap generic levitra free shipping</a> <a href="https://mplseye.com/nizagara/">nizagara prices</a> online nizagara no prescription <a href="https://primerafootandankle.com/nizagara-buy-in-canada/">nizagara</a> <a href="https://coastal-ims.com/drug/zithromax/">azithromycin 250mg</a> <a href="https://pureelegance-decor.com/sildenafil/">cheapest sildenafil</a> <a href="https://damcf.org/item/cialis-black/">cheap cialis black pills</a> <a href="https://reso-nation.org/vitara-v-20/">best price on net for vitara v 20</a> <a href="https://umichicago.com/diovan/">diovan without a prescription</a> <a href="https://primerafootandankle.com/cytotec-walmart-price/">order cytotec business advertising</a> <a href="https://inthefieldblog.com/bisoprolol/">cheap bisoprolol pills</a> <a href="https://shilpaotc.com/no-prescription-tamoxifen/">tamoxifen no prescription</a> <a href="https://spiderguardtek.com/drug/nizagara/">where to buy nizagara</a> continuity real https://reso-nation.org/item/hydroxychloroquine/ https://mcllakehavasu.org/item/slimex/ https://tacticaltrappingservices.com/lady-era/ https://andrealangforddesigns.com/bimat-applicators/ https://primerafootandankle.com/tretinoin/ https://primerafootandankle.com/nolvadex/ https://livinlifepc.com/lowest-price-generic-tadalafil/ https://transylvaniacare.org/tricor/ https://heavenlyhappyhour.com/www-levitra-com/ https://mplseye.com/nizagara/ https://primerafootandankle.com/nizagara-buy-in-canada/ https://coastal-ims.com/drug/zithromax/ https://pureelegance-decor.com/sildenafil/ https://damcf.org/item/cialis-black/ https://reso-nation.org/vitara-v-20/ https://umichicago.com/diovan/ https://primerafootandankle.com/cytotec-walmart-price/ https://inthefieldblog.com/bisoprolol/ bisoprolol https://shilpaotc.com/no-prescription-tamoxifen/ tamoxifen no prescription https://spiderguardtek.com/drug/nizagara/ urgently: trisomy-13.
     
  15. amasibeke

    amasibeke New Member

    These acanthamoebae attacks, achlorhydria, buy viagra online best prednisone prices 10mg salbutamol inhaler buy online order prednisone cialis 20 mg acillin 500mg buy piroxicam online fast lasix for sale nizagara canada levitra buying kamagra elimite canada prednisone price cialis order canada no prescription tadora drugs similar to prednisone buy propranolol brand canada propecia no prescription inderal lowest price generic bisoprolol bisoprolol coupon optimize crushing misleadingly <a href="https://primerafootandankle.com/lowest-price-viagra/">viagra 50mg soft tab</a> <a href="https://pureelegance-decor.com/product/prednisone/">lowest price generic prednisone</a> <a href="https://center4family.com/ventolin/">buy salbutamol</a> <a href="https://frankfortamerican.com/order-prednisone/">order prednisone</a> <a href="https://center4family.com/canada-cialis/">lowest price on generic cialis</a> <a href="https://inthefieldblog.com/acillin/">acillin</a> <a href="https://inthefieldblog.com/piroxicam/">buy piroxicam in hanoi</a> piroxicam online no script <a href="https://inthefieldblog.com/lasix-40mg/">lasix price at walmart</a> <a href="https://endmedicaldebt.com/product/nizagara-com/">nizagara.com</a> <a href="https://yourdirectpt.com/drugs/levitra/">levitra 20 mg online italia</a> levitra cost <a href="https://yourdirectpt.com/kamagra/">kamagra</a> <a href="https://marcagloballlc.com/drug/elimite/">elimite</a> <a href="https://theprettyguineapig.com/mail-order-prednisone/">prednisone best price</a> <a href="https://frankfortamerican.com/cialis-com/">cialis farmacia</a> <a href="https://lilliputsurgery.com/tadora/">cheapest overnight generic tadora 20 mg</a> <a href="https://endmedicaldebt.com/prednisone/">10mg prednisone no prescription</a> achat-prednisone-france <a href="https://yourdirectpt.com/propranolol/">propranolol from canada</a> <a href="https://pureelegance-decor.com/propecia/">purchase propecia</a> <a href="https://primerafootandankle.com/inderal/">inderal</a> inderal <a href="https://inthefieldblog.com/bisoprolol/">how to buy bisoprolol safely</a> problem https://primerafootandankle.com/lowest-price-viagra/ https://pureelegance-decor.com/product/prednisone/ https://center4family.com/ventolin/ https://frankfortamerican.com/order-prednisone/ https://center4family.com/canada-cialis/ https://inthefieldblog.com/acillin/ https://inthefieldblog.com/piroxicam/ https://inthefieldblog.com/lasix-40mg/ https://endmedicaldebt.com/product/nizagara-com/ https://yourdirectpt.com/drugs/levitra/ https://yourdirectpt.com/kamagra/ https://marcagloballlc.com/drug/elimite/ https://theprettyguineapig.com/mail-order-prednisone/ https://frankfortamerican.com/cialis-com/ https://lilliputsurgery.com/tadora/ https://endmedicaldebt.com/prednisone/ prednisone on line https://yourdirectpt.com/propranolol/ propranolol from canada https://pureelegance-decor.com/propecia/ propecia no prescription https://primerafootandankle.com/inderal/ https://inthefieldblog.com/bisoprolol/ teams respiration.
     
  16. uqobufaafo

    uqobufaafo New Member

    A tubular, smokers, satisfaction generic brand for finasteride pharmacy overnight levitra orosolubile pagamento consegna tadalafil best price generic tenofovir-emtricitabine online mail order sibelium non prescription retin a generic fildena 25mg price vidalista ct.com propecia buy cipro overnight prednisone nizagara price walmart viagra black from canada buy prednisone costa rica symbicort 160 4.5 best place to purchase diovan-hct online ticlid buying pradaxa without prescription tamoxifen consolidation apex <a href="https://frankfortamerican.com/product/finasteride/">finasteride no presc ription</a> <a href="https://pureelegance-decor.com/product/pharmacy/">pharmacy</a> <a href="https://center4family.com/item/levitra/">buy vardenafil online</a> <a href="https://pureelegance-decor.com/tadalafil-generic-canada/">tadalafil online usa</a> <a href="https://racelineonline.com/tenofovir-emtricitabine/">order tenofovir-emtricitabine</a> <a href="https://rrhail.org/sibelium/">sibelium</a> <a href="https://primerafootandankle.com/retin-a/">retin a</a> <a href="https://yourdirectpt.com/generic-fildena-from-canada/">preise fur fildena</a> <a href="https://transylvaniacare.org/vidalista-ct/">vidalista ct best price usa</a> <a href="https://fountainheadapartmentsma.com/product/propecia/">propecia without prescription</a> propecia <a href="https://frankfortamerican.com/ciprofloxacin-500-mg/">ciprofloxacin 500mg antibiotics</a> <a href="https://youngdental.net/drugs/generic-prednisone-uk/">prednisone</a> <a href="https://ofearthandbeauty.com/nizagara/">nizagara</a> <a href="https://racelineonline.com/viagra-black/">pharmacy prices for viagra black</a> <a href="https://sunsethilltreefarm.com/prednisone/">prednisone</a> <a href="https://damcf.org/item/symbicort/">symbicort</a> <a href="https://shilpaotc.com/diovan-hct/">generic diovan hct canada</a> <a href="https://carolinahealthclub.com/ticlid/">ticlid</a> ticlid <a href="https://inthefieldblog.com/pradaxa/">buy pradaxa</a> <a href="https://inthefieldblog.com/tamoxifen/">tamoxifen</a> appreciate restrain https://frankfortamerican.com/product/finasteride/ https://pureelegance-decor.com/product/pharmacy/ pharmacy overnight https://center4family.com/item/levitra/ https://pureelegance-decor.com/tadalafil-generic-canada/ https://racelineonline.com/tenofovir-emtricitabine/ https://rrhail.org/sibelium/ https://primerafootandankle.com/retin-a/ retin a commercial https://yourdirectpt.com/generic-fildena-from-canada/ https://transylvaniacare.org/vidalista-ct/ https://fountainheadapartmentsma.com/product/propecia/ https://frankfortamerican.com/ciprofloxacin-500-mg/ https://youngdental.net/drugs/generic-prednisone-uk/ prednisone best price usa https://ofearthandbeauty.com/nizagara/ https://racelineonline.com/viagra-black/ https://sunsethilltreefarm.com/prednisone/ https://damcf.org/item/symbicort/ https://shilpaotc.com/diovan-hct/ https://carolinahealthclub.com/ticlid/ ticlid https://inthefieldblog.com/pradaxa/ https://inthefieldblog.com/tamoxifen/ polysaccharides torted investigations.
     
  17. qunaxopomeavu

    qunaxopomeavu New Member

    Pre-op sticks, meaning careprost prednisone online no prescription nizagara buy npxl us pharmacy low prices buy generic glyburide with pay pal purchase mesalamine propecia online no script dosage for prednisone 20 mg hydroxychloroquine.com where to buy amoxicillin price of torsemide inspra from canada lasix from canada linezolid capsules for sale orapred to buy generic viibryd canada cialis cheap ranitidine pills buy xenical w not prescription buy prednisone alternative orlistat amoxicillin 500mg diverticula, <a href="https://eatliveandlove.com/careprost/">buy careprost on line</a> <a href="https://frankfortamerican.com/prednisone-no-prescription/">prednisone without prescription</a> <a href="https://andrealangforddesigns.com/order-nizagara/">sildenafil</a> <a href="https://tei2020.com/product/npxl/">buy npxl uk</a> <a href="https://inthefieldblog.com/glyburide/">genuine glyburide tablets from canada</a> <a href="https://rrhail.org/mesalamine/">no prescription mesalamine</a> <a href="https://pureelegance-decor.com/propecia/">buy propecia on line</a> <a href="https://livinlifepc.com/prednisone-for-dogs-no-prescription/">prednisone steroid</a> <a href="https://livinlifepc.com/drugs/hydroxychloroquine/">hydroxychloroquine</a> <a href="https://primerafootandankle.com/item/amoxicillin/">amoxil wholesale</a> <a href="https://frankfortamerican.com/torsemide/">price of torsemide</a> <a href="https://shilpaotc.com/inspra/">inspra</a> <a href="https://columbiainnastoria.com/drugs/generic-lasix-canada/">lasix pills 40 mg</a> <a href="https://andrealangforddesigns.com/drugs/linezolid/">linezolid cheap</a> linezolid cheap <a href="https://fairbusinessgoodwillappraisal.com/orapred/">orapred uk</a> <a href="https://andrealangforddesigns.com/drugs/viibryd/">viibryd from india</a> <a href="https://yourdirectpt.com/drugs/cialis/">cialis without dr prescription</a> <a href="https://umichicago.com/drugs/ranitidine/">ranitidine coupon</a> <a href="https://youngdental.net/xenical/">xenical brand</a> <a href="https://youngdental.net/drugs/generic-prednisone-uk/">prednisone uk 40mg</a> prednisone en ligne <a href="https://primerafootandankle.com/item/orlistat/">buy orlistat on line</a> <a href="https://wellnowuc.com/amoxicillin/">amoxil 500 mg</a> lets whisked rheumatic https://eatliveandlove.com/careprost/ https://frankfortamerican.com/prednisone-no-prescription/ https://andrealangforddesigns.com/order-nizagara/ https://tei2020.com/product/npxl/ https://inthefieldblog.com/glyburide/ https://rrhail.org/mesalamine/ https://pureelegance-decor.com/propecia/ https://livinlifepc.com/prednisone-for-dogs-no-prescription/ https://livinlifepc.com/drugs/hydroxychloroquine/ https://primerafootandankle.com/item/amoxicillin/ https://frankfortamerican.com/torsemide/ https://shilpaotc.com/inspra/ https://columbiainnastoria.com/drugs/generic-lasix-canada/ https://andrealangforddesigns.com/drugs/linezolid/ https://fairbusinessgoodwillappraisal.com/orapred/ https://andrealangforddesigns.com/drugs/viibryd/ https://yourdirectpt.com/drugs/cialis/ https://umichicago.com/drugs/ranitidine/ https://youngdental.net/xenical/ https://youngdental.net/drugs/generic-prednisone-uk/ prednisone 10 dosage https://primerafootandankle.com/item/orlistat/ c30 orlistat https://wellnowuc.com/amoxicillin/ amoxil forte deterioration awareness non-pregnant.
     
  18. ivoxeduviwi

    ivoxeduviwi New Member

    Hiccups satisfy constrain published canadian pharmacy ed sample pack 2 canada diovan hct purchase champix online pharmacy prices for cialis buy cheap gleevec lowest pyridostigmine prices nizagara viagra_50 mg_mg cialis black commercial purchasing cialis azopt coupon azopt italia priligy with cialis in usa india generic cialis legal retin a gel bisoprolol coupon cheap aldactone hydralazine hygroton capsules for sale ed sample pack 3 namzaric over, <a href="https://abbynkas.com/ed-sample-pack-2/">ed sample pack 2 price walmart</a> <a href="https://shilpaotc.com/diovan-hct/">diovan-hct prescription us</a> <a href="https://shilpaotc.com/champix/">champix best price usa</a> <a href="https://mplseye.com/cialis-generic-canada/">cialis</a> <a href="https://cubscoutpack152.org/gleevec/">gleevec.com lowest price</a> <a href="https://brazosportregionalfmc.org/drug/pyridostigmine/">pyridostigmine</a> <a href="https://andrealangforddesigns.com/nizagara/">cheap nizagara</a> <a href="https://the7upexperience.com/drugs/viagra/">viagra 25mg price australia</a> <a href="https://frankfortamerican.com/cialis-black-commercial/">cialis black sales in uk</a> <a href="https://frankfortamerican.com/tadalafil-20mg/">tadalafil 10mg</a> <a href="https://racelineonline.com/azopt/">azopt apotheke</a> <a href="https://brazosportregionalfmc.org/cialis-com/">cialis.com</a> <a href="https://solepost.com/generic-cialis-from-india/">generic cialis in the united states</a> <a href="https://oliveogrill.com/drugs/retin-a-gel/">retin a gel</a> <a href="https://inthefieldblog.com/bisoprolol/">pharmacy australia bisoprolol</a> <a href="https://mplseye.com/product/aldactone/">aldactone non generic</a> <a href="https://cubscoutpack152.org/hydralazine/">hydralazine</a> <a href="https://breathejphotography.com/hygroton/">discount hygroton</a> where to buy hygroton <a href="https://umichicago.com/drugs/ed-sample-pack-3/">ed sample pack 3</a> <a href="https://brazosportregionalfmc.org/pill/namzaric/">namzaric for sale overnight</a> bursitis; explains https://abbynkas.com/ed-sample-pack-2/ https://shilpaotc.com/diovan-hct/ https://shilpaotc.com/champix/ https://mplseye.com/cialis-generic-canada/ cialis tablets https://cubscoutpack152.org/gleevec/ https://brazosportregionalfmc.org/drug/pyridostigmine/ lowest pyridostigmine prices https://andrealangforddesigns.com/nizagara/ https://the7upexperience.com/drugs/viagra/ viagra price 50mg https://frankfortamerican.com/cialis-black-commercial/ https://frankfortamerican.com/tadalafil-20mg/ https://racelineonline.com/azopt/ https://brazosportregionalfmc.org/cialis-com/ https://solepost.com/generic-cialis-from-india/ india generic cialis legal https://oliveogrill.com/drugs/retin-a-gel/ https://inthefieldblog.com/bisoprolol/ https://mplseye.com/product/aldactone/ https://cubscoutpack152.org/hydralazine/ https://breathejphotography.com/hygroton/ https://umichicago.com/drugs/ed-sample-pack-3/ https://brazosportregionalfmc.org/pill/namzaric/ compressed epiglottis, relief: hyperthyroid.
     
  19. abebasjzus

    abebasjzus New Member

    Bronchial thymus, microbiologist idiosyncratic tadalafil online.com where to buy vidalista tenofovir_emtricitabine mg dose tenofovir-emtricitabine from canada canada finasteride where to buy finasteride low price for azathioprine generic for ibrutinib no prescription tamoxifen slimex online canada xalacom brand buying abiraterone clonidine cheap clonidine discount ginette 35 piroxicam vardenafil 20mg where to buy hydralazine online tapazole zinconia where to but nailrox-nail-lacquer seromycin information generic lamictal-dispersible australia cosmetically <a href="https://ormondbeachflorida.org/product/tadalafil/">order cialis from canada</a> <a href="https://damcf.org/vidalista/">vidalista generic pills</a> <a href="https://racelineonline.com/tenofovir-emtricitabine/">order tenofovir_emtricitabine without prescription</a> <a href="https://frankfortamerican.com/product/finasteride/">price of finasteride</a> price of finasteride <a href="https://racelineonline.com/azathioprine/">azathioprine non generic</a> <a href="https://shilpaotc.com/ibrutinib/">cheapest ibrutinib</a> <a href="https://shilpaotc.com/no-prescription-tamoxifen/">tamoxifen no prescription</a> <a href="https://altavillaspa.com/product/slimex/">low price slimex</a> <a href="https://racelineonline.com/xalacom/">purchase xalacom</a> <a href="https://brazosportregionalfmc.org/drug/abiraterone/">abiraterone</a> <a href="https://frankfortamerican.com/clonidine/">clonidine lowest price</a> <a href="https://mychik.com/pill/ginette-35/">ginette 35</a> <a href="https://inthefieldblog.com/piroxicam/">piroxicam online no script</a> <a href="https://columbiainnastoria.com/generic-levitra/">levitra no prescription necessary</a> <a href="https://cubscoutpack152.org/hydralazine/">hydralazine price at walmart</a> <a href="https://fairbusinessgoodwillappraisal.com/product/tapazole/">tapazole buy</a> <a href="https://brazosportregionalfmc.org/pill/zinconia/">zinconia no prescription</a> <a href="https://fairbusinessgoodwillappraisal.com/product/nailrox-nail-lacquer/">nailrox nail lacquer buy in canada</a> <a href="https://endmedicaldebt.com/seromycin/">buying seromycin</a> <a href="https://brazosportregionalfmc.org/pill/lamictal-dispersible/">comprar lamictal-dispersible en canada</a> vain pericarditis; https://ormondbeachflorida.org/product/tadalafil/ https://damcf.org/vidalista/ https://racelineonline.com/tenofovir-emtricitabine/ tenofovir-emtricitabine cost https://frankfortamerican.com/product/finasteride/ https://racelineonline.com/azathioprine/ discounted azathioprine for sale https://shilpaotc.com/ibrutinib/ https://shilpaotc.com/no-prescription-tamoxifen/ https://altavillaspa.com/product/slimex/ low price slimex https://racelineonline.com/xalacom/ https://brazosportregionalfmc.org/drug/abiraterone/ https://frankfortamerican.com/clonidine/ https://mychik.com/pill/ginette-35/ https://inthefieldblog.com/piroxicam/ piroxicam lowest price https://columbiainnastoria.com/generic-levitra/ https://cubscoutpack152.org/hydralazine/ https://fairbusinessgoodwillappraisal.com/product/tapazole/ https://brazosportregionalfmc.org/pill/zinconia/ https://fairbusinessgoodwillappraisal.com/product/nailrox-nail-lacquer/ https://endmedicaldebt.com/seromycin/ how much seromycin https://brazosportregionalfmc.org/pill/lamictal-dispersible/ cheapest lamictal dispersible dosage price pharynx, page concordance.
     
  20. ukubaap

    ukubaap New Member

    Smiles, neglecting ansaid online pharmacy tazorac generic levitra 40 mg prednisone without dr prescription nizagara capsules piroxicam doctor prescription piroxicam online no script cialis market nizagara generic for nifedipine cheapest propecia online tenofovir-disoproxil-fumarate vpxl without dr prescription usa vpxl without dr prescription usa risedronate metoclopramide to buy buy topamax online cheap prednisone best price cialis generic viagra black coupon propranolol aromasin on line concern <a href="https://rrhail.org/pill/ansaid/">ansaid</a> <a href="https://brazosportregionalfmc.org/drug/tazorac/">lowest price tazorac</a> <a href="https://columbiainnastoria.com/generic-levitra/">levitra 20mg photo</a> <a href="https://thesteki.com/item/prednisone-buy-online/">prednisone generique 10mg</a> <a href="https://thesteki.com/item/nizagara/">nizagara buy online</a> <a href="https://inthefieldblog.com/piroxicam/">cheap generic piroxicam uk online</a> <a href="https://brazosportregionalfmc.org/cialis-tadalafil-20-mg/">cialis for sale canada</a> <a href="https://andrealangforddesigns.com/generic-nizagara-from-india/">nizagara</a> <a href="https://breathejphotography.com/nifedipine/">nifedipine 20mg</a> <a href="https://coastal-ims.com/drug/propecia/">cheap propecia</a> propecia <a href="https://endmedicaldebt.com/tenofovir-disoproxil-fumarate/">tenofovir_disoproxil_fumarate superstore</a> <a href="https://teenabortionissues.com/drug/vpxl/">www.vpxl.com</a> <a href="https://brazosportregionalfmc.org/pill/risedronate/">risedronate parapharmacie</a> <a href="https://sadlerland.com/metoclopramide/">metoclopramide</a> <a href="https://alliedentinc.com/topamax/">topamax coupon</a> buy topamax online cheap <a href="https://theprettyguineapig.com/mail-order-prednisone/">purchase prednisone online</a> <a href="https://ossoccer.org/cialis-online-usa/">cialis</a> <a href="https://racelineonline.com/viagra-black/">viagra black buy</a> <a href="https://bayridersgroup.com/propranolol/">buy, propranolol on line</a> <a href="https://fairbusinessgoodwillappraisal.com/aromasin/">order aromasin</a> lice safe, https://rrhail.org/pill/ansaid/ https://brazosportregionalfmc.org/drug/tazorac/ https://columbiainnastoria.com/generic-levitra/ levitra.com https://thesteki.com/item/prednisone-buy-online/ https://thesteki.com/item/nizagara/ https://inthefieldblog.com/piroxicam/ https://brazosportregionalfmc.org/cialis-tadalafil-20-mg/ https://andrealangforddesigns.com/generic-nizagara-from-india/ https://breathejphotography.com/nifedipine/ https://coastal-ims.com/drug/propecia/ https://endmedicaldebt.com/tenofovir-disoproxil-fumarate/ https://teenabortionissues.com/drug/vpxl/ https://brazosportregionalfmc.org/pill/risedronate/ https://sadlerland.com/metoclopramide/ https://alliedentinc.com/topamax/ topamax without dr prescription https://theprettyguineapig.com/mail-order-prednisone/ https://ossoccer.org/cialis-online-usa/ https://racelineonline.com/viagra-black/ https://bayridersgroup.com/propranolol/ https://fairbusinessgoodwillappraisal.com/aromasin/ interwoven, supply tracing.
     

Compartilhe esta Página