Bombeiros resgatam corpo de pouso-alegrense que morreu atingida por pedra durante escalada

Discussão em 'Lesões e Acidentes' iniciado por Robert Wullstein, 4/11/21.

  1. Robert Wullstein

    Robert Wullstein Moderator Moderador

    [​IMG]
    Cecília estava com um grupo de mais três escaladores que desbravava uma nova via na Pedra da Divisa, em São Bento do Sapúcaí (SP). Ela teria parado para descansar quando um bloco de pedra a atingiu

    O corpo de bombeiros concluiu na tarde desta quarta-feira (3) o resgate do corpo da pouso-alegrense que morreu durante uma escalada em São Bento do Sapúcaí (SP). Cecília Oliveira Gerônimo, de 22 anos, morreu após ser atingida por uma pedra que teria se despreendido.

    O acidente foi no final da tarde da terça-feira (2), mas devido as dificuldades de acesso, e a proximidade da noite, o resgate só começou nesta quarta-feira. Foram cinco horas de trabalhos.
    [​IMG]

    Cecília estava com um grupo de mais três escaladores que desbravava uma nova via no setor Corujas da Pedra da Divisa. O local é utilizado para escaladas rápidas, e negativas, contra a gravidade.

    Durante uma trilha, Cecília teria parado para descansar e contemplar a vista do local. Foi quando um bloco de pedra se soltou e a atingiu. O bloco teria entre 1m e 1,5m de largura. Ela morreu na hora.

    [​IMG]

    Pedra da Divisa é utilizada para escaladas negativas

    Segundo um relatório do grupo de escaladores voluntários de São Bento do Sapucaí, o grupo que estava com Cecília relatou que havia notado que o bloco estava instável. Eles disseram que não o retiraram por acharem que estavam seguros, e pelo risco de machucar outros escaladores que estariam em outra face abaixo.

    Ainda segundo o grupo de escaladores voluntários, “É comum em novas vias haver blocos de pedra soltos e instáveis. Por isso, um trabalho de ‘limpeza’ para impedir acidentes é sempre realizado antes de se liberar para que outros escaladores repitam essa nova rota. Desta vez, infelizmente, não houve tempo para isso. Um bloco que tinha sido notado como instável se soltou sem qualquer ação direta dos escaladores ou aviso prévio, atingindo fatalmente um deles que descansava na base da via”.

    [​IMG]

    O corpo da jovem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Taubaté (SP). A previsão é que chegue a Pouso Alegre por volta da meia noite.

    O velório acontecerá na funerária Santa Edwirges. Ainda não há informações sobre horário de sepultamento.

    Nas redes sociais, uma grande quantidade de pessoas lamentaram a morte da jovem. A Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) também lamentou a morte da aluna de direito.

    [​IMG]

    Fonte: https://pousoalegre.net/noticia/202...e-morreu-atingida-por-pedra-durante-escalada/
     

Compartilhe esta Página