Brejo da Madre de Deus - Pernambuco

Discussão em 'PE - Pernambuco' iniciado por Rocha, 30/11/16.

  1. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    COMO CHEGAR?
     Distância do Recife - 200 km aproximadamente (2 horas e 30 minutos).
     Pegue a BR-232, em Caruaru entre para Fazenda Nova (onde tem o
    espetáculo da Paixão de Cristo). Depois de passar por Fazenda Nova siga
    em frente, são mais 20km até Brejo da Madre de Deus.
    As coordenadas geográficas são:
     Latitude: -8:08:41.225
     Longitude: -36:21:39.07
     Altitude: 627m



    DSC_6307-890x395_c.jpg dsc06386.jpg IMG_0053.JPG

    Croqui: https://drive.google.com/file/d/0BwpQBzRB7jutX05JWWhLWk90RlE/view?usp=drivesdk

     
    Última edição: 30/11/16
  2. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    O município de Brejo da Madre de Deus, com população de 48.541 habitantes, tem como seus principais distritos o distrito Sede, São Domingos e Fazenda Nova. É em Fazenda Nova que está localizado o icônico Teatro de Nova Jerusalém, onde se realiza anualmente a popular encenação “Paixão de Cristo de Nova Jerusalém“.

    O nome Brejo provém de sua situação em um vale formado pelas serras da Prata, do Estrago e do Amaro; e Madre de Deus foi a invocação sob a qual os padres da Congregação de São Felipe Neri fundaram um hospital em 1751, à margem do riacho que tomou o mesmo nome, mas, como naquele ano houve uma grande seca, resolveram mudar-se do lugar e foram para o Sítio Brejo de São José, também conhecido como Brejo de Fora, edificando então, em 1752, uma capela dedicada a São José.

    No Sitio arqueológico da Furna do Estrago, em Brejo da Madre de Deus foi descoberta uma importante necrópole pré-histórica, com 125 metros quadrados de área coberta, de onde foram resgatados 83 esqueletos humanos em bom estado de conservação além de várias pinturas rupestres; estes vestígios ajudaram a desenvolver pesquisas sobre rituais fúnebres, a alimentação e a religiosidade de grupos de caçadores e coletores que viveram na região a aproximadamente 10 mil anos.

    A atividade econômica predominante é a sulanca (como é chamada a atividade têxtil, na região) que emprega maioria da população do município. No distrito sede é grande o número de agricultores e trabalhadores do setor de serviços, destaca-se também o uso e a adaptação do toyota bandeirante um dos símbolos da cidade. No distrito de Fazenda Nova o setor de turismo é o que predomina através da localização do Teatro de Nova Jerusalém. No distrito de São Domingos o setor predominante é o da Sulanca devido a proximidade com a cidade de Santa Cruz do Capibaribe que é o polo regional desse tipo de confecção.

    Como chegar em Brejo:

    • Distância do Recife – 200 km aproximadamente (2 horas e 30 minutos).
    • Pegue a BR-232, em Caruaru entre para Fazenda Nova (onde tem o espetáculo da Paixão de Cristo). Depois de passar por Fazenda Nova siga em frente, são mais 20km até Brejo da Madre de Deus.
    As coordenadas geográficas são:

    • Latitude: -8:08:41.225
    • Longitude: -36:21:39.07
    • Altitude: 627m
    O Período de chuvas é de abril a julho.

    Mapa Topográfico de Brejo da Madre de Deus



    Maiores informações sobre a escalada em pernambuco podem ser obtidas nos sites da ASPER (Associação Pernambucana de Escalada), que disponibiliza uma croquiteca, No blog EscaladaPe ou ainda no blog do Cauí Vieira;

    Fonte: http://www.escaladanordeste.com.br/?page_id=73
     

Compartilhe esta Página