Como puxar um Haul Bag

Discussão em 'Big Wall / Escalada Artificial' iniciado por Rocha, 24/10/16.

  1. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Puxe sua bagagem para escalar mais rápido e mais forte

    Verdade simples: Tentativas de escalar “Leve e Rápido” normalmente significa pesado e lento. Para evitar estigma de levantar a mochila, muitos escaladores sentem que precisam ter tudo pendurado no próprio Baudrier. Garrafas de agua, tênis de aproximação, loops de equipamentos, fitas, enrolados ao redor do dorso, ficando no caminho. Se isso soa parecido com você, desequipe-se e suspenda! Aqui estão algumas razoes para você suspender o equipamento, dicas de como fazer, e algumas precaucoes desenvolvidas ao longo de anos de experiência.

    Porque puxar?

    Em algumas escaladas em livre, você não pode se ater a apenas uma corda, então e comum trazer duas. A menos que você esteja escalando com uma corda dupla, sistema que a maioria dos escaladores americanos normalmente não fazem. Eles costumam carregar uma retinido. E mais eficiente e menos cansativo prender todo o seu equipamento ao final dessa corda, ao invés de manter tudo preso a sua pessoa.

    Não ter que carregar uma mochila com você também significa poder trazer consigo alguns itens extra como um chapéu e luvas de aquecimento, cobertor e talvez ate um isolante termico. Você pode estar melhor preparado para o mau tempo, para a descida ou para armar bivaques improvisados. Mais, Içar lhe permite escalar mais forte. Carregar grandes pecas moveis, tênis de aproximação, agua e equipamento para tempestades em uma pequena sacola de içar, libera o escalador guia a seguir mandando graduações muito mais duras. Se a escalada e maior do que 10 enfiadas, içar pode tornar-se muito lento, mas se a rota é íngreme, com um bom nível de dificuldade, içar pode se tornar um grande beneficio. Você pode estar um pouco mais lento, do inicio ao fim, mas também terá muito mais diversão.

    Como Puxar

    A técnica da sacola leve e simples. O guia carrega a ponta da retinida, clipado ao loop traseiro do baudrier. Apos ter montado a próxima segurança, clipar a linha do haul em algum lugar que permita a melhor rota de subida, com menos atrito, e então puxar pra cima pela corda livre da retinida que esta amarrada na outra ponta ao Haul Bag. Neste ponto, o participante devera encordar o Haul Bag com um oito laçado, soltar a ancoragem do Haul Bag, enquanto o guia se prepara para içar o Haul Bag. Espere até ter puxado o resto da corda para ancorar novamente.

    Neste ponto, grite, “Pronto para puxar” ao participante. Se a comunicação de voz e difícil, concorde com alguma comunicação via sinal na corda. Eu costumo usar três puxões na corda para indicar que estou pronto para puxar o haul bag. Esteja pronto para segurar o peso das sacolas, mas não comece a puxar imediatamente, pois o participante precisara de alguns segundos para desclipar a sacola da ancoragem.

    O Segundo pode agora livre da sacola, ao desclipar da ancoragem gritar: “Sacola Liberada!” / “Haul Liberado” e então liberar lentamente o peso da sacola na linha retinida ou deixar o guia suspender a sacola com suas próprias mãos, apenas direcionando o caminho da sacola.

    O Segredo para puxar sacolas em uma escalada esta concentrada em uma única coisa, Conservar Energia. Não tenha medo de tomar um pouco mais de tempo para montar um sistema eficiente que conserve as forcas dos seus braços. Com um carregamento mais leve você fica confiante que pode simplesmente puxar a sacola e a corda mao-a-mao. Com uma sacola mais pesada, redirecione a corda e a sacola através de um mosquetão, o mais alto possível na segurança e use um sistema de alavanca progressiva.

    “Para uma alavanca você precisara de um equipamento especifico. Eu costumo usar o Petzl Triblock no modo Locking Pulley”. Com a configuração da figura 1, você puxara a corda que conduz diretamente ao saco, puxe para baixo, uma vez que esta corda estará passando por um mosquetão que redireciona o sentido da forca, e deixe os dentes do Tribloc agarrar a corda e segura-la entre puxadas. Descansar tão frequentemente quanto você precisar, mas se estiver muito pesado tome um pouco de tempo para montar uma alavanca auxiliar para o pefigura 2,usando um Ropeman da Wild Country ou outro tipo de micro-equipamento do estilo. Maos, não o pés, são os primeiros a cansar em uma escalada longa, então não gastes suas forcas para puxando sacolas. Use os músculos mais fortes das pernas para empurrar o Ropeman para baixo enquanto puxa através do Tribloc então puxe a folga através doRopeman, que ira se mover de volta pra cima na corda.

    108831443_medium_de10d4.jpg

    Uma vez que você tiver o sistema de puxar sacolas montado, puxe a sacola e clipe na equalização, em algum lugar fora do caminho, mas acessível. Eu costumo deixar a corda após puxada, pendurada livre ate que eu esteja pronto, então repasso toda a corda para que o guia fique com a ponta da corda e ela esteja desembaraçada. Agora você pode se preparar para dar a segurança na próxima enfiada.

    Se tudo for bem, o processo inteiro de puxar sacolas não deve durar mais que 10 minutos. Isso é uma hora extra para cada seis enfiadas, mas você poderia ganhar muito desse tempo sendo mais rápido, mais leve.

    Dicas:

    • Nunca use cordas finas dinâmicas, cordas duplas, como retinidas. A elasticidade e horrível para fazer rapel e muito perigoso para arestas, caso seja preciso ultrapassar uma. A melhor corda para puxar equipamento e a corda de 60 metros de 7mm a 8mm estática, que você pode achar com preços bem razoáveis.

    • O no de amarração e de alta abrasão, em rochas ásperas, você pode rapidamente estragar a corda após algumas enfiadas, então eu gosto de proteger o no com a parte superior de uma garrafa plástica cortada, Figura 3

      . 108831445_medium_a13a8f.jpg

    • Use um saco maior. Sacolas super compactas são ótimos mísseis, mas normalmente são muito pequenas para um dia inteiro nas alturas. Uma sacola menor e melhor de puxar kg a kg que uma sacola mais larga, mas uma sacola um pouco mais larga ira lhe permitir acessar os itens mais facilmente. Escolha uma sacola especificamente preparada para carregar equipamento em paredes (Haul Bag), ou ela vai ficar toda esgarçada após um ou dois usos.

    • Transporte Simples. Pegue uma dica com escaladores de Big-Wall mais experientes e assegure-se que a sua sacola se encaixa perfeitamente. Cintas e alças vai enganchar, então remova-os. Nunca amarre qualquer coisa do lado de fora da sacola. Quando você amarrar a carga, a parte superior devera ser o mais afilado possível para que ele possa se mover mais facilmente passando pelos tetos e grandes percursos.

    • A Queda de um Haul Bag pode causar a queda de pedras, então seja cauteloso quanto estiver puxando de cima e quando estiver na seguranca, abaixo. Em geral o guia puxa a sacola antes de montar a seguranca ao participante (assim o participante pode ajudar a desenganchar a sacola caso ela fique presa, se necessario), mas deixe o próximo escalador fora da zona de perigo

    Fonte: Mountain Project
    Traduzido por Allysson Laurentino
     

Compartilhe esta Página