Artigos Científicos

Discussão em 'Discussões Gerais' iniciado por Rocha, 11/7/17.

  1. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    COMPARAÇÃO DO PERFIL ANTROPOMÉTRICO E FUNCIONAL DE ESCALADORES MILITARES E CIVIS

    Resumo


    O aumento da popularidade da escalada em rocha vem fomentando as pesquisas referentes a essa prática esportiva e suas diversas modalidades. No entanto, pouco se sabe sobre as diferenças de perfil morfofisiológico entre escaladores civis e militares. O objetivo desse trabalho foi comparar o perfil antropométrico e funcional de escaladores militares e civis, do sexo masculino, moradores da cidade de São João del Rei – MG. Os indivíduos foram divididos em dois grupos: escaladores militares (EM) e escaladores civis (EC), todos com experiência mínima de um ano, com freqüência semanal mínima de dois dias e com competência técnica para escalar uma via de IV grau. As medidas morfológicas de estatura (EST) e de massa corporal (MC) foram obtidas através de um estadiômetro e de uma balança digital, seguindo o padrão da International Association for Advancement of the Kineanthropometry (ISAK). A composição corporal e o percentual de gordura (%G) foram obtidos através de um compasso de dobras cutâneas, segundo protocolo de Jackson e Pollock1 , além do cálculo de regressão de Siri2 . Para aferir a resistência estática (REMS)earesistência dinâmica (RDMS) de membros superiores, adotou-se o protocolo de Johnson e Nelson3 .Empregou-se a estatística descritiva (média e desvio padrão), além da inferencial, através do teste t para amostras independentes, com valor de significância fixado em p < 0,05. Os resultados das variáveis morfofuncionais dos dois grupos foram, respectivamente: MC (67,5 ± 8,8 kg vs. 68,6 ± 10,5 kg); EST (173,9 cm ± 8,1 vs. 176,4 cm ± 4,9); %G (10,6 % ± 3,1 vs. 13,1 % ± 6,0); REMS (42,9 s ± 14,3 vs. 43,7 s ± 9,1) e RDMS (11,6 s ± 4,9 vs. 10,3 s ± 3,5). Não foi encontrada diferença estatística significativa entre os dois grupos, em nenhuma das variáveis pesquisadas. Através dos resultados obtidos, pode-se concluir que a escalada militar e a civil provocam adaptações morfofisiológicas semelhantes em seus praticantes.

    https://drive.google.com/open?id=0BwpQBzRB7jutb2QxQy1IQ2dQYkk
     
  2. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Escalada: um esporte na ponta dos dedos

    RESUMO:
    A escalada esportiva é uma modalidade derivada do montanhismo cujo objetivo é subir paredes com até 50 metros de altura de grande dificuldade técnica. Ela tem regras específicas e pode ser competitiva. Esse estudo pretende discutir os aspectos da escalada de alto rendimento utilizando a revisão de literatura sobre esse assunto pouco explorado na educação física. Pesquisas mostram tanto as características de treinamento quanto as lesões geradas pelos excessos de prática, os processos mentais também podem determinar o sucesso, pois estar pendurado na ponta dos dedos a metros do chão exige auto controle e superação. Essas são algumas conclusões desse estudo que necessita maiores investigações.

    https://drive.google.com/open?id=0BwpQBzRB7jutQjBUWXk4aEF2ZlU
     
  3. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Escalada urbana – faces de uma identidade cultural contemporânea

    Resumo


    Esse artigo propõe levantar discussões sobre os ambientes artificiais de escalada, os quais têm surgido como formas de conquista de espaços, tratando-se de uma opção de escolha por um tipo de comportamento próprio de uma camada social. Os vínculos, as relações de amizade, aí estabelecidos, são mais fortalecidos e duradouros, justamente pela relação mais direta estabelecida com a prática e com os outros escaladores. O grupos de escalada urbana que se formam, a cada dia, fazem parte de um movimento de resistência frente ao processo de racionalização e à desordem das cidades, manifestando inovação e criatividade, preservando e promovendo a sociabilidade, como reação ao individualismo. Os muros de escalada, espalhados pelos diversos cantos da cidade, surgem, portanto, enquanto formas de inovação e expressão cultural contemporânea, solidificados por uma política de amizade.


    https://drive.google.com/open?id=0BwpQBzRB7jutbmVqZkZqbjZiMUU
     
  4. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Consumo de drogas lícitas e ilícitas por praticantes do esporte de aventura escalada em rocha

    Resumo

    O estudo teve como objetivo descrever e analisar o uso de drogas lícitas e ilícitas entre os praticantes da escalada em rocha na Grande Florianópolis e em outros estados brasileiros, tendo como justificativa as indicações de Andrade e Portela (2000), sobre o grande número de praticantes que utilizam drogas ilícitas durante a escalada. A revisão de literatura abrangeu os tópicos "escalada em rocha, as drogas e o doping nos esportes". Utilizou-se uma metodologia descritiva, aplicada, elaborando-se uma entrevista estruturada para ter um contato direto com os praticantes, com perguntas abertas, evitando inibir ou limitar suas respostas. A amostra não-probabilística intencional contou com 73 escaladores, com idades entre 15 a 45 anos, de ambos os sexos, sem restrição ao tempo de prática. Como principais resultados: 80,8% (59) dos escaladores são usuários de drogas, sendo que a maconha é a droga mais utilizada durante a escalada. Isto causa várias alterações físicas e psicológicas. Os principais motivos que os levaram ao uso foram à influência de amigos, familiares e a curiosidade, onde 13,5% (8) deles tiveram contato com a maconha no ambiente da escalada. Concluiu-se que o uso de drogas lícitas e ilícitas entre escaladores ocorre, encontrado-se um grande número de usuários. Os motivos para o uso estão relacionados ao prazer que a droga lhes concede, e para a minoria, o benefício a sua performance.

    https://drive.google.com/open?id=0BwpQBzRB7jutR1JnV1BMM0hfd3c
     

Compartilhe esta Página