Acesso livra as montanhas

Discussão em 'Discussões Gerais' iniciado por Robert Wullstein, 1/3/19.

  1. Robert Wullstein

    Robert Wullstein Moderator Moderador

    Precisamos nos mobilizar para conseguir um resultado comparável aos EUA. Estou pensando especificamente em Guaraiuva. A montanha é uma área publica mas, o acesso é particular e o dono das terras não permite a passagem.

    Congresso norte-americano faz história e aprova projeto de lei que protege o acesso à escalada
    [​IMG]

    O Congresso dos EUA, órgão legislativo bicameral (duas câmaras legislativas: o Senado e a Câmara dos Representantes) do governo federal dos Estados Unidos, aprovou a Lei de Gestão de Recursos Naturais, por meio de uma votação esmagadora (363 a 62 nos representantes e 92-8 no Senado), em 26 de fevereiro de 2019. A lei é a primeira legislação federal a incluir linguagem e proteção específicas da escalada e estabelece um precedente para os próximos anos. Esta foi a primeira lei federal a incluir proteção para escalada projeto agora agora aguarda a assinatura do Presidente, que indicou que vai passar.

    Embora este projeto de lei se refira apenas à escalada em rocha dentro da região de San Rafael Swell, região geológica do estado norte-americano de Utah, ele estabelece um precedente valioso para outras áreas de escalada em todo o país. O governo federal norte-americano, reconhecendo que a escalada é uma atividade recreativa viável nesta área específica, fornece uma estrutura de referência para a qual os administradores de terras e escaladores em áreas selvagens do país podem recorrer. Além disso, também estabelece uma base importante para que mais legislações específicas sobre o assunto sejam escritas, para desta maneira proteger acesso de escaladores a locais de escalada.

    A aprovação deste projeto de lei está sendo considerado uma grande vitória do Access Fund. O Access Fund é um coletivo de escalada sem fins lucrativos e seu principal objetivo é manter as áreas de escaladas abertas e ter acesso a áreas de escalada atualmente fechadas. A entidade fazia parte originalmente do comitê de acesso do American Alpine Club, outra entidade sem fins lucrativos, e foi criado quando a comunidade de praticantes escalada percebeu a necessidade de uma organização para representar os direitos de escalada e alpinistas nos EUA. O Access Fund trabalha com parceiros corporativos e comunitários, além de 70 organizações locais de escalada. Mas o seu objetivo é bem claro: garantir o acesso dos escaladores e conservar áreas. Mais do que isso, é com o American Alpine Club as responsabilidades.

    Access Fund pretende manter o ritmo positivo em termos legislativos e agora volta sua atenção para o CORE Act, uma proposta para designar 400.000 acres de uma nova área no estado norte-americano do Colorado, com a esperança de proteger ainda mais os direitos de escalada e acesso.

    Fonte : blogdescalada.com
     
    Matt Carmody e William Moya curtiram isso.

Compartilhe esta Página