Como me preparar para uma escalada tradicional?

Discussão em 'Tradicional' iniciado por Katia, 12/5/17.

  1. Katia

    Katia New Member

    Amigos,

    Como me preparar para uma escalada tradicional?
    Me apavora saber que a escalada demora várias horas na parede e que nada pode dar errado.

    grata
     
  2. Robert Wullstein

    Robert Wullstein Moderator Moderador

    Olá Katia. Escalada tradicional você pode fazer na Pedra do Baú, nas Cordilheiras dos Andes, etc. Vai escalar numa cordada de quantas pessoas ? São todos escaladores experiente ? Vai ser uma escalada de um ou de vários dias ?
     
    Mateus curtiu isso.
  3. Katia

    Katia New Member

    Oi Robert,

    Não sei o local ainda, mas a Pedra do Baú seria bem legal eu vi as fotos. Vou escalar com um amigo que me apresentou a escalada, mas ele escala mais vias esportivas, e me disse que seria de um dia e eu não sou experiente estou começando agora.
    Minha duvida é que na esportiva você deixa tudo na base, apenas sobe e desce, agora na escalada tradicional tem que subir com tudo, o que seria realmente necessário?

    grata
     
  4. Robert Wullstein

    Robert Wullstein Moderator Moderador

    Olá Katia.

    Como você mesmo disse, faz pouco tempo que você começou escalar e, seu amigo esta mais acostumado com vias esportivas. Escalando uma parede que leva um dia inteiro é algo bem diferente do que vocês estão acostumados. Em vias esportivas tem um intervalo de 1, 2, as vezes 3 metros entre as proteções, o que facilita encontrar a via. Nas vias tradicionais, que são grampeados, é comum ter uma distância de 7-8 metros ou mais. O que já dificulta a tarefa de achar a via. Isso fica mais difícil ainda numa via sem proteção fixa. Portanto um croqui é imprescindível para vocês. Considere também o comprometimento emocional ! Olhar para baixo de uma via esportiva de 15 – 20 metros é uma coisa, olhar 150 – 200 metros para baixo numa montanha como a Pedra do Baú é outra. Por que vocês não começam com uma montanha que oferece a sensação de uma montanha maior mas, que tem vias bem protegidas ? Um ótimo local para iniciantes é a Maria Antônia em Pedra Bela. Outra opção, caso queiram escalar no Baú, é contratar um guia. Assim vocês vão se acostumar com escalada tradicional de forma mais segura e vão curtir o passeio invés de ficar estressado; caso algo da errado.

    Vamos agora ao assunto do seu tópico:
    Numa escalada de um dia não tem como deixar as mochilas na base. Você vai ficar com sede, com fome, o tempo pode mudar e você vai querer se proteger contra o frio. O que você necessita para essas situações você precisa carregar. Alem do seu equipamento de escalada (adicione ao seu rack alguns cordelete de abandono, caso precisa fazer rapel em paradas com chapeleta) você deve se preocupar com : roupas, alimentação, proteção solar, kit de primeiros socorros, .

    Roupas

    Nas montanhas o tempo é difícil de prever ! Você pode sentir calor no vale próximo ao local da escalada e passar frio na montanha. Se prepare para os dois cenários. Na época fria costumo usar uma calça que permite destacar as pernas. Use na época fria roupas sintéticos, e no verão de algodão. Algodão é capaz de absorver muito liquido, o que é uma vantagem no verão. As roupas umedecidas pelo suor resfriam seu corpo. Já no inverno essa característica é péssima pois, vai deixar você passar frio. Dependendo da situação corre até risco de ficar hipotérmico; o que já aconteceu comigo. Leve uma segunda camiseta de algodão que você pode vestir em cima da sintética; caso sinta muito frio. Não deixe de levar uma jaqueta corta vento que, ao fechar, protege seu pescoço até em baixo do queixo !

    Alimentação

    Uma escalada de um dia inteiro não é a melhor hora para fazer dieta ! Leve alimentos que fornecem energia suficiente para aguentar o tranco. No principio pode levar tudo que goste e ti faz bem. O grande alpinista polonês Jerzy Kukuczka costumava levar, alem de sopas secas, torradas e chocolate também linguiça seca e parece que ele se deu bem com isso. Evite alimentos que podem ocasionar embaraço gástrico. Precisando ir no banheiro toda hora é um problema durante a escalada. Coloca na mochila um pouco de papel higiênico; nunca se sabe ! Leve água suficiente. No inverno 1,5-2 litros, no verão 3-4 litros. Não subestime a quantidade de água que você perde escalando o dia inteiro !

    Proteção solar

    Num ambiente natural não existe poluição e a incidência dos raios solares é mais alto nas montanhas, protege-se. Use pelo menos um protetor com fator 30 e não esqueça que ele só começa fazer efeito meia hora depois de ser aplicado. Você escala virado para a rocha, a parte de trás do seu corpo recebe mais radiação. Não esqueça as costas das mãos !

    Kit de primeiros socorros

    Caso não tiver, compre. Você encontre nas farmácias ou encomende pelo internet. Peça um kit para viagem que é menor mas, contem o que precisa para tratar um corte ou estancar um sangramento. Se informe no internet onde fica o próximo hospital.

    Caso vocês decidem escalar só vocês dois, passem a localização e os detalhes da escalada para familiares ou amigos e combinem uma hora para se comunicar.

    Espero ter ajudado. Depois da escalada, poste a sua experiência nesse tópico.
     
  5. Rocha

    Rocha Moderator Moderador

    Excelente texto! Muito bem explicado.;)
     
  6. Adriana

    Adriana New Member

    Não esqueça os lenços umedecidos e protetor labial com protetor solar e hidratante :rolleyes:
     
    Mateus e Johano Enhiko curtiram isso.
  7. Robert Wullstein

    Robert Wullstein Moderator Moderador

    Olá Adriana. Então você concorda com o restante das minhas observações ou queira observar mais alguma coisa ?
     
    Adriana curtiu isso.
  8. Adriana

    Adriana New Member

    Gostei sim, Robert... detalhou muito bem :D

    Gostaria de contribuir com uma visão feminina, e lembrei de mais um item que são as presilhas, grampos e elásticos "xuxinha" para prender seu cabelo. Katia, gosto muito dos "Tic Tac" eles não machucam quando uso capacete. É muito importante estar com o cabelo preso para não enroscar no ATC ou Grigri.

    bjs
    depois conta como foi
     
    Johano Enhiko curtiu isso.
  9. Katia

    Katia New Member

    Nossa... acho que preciso criar um check list para não esquecer de nada.

    Adriana... Abrigada pelos betinhas

    Robert... Obrigada por tudo que escreveu, você é um grande mestre!

    Depois eu conto como foi

    =)
     
  10. Oi Pessoal! Tudo bem?

    Katia, vou dar a dica que sempre dou para meus pupilos quando vem para o curso, perca tempo no planejamento, isso deixa a escalada bem mais fácil. Quando eles vem para o curso eu passo uma lição de casa para eles, que no final das contas é um pequeno roteiro de planejamento.

    Algo pode dar errado, faz parte da aventura da escalada. O que não pode é algo der errado e você não estar preparada.

    Como o Robert colocou, a vida nas paredes é diferente das esportivas, talvez o aspecto psicológico seja o mais relevante. Guiar uma cordada a 100 metros com poucas (ou nenhuma) proteção assusta um pouco as pessoas (mesmo que o graus seja baixo), eu que curto esse tipo de escalada nem sinto muito esse efeito, mas para quem não está acostumado esse fator pega. Até mesmo para quem vai de segundo pode sofrer com esse fator psico, por exemplo quando passa por uma travessia chata como o cruz da via Nirvana na Pedra do Pântano em Andradas/MG.

    Ao planejar sua escalada, avalie bem a via que vão escolher, converse com escaladores locais ou busque informações nos foruns. Se a opção de vocês for o Baúzão, entrem na Normal, hoje com a nova chapeleta que foi instalada recentemente ela é uma rota totalmente factível e segura. Na Pedra da Maria Antonia em Pedra Bela é uma outra boa opção, contudo, fiquem atentos, algumas vias tem bons esticões. Depois de ter experimentado essas rotas mais suaves, recomendo algumas vias na Pedra do Elefante em Andradas, comece pela Cúmulos emendando Nimbus, ou então na bela Era do Gelo, tenho certeza que vão gostar do cume por essas vias.

    Independente da rota, veja se consegue o croqui das vias, veja quanto tempo tem de aproximação, cheque a previsão do tempo para a região que vão escalar (no verão um anorak se faz necessário; no inverno considere um anorak e um agasalho), veja se tem água no caminho, quanto tempo em média é a escalada (vai saber quanto precisa levar de água e comida). Uma informação importante é a descida, veja se o rapel se dá pela mesma via, se por uma via ao lado, por uma via de rapel, ou se tiver uma trilha opte por ela (é mais seguro).

    Fique atenta ao tempo, tente sair da parede com luz natural, para um escalador experiente o rapel no Dedo de Deus é difícil a noite, para um novato é um inferno (depois leia meu artigo No escuro toda agarra é parda, escalar a noite é bem difícil. Agora que acaba a temporada fique atenta com o clima, pois se perceber uma chuva vindo não pense duas vez, põe pra baixo.

    Avalie também a condição técnica de vocês. Hoje vejo muita gente que está escalando esportivas e vai para o tradicional sem sequer saber fazer a segurança de cima, quem dirá técnicas básicas de autoresgate. Se essa for a condição de vocês, avaliem um fazer um curso básico, ou contratar um guia para conduzir.

    Assim, se algo der errado, o bom estar minimamente preparada, assim fica mais fácil sair da roubada.

    No mais, curta e escale com segurança;

    Abraços,
     

Compartilhe esta Página