Boulder

Discussão em 'Boulder' iniciado por Rocha, 14/9/16.

  1. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Boulder
    O boulder é uma das modalidades da escalada em rocha praticada com poucos equipamentos e técnicas de segurança. Para a sua prática é necessário sapatilhas, sacos específicos que contenham carbonato de magnésio para retirar o suor das mãos e alguns colchões pequenos denominados de crash pad. Em termos gerais, o estilo em boulder consiste em escalar pequenos blocos de pedras, geralmente com altura inferior a 6 metros, onde os movimentos que devem ser realizados ao longo da rocha são geralmente de extrema dificuldade física e técnica.
    O desafio consiste em decifrar e executar continuamente a seqüência de movimentos encontrados na rocha. Em caso de uma eventual queda ou desistência durante a ascensão, o praticante deve retornar ao ponto inicial e realizar todos os movimentos seqüencialmente para que a escalada seja considerada válida. Embora pareça que esse estilo de escalada tenha surgido simultaneamente na Inglaterra, França e Itália no inicio do século passado, ele se popularizou dentro do montanhismo somente em meados da década 1950. Isso se deve ao fato do norte-americano e doutor em matemática, John Gill, introduzir alguns componentes da ginástica artística na escalada, como por exemplo, o carbonato de magnésio e os movimentos dinâmicos.
    Provavelmente, John Gill realizou essas adaptações para poder superar as dificuldades extremas do boulder. Como essas adaptações foram bem aceitas pela comunidade dos escaladores e, consequentemente, incorporadas aos outros estilos de escalada, houve um aumento da visibilidade da prática desse estilo. Atualmente, os principais locais de escalada de boulder no cenário mundial são Fontainebleau na França e Frankenjura na Alemanha. No Brasil, Ubatuba no Estado de São Paulo, Cocalzinho de Goiás no Estado de Goiás e Conceição do Mato Dentro no Estado de Minas Gerais são os principais locais para a prática.
    Os acidentes graves são raros na escalada de boulder. A segurança do escalador é realizada tanto pelos crash pads colocados na base da rocha, como pelos companheiros. A função do crash pad é amenizar o impacto com o solo que o escalador terá durante uma queda ou desistência. Por sua vez, o escalador que não está no boulder deve ficar atento para poder amenizar com as mãos a queda do companheiro. Ele deve evitar que as costas e a cabeça não batam no chão e garantir que o pouso será exatamente em cima dos crash pads. Evidentemente, a escalada de boulder muito altos (~ acima de 4 m) compromete esse sistema de segurança.
    Curiosamente, em virtude da alta demanda técnica e física, é provável que a escalada em boulder seja o estilo que fisiologicamente mais s BHe aproxima do exercício contínuo intenso, quando comparado com os demais estilos de escalada. Isso se deve ao elevado grau de dificuldade, que não permite que o escalador realize breves pausas durante as ascensões. Inclusive os escaladores não carregam consigo os saquinhos com carbonato de magnésio para amenizar o suor das mãos, pois dificilmente conseguirão retirar uma das mãos da rocha para utilizá-lo. Ao invés disso, eles deixam os saquinhos de magnésio na base do boulder, após ter utilizado a quantidade necessária para preencher as mãos. Ao realizarmos uma analogia com as provas de corrida do atletismo, poderíamos considerá-la como a corrida de 100 m rasos do montanhismo. Assim escalada em boulder é um estilo complexo, pois envolve uma elevada solicitação técnica, com ênfase na força muscular isométrica e na potência muscular dos membros superiores, além da flexibilidade dos membros inferiores.
    Nesse sentido, Wall et al.(5) conduziram um estudo no intuito de analisar os principais fatores determinantes do desempenho em escalada de boulder. Para tanto, dezoito escaladoras realizaram algumas medidas antropométricas e foram submetidas a testes específicos de força isométrica e de flexibilidade realizados na escalada. Foram observadas correlações positivas entre a força isométrica dos braços na sustentação da massa corporal e da preensão manual com o desempenho em uma seqüência de dez movimentos. Esses achados confirmaram a hipótese que sugere que a força isométrica dos membros superiores é importante para o desempenho na escalada de boulder.

    Fonte: https://drive.google.com/file/d/0BwpQBzRB7jutUHlhRW1VWHo3aHc/view?usp=drivesdk
     
    Última edição: 14/9/16

Compartilhe esta Página