Acidente no Pico Maior

Discussão em 'Discussões Gerais' iniciado por William Moya, 13/6/18.

  1. William Moya

    William Moya Active Member

     
    Alex curtiu isso.
  2. William Moya

    William Moya Active Member

    1.jpg 2.jpg
    O Leandro gaúcho (capoeira) caiu, quebrou o pé (avaliando no hospital) e rasgou a mão e relataram que a chapa soltou quando o gaúcho estava vencendo o lance em artificial (em estático).
     
    Alex curtiu isso.
  3. William Moya

    William Moya Active Member

    "Galera, estou tentando ler todas as mensagens agora com mais atenção, com mais calma. Preferi enviar uma msg para agradecer à todos juntos, pois posso acabar não respondendo alguém...
    Não tenho palavras para agradecer por toda essa mobilização que tivemos para que nosso resgate fosse feito da melhor forma possível. Confesso que quando vi total mobilização fiquei muito emocionada, conhecendo o esporte de montanha, sei que é isso aí, mas qnd me deparei nessa situação é que pude perceber como faz total diferença se sentir tão acolhido como fomos por todos vcs. Saber que a sua luta se torna a luta de todos e saber que esses todos estão ali ao seu lado mesmo estando tão distantes... Gostaria de agradecer à todos sem diferenciar ninguém, todos foram de extrema importância, seja emanando boas vibrações, pensando positivo por nós, mandando msg, se dispondo a ir ajudar a qlq momento e àqueles que estivereram mais diretamente ligados. Ao nosso GUERREIRO Nantes que não mediu esforços desde o primeiro momento que entramos em contato, mesmo estando empenhado em outro resgate agilizou tudo, nos colocou em contato com pessoas que nos ajudaram muito e não medindo esforços, foi o nosso socorrista. Não se contentou em resgatar apenas o acidentado e nos deixar lá, - não, vai descer todo mundo! Ele disse. E assim foi... Se eu já tinha total respeito e admiração, hj sou fã número 1!!! Gratidão à toda equipe do GOA e bombeiros envolvidos! Ao Dario que largou tudo e foi na velocidade da luz ficar lá pertinho da gente, nos dando total suporte do solo, vivenciando cada momento como se estivesse junto, fisicamente ao nosso lado, minha total gratidão e admiração pelo grande montanhista e pessoa que é!!! Aos meus parceiros de escalada, fomos muito fortes principalmente por termos a capacidade de agir com precisão, calma e cautela e acima de tudo vestirmos a mesma camisa, lutarmos pela mesma causa: o bem estar de um, é de todos! Gratidão Amarildo, Júlio, Japão e Leandro (Capoeira) vcs estão marcados em minha vida para sempre!!! Leandro (Capoeira) parabéns pela raça que teve em continuar até o cume, com toda a dor, com todo abalo que teve, prussicou todo o restante da via. Vc não foi resgatado, nós direcionamos e participamos, mas vc se resgatou... pq fazer o que vc fez, estando tão machucado qnto estava, não é pra qlq um! Minha admiração!
    Gratidão Três Picos!!! Logo, logo estaremos de volta!
    (Desculpem o textão )"

    Marise Cardinot
     
    Andrebaptista e Alex curtiram isso.
  4. William Moya

    William Moya Active Member

    Relato do Leandro capoeira (gaúcho) sobre acidente dia 10 de junho na via leste, três picos - salinas (nova Friburgo/RJ):

    Bom dia pessoal, sou o Leandro que teve a queda na leste nesse domingo, vou passar pra vcs o que aconteceu e o que eu acredito ter acontecido para ter provocado o acidente.
    Então entrei no primeiro artificial guiando protegi algumas chapas com a corda na costura e algumas outras que não lembro quantas coloquei so a costura com a fita pra me puxar, se não me engano na penúltima chapa quando coloquei a costura nela junto com uma fita e me puxei ALTO pra colocar meu pé em uma fita da 60 cm (tenho 180 cm de altura) acredito possa ter acontecido uma alavanca.
    Essa é minha opinião. E acredido que meu erro tenha sido de não passar a corda nas costuras abaixo não lembro certo se foi duas ou três. E ai provocou a queda se eu tivesse clipado todas a queda iria ser muito pequena mesmo. Fiquem com Deus e bora escalar pessoal
     
    Andrebaptista e Alex curtiram isso.
  5. William Moya

    William Moya Active Member

    REPORTAGEM DO G1

    Alpinista que caiu de altura de 7 metros conta que espera de 22 horas por socorro foi marcada por frio intenso e ansiedade
    Ele estava com grupo de escaladores no Pico Maior, em Nova Friburgo, quando sofreu acidente e fraturou ossos da canela.
    651a107b-0f81-4c03-aca4-b9e724c77683.jpg
    Alpinistas ficaram neste platô do Pico Maior, em Nova Friburgo, antes de chegar ao cume.

    Um alpinista que ficou 22 horas isolado junto com outros quatro escaladores no Pico Maior, a 2.366 metros de altura, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, contou ao G1 o que sentiu ao se acidentar durante a escalada, faltando apenas 100 metros para chegar ao cume da montanha.
    ca306f2d-bbfb-456c-b93f-d454a5a6dc34.jpg

    Leandro Cunha, de 42 anos, disse que fraturou a tíbia e a fíbula (ossos da canela) após sofrer uma queda de aproximadamente 7 metros de altura. O resgate dos montanhistas foi feito com ajuda de aeronaves do Corpo de Bombeiros nesta segunda-feira (11).
    d6ed4673-f391-4900-8550-f8b2b8b953dc.jpg
    Pino se soltou do Pico Maior e Leandro sofreu queda de aproximadamente 7 metros de altura
    "Estávamos num techo que a gente chama de artificial, um local de difícil progressão, onde a gente coloca vários pinos presos na rocha. Uma dessas proteções se soltou, eu bati a cabeça e o pé na pedra, fiquei com a mão muito ensanguentada", relembrou, frisando que estava com o capacete e todos os equipamentos de segurança.

    De acordo com Leandro, a escalada no Pico Maior, considerada a maior montanha da Serra do Mar, dura em média três horas e meia. "Nós iniciamos a escalada às 8h de domingo (10) e o acidente aconteceu às 11h, faltando muito pouco para chegar ao cume", disse.

    Logo após o acidente, o grupo de alpinistas fez contato via rádio com amigos que estavam acampados no Parque Estadual dos Três Picos.
    f36bcf26-9561-4f1f-98bc-fe99e8d9f0b5.jpg

    Grupo passou a noite no cume do Pico Maior. Tempo de espera chegou a 22 horas
    "Foi então que os bombeiros tentaram fazer o nosso resgate no domingo. Mas tinha muito vento, uma rajada que não deixava a aeronave se aproximar", contou o escalador, lembrando que as tentativas foram encerradas e eles tiveram que pernoitar na montanha para que o resgate fosse feito na manhã desta segunda.

    De acordo com Alexandre Pitaluga, comandante do Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo, além das condições climáticas desfavoráveis, a posição dos alpinista na montanha impedia o resgate e eles foram orientados a subir até o cume da pedra. O socorro aos escaladores também contou com a ajuda de militares de Teresópolis e do Grupamento de Operações Aéreas (GOA).

    73f13aeb-7166-417d-87f2-61e3fd7f8ad6.jpg

    Grupo ficou isolado bem próximo do cume do Pico Maior, em Nova Friburgo, após acidente com um dos alpinistas
    "A gente tinha um pouco de água que daria pra dividir até a manhã seguinte e um pouco de comida também. O pior foi o frio. Ninguém dormiu, passamos a noite acordados, todos bem juntos, encostados um no outro para tentar se aquecer", afirmou.

    De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima registrada na madrugada de segunda-feira (11) na estação meteorológica de Salinas, próximo ao Parque Estadual dos Três Picos, foi de 11º. No entanto, por causa da altitude, essa temperatura pode ter sido ainda menor, segundo o órgão.

    Leandro disse ainda que o sentimento foi de ansiedade e preocupação durante toda a espera por resgate.

    "Eu já escalo há bastante tempo, mas foi um susto. No hora o que mais me preocupou foi a questão de envolver muita gente para tirar a gente daquela situação. Mas todos estavam muito tranquilos", explicou, contando que começou a escalar em 1998 e experiência do grupo ajudou a manter a calma.

    A aeronave do Corpo de Bombeiros conseguiu pousar no local por volta das 6h da manhã e resgatou os alpinistas. Leandro disse que foi levado para o hospital, medicado e não precisará fazer cirurgia. Ele está de repouso em casa.

    86b8c9c1-d7de-4ec8-aa95-a24ee3f1cdac.jpg

    Por Juliana Scarini, G1, Nova Friburgo

    https://g1.globo.com/rj/regiao-serr...oi-marcada-por-frio-intenso-e-ansiedade.ghtml
     
  6. Johano Enhiko

    Johano Enhiko Member

    Semanas antes do acidente, o CERJ, já planejava realizar a manutenção das vias cuja conquista carregam sua assinatura.

    Abaixo, o informado pelos presidente da FEMERJ, Pedro Bugim, e o diretor técnico do CERJ, Luiz Pupin:

    Em 11/06/2018 - grupo Femerj
    "Coincidentemente, o CERJ, detentor das conquistas da Leste (no Pico Maior) e da CERJ (no Capacete), deliberaram sobre a manutenção de ambas há uma semana aproximadamente. A manutenção já estava planejada para ser iniciada este mês ainda, se não me engano. Infelizmente tivemos este acidente antes dos trabalhos serem iniciados, o que pode dar (infelizmente) a impressão de que a manutenção só ocorrerá por conta deste fato, o que não é uma verdade.

    De fato, as proteções de ambas as vias (principalmente nos lances artificiais) estão em estado bem precário e já careciam há tempos de uma reforma. O CERJ irá se manifestar sobre o assunto, mas adianto que as decisões para a manutenção foram na linha da manutenção das vias com chapas rapeláveis (para toda extensão das vias), bem como com a adoção de paradas duplas.
    Pedro Bugim."
    ----------------------------
    Em 18/06/2018 - Grupo Femerj

    "Aqui é Luiz Puppin, diretor técnico do CERJ no biênio 2018/2019.
    Informo que nos próximos 22, 23 e 24 de junho próximo - sexta, sábado e domingo - será realizada manutenção das vias Leste (Pico Maior) e CERJ (Capacete), ambas na região dos Três Picos, Salinas.
    Solicito que evitem escalar estas vias neste período, para que seja possível concluir as atividades no menor prazo possível.
    Agradeço antecipadamente a colaboração e compreensão de todos.
    Att."
     
  7. João Luiz

    João Luiz Member

    Muito boa essa notícia da manutenção dessas vias, acho que deveríamos ter um tipo de controle de manutenção para evitar acidentes como esse.
     
    Johano Enhiko curtiu isso.
  8. William Moya

    William Moya Active Member

    Em 26/Maio/2017 eu escalei essa via e no lance do artificial tinham dois tipos de chapas e eu tirei fotos apenas das piores.

    IMG_20170526_150010705_HDR.jpg IMG_20170526_135016200.jpg IMG_20170526_132033427.jpg
     
  9. Johano Enhiko

    Johano Enhiko Member

    Estavam beeeeeemm ruins. Era questão de tempo p que elas soltassem.
     
    João Luiz curtiu isso.
  10. Johano Enhiko

    Johano Enhiko Member

    Atualização sobre a reforma de vias do Pico Maior.
    ..........

    "Informo que a manutenção das vias Leste e CERJ ocorreu conforme planejado, e com sucesso.
    Os detalhes técnicos serão divulgados assim que os escaladores que realizaram o trabalho passem as últimas atualizações.
    Gostaria de agradecer àqueles que realizaram o árduo e longo trabalho nas vias:
    • CERJ, realizado em 22/06: Julio Mello e Caiê Visintini;
    • Leste, realizado em 23/06 e 24/06:
      • Pelo C.E. Friburguense: Amarildo Chermon, Nantes (Bombeiro) e André Ratamero.
      • Pelo CERJ/Femerj: Julio Mello e Pedro Bugim.
      • Pela Femerj: Kika Bradford e um escalador (a quem peço desculpas por não ter registrado o nome) do nordeste que a acompanhou.
    Ainda há trabalho a realizar, em especial na CERJ, com a retirada das proteções antigas. Mas substituição de todas as proteções em estado ruim foi realizado com sucesso.
    Esta atividade ocorreu graças a colaboração e trabalho de várias pessoas, tendo como ponto comum a Femerj. Agradeço ao Delson, ao Pedro Bugim e a todos que participaram direta ou indiretamente desta grande parceria.
    Que seja a primeira de muitas.
    Luiz Puppin
    DT CERJ"
     
    João Luiz curtiu isso.
  11. William Moya

    William Moya Active Member

    Boas noticias!:D
    Parabéns as entidades como a Femerj e aos escaladores envolvidos, deu até vontade de escalar :cool:
     
    Johano Enhiko curtiu isso.
  12. William Moya

    William Moya Active Member

Compartilhe esta Página